Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 31 de março de 2010

Em tom de campanha, Serra e Dilma se despendem do governo; leia íntegra dos discursos


Os dois principais pré-candidatos à Presidência, o governador José Serra (PSDB) e ex-ministra Dilma Rousseff (PT) se despediram de seus cargos nesta quarta-feira com discursos que já adiantaram o tom da campanha deste ano.

                    Leia íntegra do discurso de Serra
 
Leia íntegra do discurso de Dilma                     .

São Paulo
No Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Serra fez um balanço de seu governo num ato que contou com a presença de 5.000 servidores e correligionários. Sem mencionar nomes, Serra criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT. "Já fui governo e já fui oposição, mas de um lado ou de outro, nunca me dei à frivolidade das bravatas", disse Serra.

Ele também criticou o aparelhamento da máquina do Estado pelo partido --a oposição acusa o governo Lula de apadrinhar sindicalistas e aliados. "O nosso governo serve ao interesse público, e não à máquina partidária. Nós governamos para o povo", disse. "Repudiamos sempre a espetacularização, a busca pela notícia fácil, o protagonismo sem substância", disse.

Cercado de secretários, deputados e prefeitos de partidos aliados, Serra afirmou que está preparado para sua nova missão. "Vamos juntos que o Brasil pode mais", conclamou ele. "Por tudo que fizemos, sinto ganhar bastante força para esta etapa seguinte que nos espera. Vou ingressar nesta etapa com muita disposição, muita força, muita confiança, muita sinceridade e muito trabalho."

Serra chegou a embargar a voz e ensaiou um choro. Ao fazer uma longa lista dos feitos de seu governo, Serra defendeu o controle dos gastos. "Austeridade não é mesquinharia", afirmou sobre o seu governo.

"Eu estou convencido que o governo, como as pessoas, tem que ter honra. E assim falo não apenas porque aqui não se cultiva escândalos, malfeitos, roubalheira, mas também porque nunca incentivamos o silêncio da cumplicidade e da conivência com o mal feito", afirmou.

Serra confirmou a fama de obsessivo e disse que a maior de suas obsessões sempre foi servir aos interesses de São Paulo e do país.

De acordo com ele, o "pessoal de Brasília" sorri de maneira irônica quando ele afirma que não é centralizador, diferente do "pessoal de São Paulo" que o conhece bem.


Brasília
No Palácio Itamaraty, em Brasília, Dilma Rousseff disse hoje que não pretende se desvencilhar do governo Lula agora que entrará em campanha eleitoral.

"Eu não pretendo me desvencilhar do governo do presidente Lula. Participar dele para mim foi um momento muito importante da minha biografia e eu participei em todos os momentos, desde 2005, como chefe da Casa Civil e, muitas vezes, ao longo das horas noturnas que o governo se prolongou nos fins de semana", disse ela.

Dilma negou que sua candidatura seja um voo solo e disse que era um projeto. " Não é um voo solo, é um projeto. Eu me sinto muito fortalecida e apoiada por todos eles", disse.

A ex-ministra falou que está preparada para a corrida eleitoral, muito por conta dos sete anos e meio que esteve no governo. "Eu acho que eu estou preparada na vida para coisas muito mais duras que disputar uma eleição", afirmou. "Difícil mesmo era aguentar a ditadura", completou.

Dilma adotou um tom muito mais emocional em seu discurso de despedida, hoje, na cerimônia organizada pelo governo. No discurso de Dilma, acostumada a citar números e dados de planilhas, não faltaram palavras como sonho, otimismo, fé e alegria.

Dilma chegou a se desculpar por não adotar o improviso em todo seu discurso. Alegou que não conseguiria um desempenho como o do presidente Lula. "Eu terei que fazer um imenso esforço para falar de improviso, mas sei que não vou ser igual ao Lula. Vou seguir um roteiro. Pode ser que eu o esqueça e me emocione, mas vou tentar", disse a ministra. A secretária executiva da pasta, Erenice Guerra, vai substituí-la.

A ministra lembrou que a oportunidade de estar no governo de Lula significou a realização de um sonho para ela e para muitos de sua geração que passaram pela repressão do regime militar. "O governo do senhor [Lula] é importante porque significou o ápice, a vitória daqueles que lutaram muito e conseguiram vencer. Nós vencemos a miséria, a pobreza, a subvenção, a estagnação, o pessimismo e o conformismo", disse Dilma.

"Viúvos do Brasil que cresceu pouco fingem ignorar que esse país mudou. No nosso governo, o povo não é coadjuvante", acrescentou.

terça-feira, 30 de março de 2010

Um sorriso largo garante uma vida longa, revela estudo


Quanto mais largo o sorriso e mais profundos os vincos em volta dos olhos quando se sorri, mais longa será a vida do indivíduo, revela um estudo publicado esta semana na revista "Psychological Science".

Cientistas chefiados por Ernest Abel, da Universidade Wayne State, em Michigan, estudaram 230 fotos de jogadores da principal liga de beisebol americana que começaram a jogar antes de 1950 e as agruparam de acordo com os tipos de sorriso.

Os jogadores foram classificados segundo os critérios "sem sorriso" - quando apenas olhavam inexpressivamente para a câmera -, "sorriso parcial" - quando o sorriso envolvia apenas os músculos ao redor da boca - ou "sorriso total", quando o sorriso envolvia a boca, os olhos e ambas as bochechas pareciam levantadas.

As fotos foram tiradas do Registro de Beisebol de 1952, uma lista de informações profissionais com dados e estatísticas sobre os jogadores, como ano de nascimento, índice de massa corporal, estado civil e tempo de carreira, os quais refletem a forma física.

O volume de estatísticas permitiram aos cientistas controlar outros fatores que poderiam afetar a expectativa de vida dos jogadores.

Entre os jogadores falecidos a partir de 1º de junho do ano passado, os da categoria "sem sorriso" viveram uma média de 72,9 anos, os com "sorriso parcial", 75 anos, e os de "sorriso total" viveram, em média, 79,9 anos, demonstrou o estudo.

"Considerando que a intensidade do sorriso reflete uma disposição emocional interna, os resultados deste estudo correspondem aos de outros que demonstram que as emoções têm um vínculo positivo com a saúde mental, física e a longevidade", destacou.

