Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um ano novo de muitas realizações!!

A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo.

Que no ano novo que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante, é uma bênção de Deus.

Que 2011 seja o inicio de novos tempos, onde se cultive bons sentimentos e se tenha uma colheita farta de amor, fraternidade, união e muita paz.

Nós que fazemos o Blog Linkando Você, desejamos a todos os nossos visitantes, amigos e colaboradores um FELIZ ANO NOVO!!

E que o amor de Deus esteja sempre presente em nossas vidas, por todos os dias de 2011!

Um caloroso abraço e fiquem todos com Deus!!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estresse pode causar mau hálito

Ansiedade, correria, preocupação e tempo são palavras determinantes de um dos males do século, o estresse. Causador de diversas reações no organismo, o estresse pode ser um fator decisivo quando o assunto é mau hálito. Na hora da tensão diária da vida moderna, o volume da saliva diminui (hiposalivação) e as substâncias ricas em enxofre aumentam, provocando a halitose, ou mau hálito.

O cheiro desagradável ligado às emoções é resultado de uma perturbação da homeostase orgânica, propriedade auto-reguladora do organismo e que permite manter o estado de equilíbrio do corpo. Essa perturbação favorece a produção do hormônio ACTH que estimula as glândulas supra-renais, responsáveis por fabricar substâncias que fragilizam os tecidos bucais e aumentam a acidez da saliva.


Causada por diversos fatores bucais e não bucais, fisiológicos ou patológicos, a halitose varia com o período do dia e a idade da pessoa. Dentre os fatores bucais (cáries e doenças periodontais), a causa mais comum é a higiene oral inadequada e conseqüente formação da saburra lingual e placas dentárias. Com relação às causas extrabucais, as comuns são as doenças do fígado, tabagismo, deficiência de vitamina A e D, perturbações do sistema gastrointestinal, diabetes, intestino preso e estresse.


O mau hálito é um sintoma das alterações no organismo que pela questão da saúde e bem estar social deve ser tratado. O individuo com mau hálito não consegue perceber o odor desagradável que exala. No entanto, a pessoa com halitose sofre com o distanciamento do seu grupo social.

Fonte: Great Assessoria de Comunicação

Novo registro de identidade civil é lançado por Lula em Brasília

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia durante lançamento do novo Registro de Identidade Civil (RIC), no Ministério da Justiça
O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o
presidente Lula e a primeira-dama Marisa
 lançamentodo novo Registro de Identidade Civil
(RIC), no Ministério da Justiça
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente nesta quinta-feira (30), durante solenidade no Ministério da Justiça, o novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que vai substituir as atuais cédulas de identidade. O governo estipulou o prazo de dez anos para que todos os brasileiros sejam recadastrados. Lula recebeu a carteira de identidade número 001, e a primeira-dama, Marisa, a 002.


Com o novo documento, o cidadão passa a ser identificado por um único número, a partir de um chip capaz de armazenar as digitais do titular, além de informações relevantes, como sexo, idade, filiação e naturalidade. Segundo o governo, o novo mecanismo vai evitar que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados, como ocorre hoje.


O governo espera produzir em 2011 cerca de 2 milhões de cartões que serão distribuídos, inicialmente, entre sete cidades brasileiras: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).


Os primeiros cartões devem ser expedidos pela Casa da Moeda. A partir daí, os governos dos estados e do DF terão o prazo de um ano para começar o cadastramento e a implementação do documento.


A nova carteira de identidade nacional não substituirá documentos como CPF, título de eleitor e passaporte, mas terá o mesmo registro em todos os institutos de identificação estaduais do país.

Fórmula infantil à base de leite de vaca pode provocar aumento de peso

Novas descobertas do instituto de pesquisas Monell, nos EUA, revelam que o ganho de peso dos bebês alimentados com fórmula infantil é influenciado pela origem do suplemento que eles consomem.