No entanto, não ficou claro para os pesquisadores se os jogadores sorriram espontaneamente ou se o faziam a pedido de algum fotógrafo.

De qualquer forma, a proporção de indivíduos com sorriso largo - 23 - foi muito menor a daqueles com sorriso parcial ou sem sorriso (64 e 63, respectivamente), o que indica para os cientistas que mesmo que os sorrisos tenham atendido a um pedido, sua intensidade refletiu a "disposição geral interna" do jogador.

da France Presse

Anvisa restringe venda de emagrecedor


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) endureceu as regras para prescrição e venda de drogas para emagrecer que contêm sibutramina. A partir de hoje, elas deixam de ser vendidas com receita branca (de controle simples) e passam a ser vendidas com receita azul (de controle especial).

Anvisa suspende comercialização de produtos com sibutramina
Emagrecedor tem relação risco-benefício positiva, diz laboratório

Assim, a sibutramina deixa de constar da lista de medicamentos de controle comum (que inclui cerca de 200 substâncias) e passa a ser classificada como droga anorexígena (que atua no sistema nervoso central), junto com outras três: dietilpropiona (anfepramona), femproporex e mazindol.

Alguns remédios que contêm sibutramina são Reductil, Plenty, Saciette, Biomag, Vazy, Slenfig, Sibutran e Sigran. A sibutramina é uma das drogas para emagrecer mais vendidas do país, principalmente depois que caiu sua patente, em 2007, quando seu consumo aumentou de dez a 20 vezes, segundo o endocrinologista Márcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Síndrome Metabólica.

Segundo a endocrinologista Cláudia Cozer, diretora da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), a sibutramina atua em duas regiões do sistema nervoso: no centro do apetite e no da saciedade.

Ela age diminuindo a recaptação do neurotransmissor responsável pelo apetite e do que promove a sensação de saciedade. "É a única que atua nos dois centros ao mesmo tempo. Além de o paciente ingerir menos alimento, ele terá sensação de saciedade", explica Cozer.

A decisão, publicada hoje no "Diário Oficial da União", foi tomada pouco mais de dois meses depois de a Europa suspender a venda da substância, com base em um estudo que ligou o remédio ao maior risco cardíaco em pessoas propensas.

Outra decisão da agência é que seja ampliado o alerta de segurança sobre o risco de problemas cardíacos na bula.
Não é a primeira vez que um emagrecedor é associado a doenças cardíacas. "Na década de 90, a fenfluramina e a dexfenfluramina foram suspensas mundialmente", diz Mancini.

Receita azul
Com a nova norma, os medicamentos com sibutramina não poderão mais ser vendidos com receita branca -que era impressa pelo médico na gráfica em duas vias, sendo que uma delas era retida na farmácia.

Agora os médicos deverão usar a receita azul, que é entregue pela Vigilância Sanitária e tem numeração controlada.

"Para ter direito ao talonário azul, o médico assina um termo de responsabilidade, o que evita a venda abusiva", diz Elmo Santana, coordenador de produtos controlados da Anvisa.

Para Mancini, a decisão foi acertada. "Não havia motivos para proibir o uso da sibutramina, pois ela é uma droga bem tolerada. Agora, com a restrição, talvez ela passe a ser indicada apenas por especialistas."

O cardiologista Maurício Scavanacca, médico-assistente da Unidade Clínica de Arritmias do InCor, também considerou a decisão positiva. Ele disse que, quando bem prescrita, a sibutramina é eficiente.

"Ela é eficaz no controle da síndrome metabólica. Se o paciente for selecionado cuidadosamente, se houver uma boa análise clínica e se os riscos forem menores que o benefícios, ela pode ser útil", diz.

FERNANDA BASSETTE
da Folha de S.Paulo

Novo tratamento contra câncer de mama limita radioterapia a uma sessão


Espécie de ‘bola de gude’ é introduzida onde havia tumor e emite radiação.
Resultados de teste, realizado por dez anos, serão apresentados em junho.
Um tratamento pioneiro para o câncer de mama, que permite reduzir a radioterapia a uma sessão de meia hora, está dando bons resultados nos testes com pacientes, indicam médicos do University College de Londres.
O tratamento, utilizado após a extração do tumor em casos nos quais o câncer não está em fase avançada, mata as células cancerígenas que podem ficar com uma emissão concentrada de radiação.

Aparelho custa mais de R$ 800 mil

Atualmente, as mulheres com câncer de mama se submetem a cinco sessões de radioterapia que duram por volta de seis semanas depois da cirurgia, que conserva a maior parte do peito, ao contrário da mastectomia.

De 77 pacientes que participam de testes clínicos, 2 voltaram a ter câncer de mama no mesmo local

Os médicos confiam que, assim que forem publicados os resultados dos testes no final deste ano, seja possível oferecer um só tratamento de radiação (conhecido pela sigla em inglês como IORT). É o que ressalta a equipe de pesquisadores liderada pelo oncologista Michael Baum, cujos estudos são publicados nesta segunda-feira (29) pelo jornal “The Times”.
O procedimento consiste na introdução de um aparelho esférico – do tamanho de uma bola de gude – na área onde estava o tumor, por meio da incisão criada durante a operação.
O aparelho propaga uma dose constante de radiação ao redor do leito tumoral, de acordo com os médicos.
Segundo o “The Times”, os resultados do teste, que levou dez anos, serão apresentados em junho na conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica em Chicago (EUA).
Os pesquisadores esperam mostrar que o IORT é seguro e efetivo como as sessões convencionais de radioterapia.
Até o momento, na terceira fase dos testes clínicos participaram 77 pacientes no Reino Unido, Alemanha e Austrália.
Dessas mulheres, apenas duas – de idade média de 66 anos – voltaram a ter câncer de mama no mesmo local.
O oncologista afirmou que o aparelho custa em torno de 300 mil libras (mais de R$ 800 mil) e é portátil. Por isso, seu acesso pode ser oferecido a mulheres que vivem longe das unidades de radioterapia, sobretudo no mundo em desenvolvimento.
Da EFE

Jovem é preso após pedir ajuda para policial enquanto dirigia veículo roubado

Agente desconfiou depois que precisou repetir várias vezes as indicações.
Veículo que estava com Ronnie Ricks tinha sido roubado em 5 de março.



Foto: Divulgação norte-americano Ronnie Ricks, de 26 anos, foi preso na última sexta-feira em Nova Orleans, no estado da Louisiana (EUA), depois que parou para pedir informações para uma policial enquanto dirigia um veículo roubado.

Segundo reportagem da emissora de TV "WDSU", o jovem pediu informações para a agente Theresa Lubrano. No entanto ela desconfiou do comportamento do condutor depois que precisou repetir várias vezes as indicações para ele chegar à interestadual.

Depois que o motorista saiu, a policial decidiu checar o número da placa do utilitário esportivo dirigido pelo suspeito e descobriu que o veículo havia sido roubado no dia 5 de março.

Então, a policial avisou outros carros patrulhas. Pouco tempo depois, Ricks foi visto cruzando um viaduto. O jovem acabou preso acusado de roubo e posse de maconha. A Justiça estipulou uma fiança de US$ 22 mil.

Maradona passa por operação após ser mordido por cadela no rosto

Técnico da Argentina deve receber alta ainda nesta terça-feira


 Maradona teve que ser internado às pressas em um hospital de Buenos Aires, na noite de segunda-feira, após ter sido mordido no rosto por um de seus cachorros em casa. Por causa do incidente, o técnico da Argentina passou por uma cirurgia.

De acordo com a “Radio 10” e o canal “TeleNoticias”, Maradona passou a noite no Sanatorio de los Arcos, uma clínica particular no bairro Palermo, e deverá receber alta ainda nesta terça.

Amigos do técnico disseram que o acidente doméstico ocorreu no sítio que Maradona tem nos arredores de Buenos Aires. Do local, ele foi levado para a clínica. O Pibe foi mordido na boca e em parte do rosto. Os ferimentos foram causados por uma cadela de 4 anos, com a qual o ex-jogador brincava.

Em abril de 2007, o ídolo do futebol argentino esteve internado na mesma clínica devido a problema no fígado causado pelo consumo excessivo de álcool.

Viagem a Dubai antes da Copa

A Associação do Futebol Argentino (AFA) anunciou que a equipe fará o último amistoso de preparação para a Copa do Mundo em Dubai, antes de viajar para a África do Sul.

No dia 24 de maio, a seleção enfrentará o Canadá em Buenos Aires, na despedida do país. Depois, o time de Maradona passará uns dias em Dubai e fará um amistoso com um combinado local. Logo em seguida, a delegação viaja para Pretória, onde ficará concentrada na África do Sul.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Marido traído ganha indenização de R$ 114 mil do amante da esposa


Amante era considerado um dos melhores amigos do queixoso.
Mulher também foi condenada a pagar R$ 5 mil por traição.
http://amorcomhumor.files.wordpress.com/2009/06/corno.jpg
Um autônomo que vive de renda, morador da Zona Oeste do Rio, ganhou R$ 114 mil de indenização ao processar o amante de sua esposa, que era um dos melhores amigos do traído. A condenação, em segunda instância, é da 12ª Câmera Cível do Tribunal de Justiça do Rio e não cabe mais recurso.
“A traição, no caso dupla (da esposa e do ex-amigo) gera angústia, dor e sofrimento, sentimentos que abalam a pessoa traída, sendo perfeitamente cabível o recurso ao Poder Judiciário”
Segundo o processo, após 20 anos de casamento, o marido passou a desconfiar da proximidade de sua mulher com o amigo, que costumava freqüentar a residência do casal.
Ele conseguiu então flagrar os dois saindo do motel, o que confirmou a suspeita de o amigo e a esposa mantinham uma relação amorosa.
O autônomo deu entrada numa ação reclamando danos morais.
No processo, que teve início em 2004, o amante confirmou que foi ao motel com a esposa do amigo, mas negou que tenha acontecido qualquer tipo de relação sexual.
Violação dos deveres do casamento
O desembargador Werson Rego, relator do caso, diz, na sentença, que houve por parte do amigo e da esposa violação dos deveres do casamento, infidelidade conjugal e dano moral.
“A traição, no caso dupla (da esposa e do ex-amigo) gera angústia, dor e sofrimento, sentimentos que abalam a pessoa traída, sendo perfeitamente cabível o recurso ao Poder Judiciário, assegurando ao cônjuge e amigo lesado o direito à reparação ao dano sofrido”, assinalou o desembargador.
Esposa também vai pagar por traição
De acordo com o advogado do marido traído, Vitor César Lourenço Ferreira, a ex-esposa de seu cliente também foi condenada a pagar uma indenização de R$ 5 mil por danos morais ao ex-marido. Nesse caso, a sentença foi expedida há dois anos.
“A meu ver, essas decisões visam proteger a família, já que ninguém é obrigado a ficar casado”, disse o advogado.
Na época do ocorrido, o valor de indenização foi fixado em R$ 50 mil, mas, após seis anos, o valor foi corrigido e chegou a R$ 114 mil.
Do G1, no Rio

domingo, 28 de março de 2010

Ciência traz a nova arma contra o HIV: banana


Banana, meninos, têm vitamina, engorda e faz crescer, como diria uma antiga musiquinha e agora pode se tornar uma das maiores aliadas da ciência e saúde pública na prevenção da transmissão do vírus HIV. A novidade veio dos Estados Unidos, onde um estudo realizado na Universidade de Michigan mostrou que um dos componentes químicos da banana, a lectina BanLec, é tão eficaz quanto duas drogas anti-HIV desenvolvidas em laboratórios.
Lectinas são proteínas encontradas em alguns vegetais que têm a capacidade de serem ligadoras de carboidratos ou glicoconjugados. Já faz algum tempo que a ciência tem estado de olho nessa proteína, pois ela tem a capacidade de parar reações em cadeia de alguns processos infecciosos causados por vírus. No caso da BanLec, ela consegue se ligar ao açúcar encontrado em alguns pontos do corpo do vírus HIV e barrar sua ação no organismo. Mesmo as drogas mais potentes não conseguem superar o fato do vírus ser mutante, mas com a lectina são necessárias inúmeras mutações para que o vírus consiga se livrar dela.
A equipe estuda maneiras para alterar o BanLec e aumentar sua eficiência, mas adianta que já é possível uma aplicação da substância em cremes e pomadas, vaginais e anais, reforçando a proteção na hora do sexo. Os pesquisadores afirmam que a extração da proteína da banana é muito mais barata que a produção de componentes sintéticos e já preveem que poderá salvar milhões de vidas. Até mesmo uma análise mais conservadora mostrou que se o grau de eficácia fosse e apenas 60%, a BanLec salvaria 2,5 milhões de pessoas em três anos.
O Brasil possui hoje cerca de cerca de 600 mil de pessoas infectadas com o HIV e seu esquema de prevenção e conscientização das pessoas em torno da epidemia já ganhou elogios da Organização Mundial da Saúde. Apesar da camisinha ser até agora o melhor método para não se contrair o vírus, a má colocação ou mau uso pode diminuir sua eficácia. A adição de um creme barato, a base de banana, na equação é seguramente garantia adicional de tranqüilidade para um sexo saudável.
Claudio R. S. Pucci
Especial para Terra