Os resultados têm implicações relacionadas ao risco de o bebê desenvolver obesidade, diabetes e outras doenças na vida adulta.


"O que acontece na vida do bebê tem consequências a longo prazo sobre a saúde e uma das influências mais significativas é a taxa de crescimento inicial", afirmou a autora do estudo, Julie Mennella, psicobiologista em Monell. "Nós já sabemos que os bebês que se alimentam com fórmulas ganham mais peso do que os que são amamentados. Mas não sabíamos se isso valia para todos os tipos de fórmulas."


Enquanto a maioria dos suplementos são feitos à base de leite de vaca, outras opções incluem fórmulas à base de soja e proteína hidrolisada, que contêm proteínas pré-digeridas e, normalmente, são oferecidas a crianças que não toleram as proteínas presentes em outras fórmulas.


Em adultos, acredita-se que as proteínas pré-digeridas atuem no intestino para dar início ao fim da refeição, o que leva a pequenas refeições e à ingestão de menos calorias. Com base nisso, os autores teorizam que as crianças que estavam se alimentando de fórmulas com proteína hidrolisada comeriam menos e teriam um padrão de crescimento alterado em relação às crianças que se alimentavam com a fórmula à base de leite de vaca.


No estudo, publicado on-line na revista científica "Pediatrics", crianças de duas semanas, cujos pais haviam optado pela mamadeira, foram divididas aleatoriamente para se alimentar com a fórmula à base de leite de vaca --35 crianças-- e com a fórmula da proteína hidrolisada --24 crianças--, durante sete meses.


Ambas as fórmulas continham a mesma quantidade de calorias, mas a fórmula hidrolisada tinha mais proteínas, além de uma quantidade maior de pequenos peptídeos e aminoácidos livres.


As crianças eram pesadas uma vez por mês no laboratório, onde também eram filmadas consumindo uma refeição da fórmula atribuída, que só terminava quando sinalizavam que estavam satisfeitas.


Durante os sete meses do estudo, as crianças que se alimentaram com a proteína hidrolisada ganharam peso em um ritmo mais lento do que as que receberam a fórmula do leite de vaca. O crescimento e o comprimento foram iguais entre os dois grupos, o que demonstra que as diferenças foram só de peso.


"As fórmulas não são iguais", disse Julie. "Elas têm a mesma quantidade de calorias, mas diferem consideravelmente no modo como influenciam o crescimento da criança."


Quando os dados foram comparados com normas nacionais para as crianças amamentadas, a taxa de ganho de peso dos recém-nascidos alimentados com proteína hidrolisada foi comparável aos padrões do leite materno. Os bebês alimentados com fórmulas de leite de vaca engordaram mais.


As análises do laboratório ainda revelaram que os bebês alimentados com a fórmula de proteína hidrolisada consumiram menos fórmula durante a refeição

Anvisa propõe novos alertas de saúde nos maços de cigarros

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou na terça-feira uma proposta para limitar a exposição de derivados de tabaco nos pontos de venda e aumentar os alertas nos maços.


As regras ficarão em consulta pública, para críticas e sugestões, até 31 de março.


Se as normas forem aprovadas, estabelecimentos que vendem esses produtos, como padarias, supermercados e bancas, não poderão expor embalagens de cigarros, charutos e cigarrilhas.


A publicidade em painéis ainda será permitida nos pontos de venda, desde que fique na parte interna dos estabelecimentos e contenha advertência sobre os riscos.
Essas regras só não valem para tabacarias.


A Vigilância também propõe que 50% da face visível dos maços seja coberta por um novo alerta sobre os riscos do tabagismo.


O outro lado do maço continua como hoje, ocupado pela advertência com foto.


No Uruguai, uma lei impõe que 80% da superfície dos maços sejam cobertos por alertas. A fabricante Philip Morris está processando o governo daquele país contra a aplicação da regra.