sábado, 27 de março de 2010

Entrevista na Rádio Comunidade FM é destaque Nacional

Bateu, levou!
 - Ciro mandou avisar ao PT nacional que cairá de pau em cima do seu líder, Fernando Ferro, que o tachou de desequilibrado em entrevista a uma rádio comunitária de Santa Cruz do Capibaribe. Ferro que prepare o lombo, porque a língua de Ciro é afiada. Atacado, ele vira um leão na jaula. Vem briga boa por aí.

Data Folha tem Nova pesquisa para Presidentes

Serra volta a crescer, com 36%, e Dilma estaciona em 27%
 O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, abriu nove pontos de vantagem sobre a petista Dilma Rousseff e voltou a ser líder isolado na corrida ao Palácio do Planalto.Pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 destemês mostra o tucano com 36%.  A petista tem 27%. Há um mês, eles tinham 32% e 28%, respectivamente, no mesmo cenário. Como a margem de erro da pesquisa Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Serra apresentou crescimento real -embora tenha retornado ao patamar de dezembro, quando tinha 37%.


Já Dilma, pela primeira vez não apresentou crescimento na sua curva de intenção de votos: a petista oscilou negativamente um ponto percentual. No mesmo levantamento, Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro e 13% em dezembro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os mesmos 8% obtidos em dezembro e há um mês. Indecisos, brancos e nulos somam 7% e 11% não souberam responder.


Quando o Datafolha exclui Ciro da lista de candidatos, o cenário fica semelhante. Serra vai a 40% contra 30% de Dilma -a diferença entre ambos passa de nove para dez pontos, mas essa variação está dentro da margem de erro. Sem Ciro, Marina pula para 10% e continua sem ameaçar o pelotão da frente.

2º turno e rejeição
As simulações de segundo turno seguiram os cenários de primeiro turno, com a recuperação de Serra. Numa hipotética disputa entre Serra e Dilma, o tucano venceria hoje com 48% contra 39% da petista -uma distância de nove pontos. Em fevereiro, os percentuais eram de 45% a 41%. Em termos de rejeição, do ponto de vista estatístico, os quatro principais concorrentes estão empatados no limite da margem de erro, mas quem numericamente tem o pior índice é Ciro Gomes, com 26%. Colados a ele vêm José Serra (com 25%), Dilma Rousseff (23%) e Marina Silva (22%).

Espontânea e nanicos
As curvas da pesquisa espontânea, quando o entrevistado diz em quem deseja votar sem ver uma lista de nomes, têm uma evolução discrepante do levantamento estimulado.



Diferentemente do que ocorreu na pesquisa em que o eleitor vê seu nome, em que está estabilizada, Dilma continuou sua curva ascendente no levantamento espontâneo. Tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%. Esse percentual a coloca à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (8%), que, até dezembro, liderava com folga a pesquisa espontânea. Isso mostra que a cada pesquisa o eleitor deixa de citar o nome do atual presidente porque vai percebendo que o petista não será candidato. Serra pontuou 8%, o mesmo percentual de dezembro. Ciro e Marina marcaram 1% cada. Houve também 3% para 'candidato do Lula' e 1% para 'no PT/candidato do PT'.


Pela primeira vez o Datafolha pesquisou candidatos de partidos pequenos. Por enquanto, só Mario de Oliveira (PT do B) conseguiu menções para pontuar 1%. Todos os demais estão abaixo desse patamar.


Pobres,  mulheres e Sul
A recuperação de José Serra na pesquisa Datafolha tem fatores principais, entre eles seu desempenho na região Sul, no eleitorado mais pobre e com o público feminino. Dilma Rousseff, que havia crescido em todas as regiões em fevereiro, agora ficou estagnada ou até oscilou negativamente em vários segmentos do eleitorado.


No Sul, que concentra 14% dos eleitores do país, Serra subiu dez pontos percentuais, de 38% para 48%. Dilma, que fez carreira política no Rio Grande do Sul, não se consolidou ainda entre os gaúchos e registrou uma queda de 24% para 20%. Os 28 pontos percentuais de diferença no Sul são a maior dianteira de Serra sobre Dilma no aspecto geográfico das intenções de voto do Datafolha.


Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos (R$ 1.020), ou 52% da amostra do Datafolha, Serra subiu de 30% para 35%. Dilma oscilou de 29% para 26% -apesar de um dos principais programas do governo Lula ser o Bolsa Família, que beneficia a população de baixa renda.


Serra aumentou sua vantagem no eleitorado feminino. Em fevereiro, o tucano já liderava (33% a 24%). Agora, tem 15 pontos a mais (37% a 22%). Do ponto de vista apenas numérico, os quatro pontos percentuais que Serra obteve na soma geral da pesquisa Datafolha (de 32% para 36% das intenções de voto no país) tiveram as seguintes origens: um ponto de Dilma (que caiu de 28% para 27%), um ponto de Ciro Gomes (cuja taxa oscilou de 12% para 11%) e dois pontos entre os que declaram ter intenção de votar em branco, nulo ou em nenhum nome.


Dilma, que variou negativamente dentro da margem de erro, manteve seus percentuais em segmentos importantes. Por exemplo, na região Sudeste (42% do eleitorado), Dilma ficou com 24%, o mesmo percentual de fevereiro. Serra oscilou para cima, na margem de erro, de 38% para 40%.


No Nordeste (28% do eleitorado), Dilma tinha 36% em fevereiro e agora está com 35%.Serra saiu de 22% e foi a 25%, numa região na qual o PT conta como seu maior reduto por causa da popularidade de Lula.


(Informações da Folha de S.Paulo - Fernando Rodrigues)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Ícone do rock brasileiro, Renato Russo faria 50 anos hoje


Hoje (27) Renato Russo completaria 50 anos de idade. O cantor e compositor morreu no dia 11 de outubro de 1996 de complicações de saúde decorrentes da AIDS.
Para marcar a data, o UOL Música reúne discos da Legião Urbana e de sua carreira solo para ouvir na Rádio UOL, biografia, fotos, letras, textos escritos por pessoas que conheceram Renato, como o cantor Paulo Ricardo e a jornalista Bia Abramo, além de entrevista com o ex-companheiro de Legião Urbana Dado Villa-Lobos. Para completar, o Blog do Maia traz trechos de uma entrevista em áudio com Renato, feita em 1995 para divulgar o lançamento do seu disco "Equilíbrio Distante".
Com a banda Legião Urbana, surgida em 1983 e que tinha ainda o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá na formação, Renato Russo se transformou em um dos principais ícones do rock brasileiro das últimas três décadas.
O grupo conquistou uma multidão de fãs ardorosos com músicas hoje consideradas clássicos do repertório pop nacional como "Será", "Geração Coca-Cola", "Que País é Este?", "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo", entre outras, cujas letras podiam trazer críticas à sociedade brasileira ou histórias centradas em relacionamentos.
Com o grupo, Renato gravou oito álbuns. Em 1994, o cantor lançou seu primeiro disco solo, "The Stonewall Celebration Concert", que seria seguido por mais dois títulos: "Equilíbrio Distante" (1995) e "O Último Solo" (1997). Em 2003, foi lançado o disco "Presente", sucedido pelo disco "Trovador Solitário" (2008), com gravações até então inéditas do cantor.
Ainda hoje, quase 14 anos após sua morte, Renato Russo mantém-se como um ídolo em todo o país. Os admiradores de sua obra fazem parte da geração que acompanhou o surgimento da Legião Urbana, ainda no começo da década de 80, e também os adolescentes de hoje, nascidos naquela época.
Em 2009, a gravadora da Legião Urbana, a EMI, desmentiu boatos de que Dado e Bonfá reformariam a banda. No começo de 2010, a gravadora anunciou que pretende relançar a discografia da Legião em vinil. Os discos ainda não têm data de lançamento definida.
No sábado em que se comemora o aniversário do cantor, chega às lojas a compilação "Duetos", com gravações de Renato ao lado de nomes como Dorival Caymmi, Herbert Vianna e Leila Pinheiro. Uma das canções do álbum é "Like a Lover", dueto póstumo com Fernanda Takai que é uma versão em inglês para a música "O Cantador", composta por Dori Caymmi e Nelson Motta e gravada por Sergio Mendes nos anos 60.
Outra homenagem ao cantor acontece no programa "Altas Horas", da Rede Globo. Na atração, O guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá vão se apresentar juntos na TV pela primeira vez desde o fim do grupo, em 1996.

Portal UOL

Por conta de fobia, britânica só consegue fazer sexo ao ar livre

'Eu não consigo fazer dentro de casa', disse Danielle Vincely.
Ela descobriu a fobia logo na 1ª vez que manteve relações sexuais.


Por conta de uma fobia inusitada, a britânica Danielle Vincely, de 24 anos, só consegue fazer sexo ao ar livre, segundo reportagem do jornal inglês "News of the World". 

“Eu não consigo fazer dentro de casa. Eu sinto que estou sendo sufocada e prestes a desmaiar", disse Daniele.

No início, segundo ela, seus namorados achavam bizarro fazer sexo no mato, na praia, em parques e no capô do carro, mas, depois de um tempo, eles passaram a ficar aborrecidos, principalmente se estivesse chovendo.

Danielle descobriu a fobia logo na primeira vez que manteve relações sexuais, aos 18 anos, na casa do primeiro namorado. "Eu senti pânico", afirmou ela.

A jovem procurou ajuda para tentar curar sua fobia de fazer sexo em lugares fechados, mas desistiu por causa dos remédios. Ela destacou que prefere "continuar fazendo sexo ao ar livre do que se tornar dependente de drogas”.

Casal é flagrado fazendo sexo na Câmara Municipal de Campinas

Câmeras de segurança registraram os funcionários no momento do ato.
Funcionária pode ter sido flagrada também se relacionando com vereador.



Câmeras de segurança da Câmara Municipal de Campinas, a 93 km de São Paulo, registraram cenas de sexo praticado por dois funcionários de uma empresa terceirizada que cuida da limpeza.

O casal estava no setor de almoxarifado quando foi flagrado por uma das 43 câmeras instaladas no prédio. Eles foram afastados do serviço pela empresa responsável.

O conteúdo não foi divulgado, mas o fato está gerando muito constrangimento, porque há a possibilidade de a mesma funcionária ter mantido relacionamento sexual com um dos vereadores da Casa.

Com o argumento de que o episódio possa prejudicar a imagem de todos os vereadores, alguns partidos já defendem uma investigação detalhada que esclareça se houve falta de decoro nas dependências do Legislativo. 

Uma hora de exercícios por dia deixa as mulheres em forma


As mulheres de meia idade e que gozam de boa saúde devem realizar pelo menos uma hora diária de atividade física para se manter em forma, revela um estudo publicado nesta quarta-feira (24), nos Estados Unidos.
A pesquisa foi realizada de 1992 a 2007 com uma mostra de 34.079 americanas de uma média de 54 anos e com uma dieta alimentar normal.
No início da pesquisa e ao longo dos anos, estas mulheres comunicaram aos pesquisadores suas atividades físicas e seu peso.
Os autores do estudo analisaram a atividade física e a mudança de peso das mulheres a cada três anos em média.
Entre as mulheres que tiveram alimentação normal, a atividade física se associou a um menor aumento de peso ao longo dos 13 anos que durou o estudo, principalmente entre as que tinham uma cintura normal no início do estudo, enfatizam os autores desta pesquisa do hospital Brigham and Women e da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard em Boston (Massachusetts).
O estudo foi publicado no “Journal of the American Medical Association” (Jama).
As mulheres engordaram 2,6 kg em média durante o estudo.
‘Houve uma interação importante entre o IMC (Índice de Massa Corporal, que equivale ao peso dividido pelo quadrado da altura da pessoa) e o grau de atividade física nas mulheres com um IMC inferior a 25′, enfatizaram os investigadores.
Em compensação, esta relação de causa e efeito não se deu entre os participantes cujo IMC era superior a 25.
No total, 4.540 mulheres (13,3%) do conjunto e cujo IMC era inferior a 25 no início do estudo conseguiram manter um aumento de peso inferior a 2,3 quilos ao longo de todo o estudo.
A duração das atividades físicas de média intensidade durante esse período foi de 21,5 horas por semana, ou seja, cerca de 60 minutos diários.
France Presse

Oposição desarticulada?

Por diversas vezes li na imprensa que a oposição estaria desarticulada para o pleito de outubro. De fato, quem está na oposição, tem dificuldades para construir alternativas e caminhos que levem a vitória. Porém, por diversas vezes isso já ocorreu, e o 'azarão' acabou vencendo a eleição.Aconteceu isso em 2000 quando João Paulo venceu o 'imbatível' Roberto Magalhães numa eleição histórica.

Em 2004, o próprio João Paulo não vinha passando por um bom momento, Cadoca disputou pela base do então Governador Jarbas Vasconcelos e conseguiu perder a eleição que surgia como favorito.

Em 2006 foi o caso mais emblemático, Mendonça Filho (DEM) havia assumido o Governo em abril e disputou a reeleição com o apoio de Jarbas Vasconcelos (PMDB), então governador e extremamente bem avaliado. Como se não bastasse, seus adversários, Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT) estavam pra lá de desgastados, o primeiro por conta do escândalo dos precatórios, o segundo pelo então recente escândalo dos vampiros e das sanguessugas.

Mesmo assim, Mendonça Filho não conseguiu vencer a eleição no primeiro turno, Eduardo Campos conseguiu ir ao segundo turno contra o então Governador e venceu com uma votação consagradora.

Em 2008, João Paulo (PT) bem avaliado, indicou João da Costa para ser seu candidato a Prefeito, muitos diziam que o Ex-Prefeito havia cometido um erro de lançar o seu Secretário de Planejamento Participativo e que seu candidato perderia para Mendonça Filho, Cadoca e Raul Henry. Resultado: João da Costa foi eleito no primeiro turno, mesmo depois de ter seu registro cassado por uso da máquina pública.

Esses casos acima demonstram que as chances de Jarbas Vasconcelos são relativamente consideráveis, Jarbas foi Governador por duas vezes, saiu bem avaliado e foi eleito com esmagadora votação para o Senado da República. Tem um lastro muito grande na sociedade e é um político com uma história considerável. A entrada de Jarbas na eleição para o Governo de Pernambuco mostra que será um grande embate entre o socialista Eduardo Campos e o Senador peemedebista.

 Por Edmar Lyra

Matemático russo recusa prêmio de 1 milhão de dólares


Divulgação/Congresso Internacional de Matemáticos
Grygory Perelman resolveu um problema proposto a mais de cem anos
Um matemático russo, que resolveu um problema proposto a mais de cem anos, não quis o prêmio milionário.
O partido comunista russo e uma entidade beneficente que cuida de crianças já fizeram um apelo ao matemático para que ele aceite o prêmio e doe e dinheiro para eles.
Essa não é a primeira vez que o matemático recusa um prêmio. Ele também não quis o Nobel da matemática.
Perelman abandonou a matemática e continua morando em São Petersburgo com sua mãe e sua irmã em um pequeno apartamento, que estaria infestado de baratas.
G1

As ditaduras e a Internet


No mundo moderno da sociedade do conhecimento o que une todos os povos é a comunicação, e o seu instrumento é a internet.
Os regimes ditatoriais têm horror da comunicação e da informação. A população é refém e prisioneiras no seu próprio país. Não deve tomar conhecimento que a maioria dos povos vive diferentemente e livremente.
Três regimes políticos ditatoriais são praticamente os únicos que prendem, fuzilam e tortura quem acessa a INTERNET:
CUBA, CORÉIA DO NORTE E CHINA.

A China, 2° potência do mundo, tem medo do Google


A CHINA é a segunda potencia militar e econômica do mundo. Seus foguetes , mísseis e armas nucleares podem atingir e destruir qualquer País. A China diz não ter medo nem dos EUA nem da Rússia, mas confessa ter medo do GOOGLE, uma empresa de busca na INTERNET com mais de 300 milhões de acessos diários e que não possui nenhuma arma.
Mas a CHINA confessa que a Google pode destruir o regime chinês apenas divulgando uma informação plural.
Esses ditadores ridículos devem saber que apesar de terem prisões, polícia secreta, torturarem e fuzilarem, eles têm os pés de barro. Mais dia menos dias serão alijados do poder e jogados na lata de lixo da história. Antes que isso aconteça causarão muitos sofrimentos e garrotearão algumas gerações.

terça-feira, 23 de março de 2010

Droga faz câncer envelhecer e morrer


Pesquisadores testam medicamento que impede a multiplicação das células de tumor; estudo em humanos ainda está em fase inicial
cancerígenas a envelhecer e morrer está em fase inicial de testes em seres humanos. A pesquisa foi destaque na edição mais recente da revista Nature e promete ser mais uma arma no arsenal contra o câncer.
A capacidade de se dividir indefinidamente permite às células tumorais crescer e se espalhar pelo corpo. Mas, de acordo com estudos realizados em ratos, o bloqueio de um gene chamado Skp2 forçou essas células a iniciar um processo de envelhecimento conhecido como senescência. Esse processo ocorre, por exemplo, quando o corpo tenta se livrar de células da pele danificadas pela exposição excessiva ao sol.
“Se você bloqueia o Skp2 em células cancerígenas, o processo de envelhecimento é desencadeado”, explica Pier Paolo Pandolfi, da Harvard Medical School, nos Estados Unidos. “Descobrimos que se você danifica as células, elas ficam irreversivelmente impedidas de crescer. E a droga experimental MLN4924 parece ter o poder de fazer exatamente isso”, diz o pesquisador.
O medicamento, que está sendo desenvolvido pela Takeda Pharmaceutical, está na primeira fase de testes clínicos em seres humanos. Essa etapa abrange um pequeno grupo de voluntários e busca avaliar os principais efeitos colaterais e definir a dosagem segura.
A equipe usou para o estudo ratos geneticamente modificados que desenvolveram uma forma de câncer de próstata. Em alguns deles, os cientistas tornaram inativo o gene Skp2. Quando o rato atingiu seis meses de vida, eles descobriram que os portadores de Skp2 inativo não desenvolveram tumores, ao contrário dos outros ratos da pesquisa. Ao analisar os tecidos de nódulos linfáticos e da próstata, descobriram que muitas células tinham começado a envelhecer e notaram uma lentidão na divisão de células. Já nos ratos com a função normal do Skp2 isso não aconteceu.
Os cientistas obtiveram efeito semelhante quando usaram a droga MLN4924 no bloqueio do Skp2 em culturas de laboratório de células de câncer da próstata.
Alternativas. Há diversas linhas de pesquisa que buscam combater o câncer por meio do nocaute de genes essenciais ao crescimento e à sobrevivência das células tumorais, afirma a coordenadora do setor de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Maria del Pilar Estevez Diz. “Há por exemplo uma linha grande de inibidores da angiogênese, moléculas que afetam os vasos responsáveis pelo aporte sanguíneo do tumor”, explica.
Como há diversos tipos diferentes de câncer e nenhuma droga é eficaz contra todos eles, diz Maria del Pilar, é preciso explorar novas vias de ação. “Ainda é cedo para saber se essa estratégia é mais ou menos promissora do que as já conhecidas e contra quais tipos de tumor ela será eficaz, mas é um novo caminho que se abre no combate à doença.”
PARA ENTENDER
1.Como foi conduzida a experiência?
Os cientistas alteraram geneticamente alguns ratos, que desenvolveram uma forma de câncer de próstata. Observaram que, ao chegarem aos 6 meses de idade, os ratos que tiveram o gene Skp2 desativado não desenvolviam tumores. Quando analisaram os tecidos dos gânglios linfáticos e a próstata, descobriram que muitas células tinham envelhecido e que havia uma baixa taxa de divisão celular.
2.O processo afetou outras células?
Não. Esse processo de envelhecimento ficou restrito às células cancerígenas.

Hospital de Londres oferece tratamento para viciados em tecnologia


Programa personalizado vista atender jovens que passam muito tempo jogando games online ou em sites de relacionamento.
Um hospital de Londres está oferecendo um tratamento personalizado para os viciados em tecnologia.
O programa, que dura cerca de 28 dias, visa atender jovens que passam muitas horas por dia jogando games por computador ou em sites de relacionamento.
De acordo com o criador do tratamento, Richard Graham, quando privados de seus jogos ou sites, estes jovens ficam “cronicamente agitados e irritáveis”.
Graham disse à BBC que o tratamento não tem o objetivo afastar completamente o paciente da tecnologia. “Não é realista impor um programa de abstinência (de tecnologia)”, afirmou.
‘A preocupação (dos pacientes) em acessar sites e responder a mensagens é tão forte que vira prioridade’
O médico afirma que o que o motivou a criar o tratamento foi a preocupação com as características “compulsivas e viciantes” dos jogos, redes sociais e telefones celulares.
“A preocupação (dos pacientes) em acessar sites e responder a mensagens é tão forte que vira prioridade… e pode ter impacto em outras áreas da vida, prejudicando a habilidade destes jovens de participar de outras atividades”, disse.
Por enquanto, o tratamento está disponível apenas para pacientes do sistema privado de saúde no hospital Capio Nightingale, onde Graham trabalha.

Três fases
O tratamento criado por Graham tem três fases. A inicial começa com psicoterapia, que tem o objetivo de tratar os problemas do paciente com relacionamentos pessoais.
O próximo estágio é desfazer o relacionamento destes pacientes com a tecnologia e encorajá-los a desligar seus aparelhos. Finalmente, eles são encorajados a participar de exercícios físicos e atividades com a família e amigos.
A clínica de Graham não tem presença online fora do site do hospital. Mas os visitantes da página podem fazer testes online para medir o nível de vício em tecnologia, respondendo questões sobre seus hábitos online.
“Qualquer terapia deve tratar de controle do comportamento”, afirmou Mark Griffiths, professor em estudos sobre jogos e apostas na Universidade de Nottingham Trent, na Grã-Bretanha. “Você não pode evitar a internet, não pode evitar a tecnologia.”

Jogos e apostas online
Para Mark Griffiths, os jogos online representam um perigo maior do que os videogames.
“O número de verdadeiros viciados em tecnologia é relativamente baixo, mas pode aumentar com os games online que, ao contrário dos videogames, nunca param”, afirmou.
“A maioria dos comportamentos ligados ao vício tem seu auge durante a juventude e maior probabilidade de ocorrer entre homens. Mas a internet é neutra em termos de gênero. Mulheres podem não ir até uma casa de apostas real, por exemplo, mas você pode fazer o que quiser online.”
Outras clínicas de tratamento de viciados em apostas online já apareceram no sudeste da Ásia, por exemplo, onde grandes quantidades de dinheiro gasto no mundo virtual causam problemas graves na vida dos viciados.
Um exemplo recente de vício na vida online foi o do casal da Coreia do Sul que deixou o bebê morrer de fome enquanto jogavam. O casal teria ficado obcecado em criar uma menina virtual chamada Anima, no popular jogo Prius Online.
Da BBC E G1

sexta-feira, 19 de março de 2010

Pornografia cresce na web e consumo afeta felicidade, diz pesquisa


Consumidores são menos felizes e produtivos, aponta estudo.
Pesquisa diz que mulher se sente traída se marido consome pornografia.
As novas tecnologias dispararam a procura por pornografia, sobretudo na internet, segundo um estudo divulgado nesta quarta-feira (17) que adverte para o impacto negativo nas relações, na produtividade e na felicidade entre consumidores desses produtos.
Estes são alguns dos custos sociais detectados pelo grupo de pesquisadores multidisciplinar do “The social cost of pornography: A statement of findings and recommendations”, publicado pelo Instituto Witherspoon.
“Desde o começo da era da internet, as pessoas consomem mais pornografia do que nunca e seu conteúdo se tornou cada vez mais gráfico”, afirmou a pesquisadora do centro Hoover Institution, Mary Eberstadt.
“Os que veem pornografia acreditam que sua vida sexual vai ser melhor, mas tem ejaculação precoce, mais disfunções e problemas para se relacionar”, afirma Mary Anne Layden, coautora e diretora do programa de traumas sexuais e psicopatologia da Universidade da Pensilvânia.
Segundo Layden, a exposição em massa a conteúdos pornográficos leva a mudanças de crenças e atitudes sociais. Por exemplo, se aumenta a insensibilidade com relação às mulheres, se reduz o apoio ao movimento de libertação feminina e se perde a noção de que estes conteúdos devem ser restringidos para menores.
Vários estudos, como o “Romantic Partners Use of Pornography; Its significance for Women” do médico A.J. Bridges, assinalam que a mulher que sabe que seu marido consome pornografia se sente traída e não confia no parceiro.
Os custos psicológicos a que fazem referência os autores em situações como esta podem desencadear outras consequências no casal, como o divórcio.
Segundo dados da Sociedade Americana de Advogados Matrimoniais, que inclui 1,6 mil profissionais de todo o país, 56% dos 350 casos atendidos em 2003 tinham relação com o interesse obsessivo de um dos parceiros por sites pornográficos.

Consumo pode gerar patologias
O consumo contínuo desses produtos frequentemente acaba em alguma patologia, assinalou Layden. Ela lembrou que pela primeira vez o DSM 5, manual utilizado para fazer diagnósticos psiquiátricos, vai incluir como doenças as dependências de sexo e da pornografia.
Para os especialistas, o consumo de pornografia não é visto como um problema grave na sociedade. Por isso, eles reivindicam uma maior atenção sobre o assunto e pedem mais proteção, sobretudo para crianças e adolescentes.
“A presença da pornografia na vida de muitos meninos e meninas adolescentes é muito mais significativa do que a maioria dos adultos acha”
Segundo Layden, “um software para bloquear as páginas com conteúdos pornográficos na internet não é suficiente”, já que as crianças têm a seu alcance outros sites onde podem encontrar o código para desbloquear o filtro.
A pesquisadora exige à indústria do entretenimento que deixe de “fazer dinheiro ferindo crianças”.
“A presença da pornografia na vida de muitos meninos e meninas adolescentes é muito mais significativa do que a maioria dos adultos acha”, apontou. Layden lamenta que a pornografia “deforme o desenvolvimento sexual saudável dos jovens”.
Para Eberstadt, é preciso “mudar o que socialmente não está visto como algo mau” e perceber o tema como algo que afeta a sociedade em seu conjunto. Dessa forma será possível criar um movimento contra a pornografia.
O Witherspoon é um centro de pesquisa independente que promove a aplicação dos princípios fundamentais do Governo republicano e, segundo seu site, trabalha para melhorar os fundamentos morais das sociedades democráticas.
Da EFE

Mosquito ’seringa’ pica e injeta vacina

Pesquisadores japoneses criaram uma linhagem transgênica que inocula pequenas doses de uma vacina experimental contra a leishmaniose. A descoberta levanta uma questão de natureza ética: é possível imunizar uma pessoa sem o seu consentimento?


Pesquisadores japoneses criaram mosquitos transgênicos que funcionam como “seringas voadoras”. Ao picar suas vítimas, os insetos injetam pequenas doses de uma vacina experimental contra a leishmaniose.
A ideia não é nova. Na década de 80, cientistas já propunham manipulação dos genes para transformar as pragas em aliadas. Agora, um artigo publicado na Insect Molecular Biology demonstrou a viabilidade técnica da estratégia.
A saliva do mosquito é um líquido sofisticado, com muitas substâncias. Algumas delas dificultam a coagulação do sangue. Outras atuam como imunossupressores. Servem para melhorar o desempenho do inseto nas suas refeições. Durante anos, os pesquisadores buscaram a melhor forma de inserir mais um ingrediente na saliva: a vacina.
“Realizamos a descoberta chave em 2005″, recorda Shigeto Yoshida, líder do trabalho realizado pela Divisão de Zoologia Médica da Universidade Jichi, no Japão. Naquele ano, os cientistas acharam um bom gatilho para disparar a produção da vacina nas glândulas salivares do inseto: o interruptor do gene que produz um anticoagulante chamado AAPP (mais informações nesta página).
Por enquanto, só um grupo de camundongos se beneficiou da descoberta. “As picadas induzem uma resposta imunológica, como na vacinação convencional, mas sem dor e sem custo”, considera Yoshida. “A exposição contínua aos mosquitos serve como reforço natural da imunidade.”
Mas Yoshida sabe que seus mosquitos transgênicos dificilmente serão lançados no ambiente para imunizar comunidades afetadas por doenças. O principal obstáculo é de natureza ética: é possível vacinar uma pessoa sem o seu consentimento?
Além disso, seria muito difícil controlar quem, de fato, foi imunizado. Mas Margareth Capurro, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, aponta outros usos para a técnica. Muitas vacinas precisam ser conservadas em baixas temperaturas, o que dificulta seu uso em regiões isoladas, normalmente as mais afetadas por doenças infecciosas. Ovos de mosquitos não apresentam tal inconveniente. Basta levá-los consigo, lançá-los em um recipiente com água e esperar que as larvas se transformem em um bom arsenal de “seringas voadoras”, já prontas com a vacina.
Margareth estuda uma estratégia análoga para combater a malária. Em vez da vacina, ela quer adicionar na saliva do mosquito um coquetel de substâncias capaz de matar o protozoário causador da doença, antes de ele ser injetado durante a picada.
A cientista brasileira já conseguiu identificar uma substância que elimina até 99% dos protozoários.
“Mas basta sobrar 1% para que o mosquito continue infectando as pessoas”, aponta Margareth, que agora busca formas de atingir 100% de eficácia.
O Estadao de S.Paulo