A Philip Morris foi procurada pela reportagem e não se manifestou sobre a proposta da Anvisa. A Souza Cruz não foi localizada.


COMO É A PROPOSTA


Aromatizantes
Anvisa abriu neste ano consulta pública sobre veto a aromatizantes, alegando que eles tornam o cigarro atrativo para jovens.


Lei antifumo
Locais fechados de uso público são livres de tabaco no Estado de São Paulo desde 2009. Rio, Paraná, Amazonas, Rondônia, Roraima e Paraíba aprovaram leis similares.


Aviso na embalagem
Desde 2003, maços de cigarro devem ter mensagens de venda proibida a menores, além de informações sobre substâncias tóxicas.

Apesar de redução de pessoas com cáries, país tem deficit de prótese dentária

O governo não tem hoje condições para atender a todos os idosos que necessitam de prótese dentária, indica levantamento do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira.

Laboratórios públicos têm a capacidade de produzir cerca de 500 mil próteses, mas cerca de 7 milhões de brasileiros entre 65 e 74 anos precisam delas. Se toda a demanda fosse atendida pelo governo, ela só poderia ser resolvida em 14 anos.


"É um deficit que precisamos resolver. Mas pretendemos ampliar a quantidade de laboratórios e esperamos que os municípios façam convênios com laboratórios privados para resolver a demanda", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.


Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, que mostrou redução no índice de dentes cariados, perdidos ou obturados, conhecido como CPO. De acordo com os números, esse índice caiu 26% de 2003 para 2010, em crianças de 12 anos, passando de 2,8 para 2,1.


O CPO pode variar de 0 a 32 e representa a média de dentes doentes na boca de uma pessoa. De acordo com o coordenador da pesquisa, Ângelo Roncalli, o índice relativo às crianças serve como padrão para comparar com outros países, pois é a idade em que se completa a dentição permanente.


Com a queda desse índice, o Brasil entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie _ que devem ter entre 1,2 e 2,6, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde_ e se igualou à Venezuela. Continua, porém, ainda abaixo do Chile (1,9).


De acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 44% das crianças de 12 anos estão livres de cárie, percentual que era de 31% em 2003 _ano em que a pesquisa foi realizada pela primeira e última vez.


Apesar dessa melhora, o país ainda enfrenta problemas no Norte, onde o número de crianças cariadas aumentou. Também não foram bons os resultados relativos às crianças de 5 anos, que ainda têm dentes-de-leite. Verificou-se que cerca de 80% das cáries encontradas nessa faixa etária não foram tratadas. Segundo Roncalli, esse é um problema cultural, pois muitas pessoas acreditam que o dente não precisa ser curado, já que irá cair. "Existe, porém, uma relação direta entre cárie em dente-de-leite e em dente permanente", explicou.


A pesquisa foi realizada 177 municípios e fez entrevistas e exames bucais com 28 mil pessoas divididas em cinco grupos etários.


COMIDA QUE ENTRA E QUE SAI


De acordo com o ministro Temporão, os dados deixam o "Brasil sorrindo". "Até este governo, a saúde bucal era vista de maneira secundária. E isso era uma coisa que incomodava muito o nosso presidente [Lula], que chegou a dizer aquela frase antológica: porque diabos a saúde pública se preocupa tanto pelo orifício por onde a comida sai, e tão pouco por onde a comida entra?", afirmou.


Segundo o Ministério da Saúde, o investimento em saúde bucal no Brasil aumentou mais de 10 vezes, passando de R$ 56 milhões por ano, em 2003, para R$ 600 milhões neste ano.

Prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 200 mi; apostas vão até amanhã

A Caixa Econômica Federal elevou a estimativa de prêmio para a Mega da Virada, e o valor passou de R$ 190 milhões para R$ 200 milhões. O sorteio será realizado na véspera do Ano-Novo, e as apostas podem ser feitas até as 14h (horário de Brasília) de amanhã (31), último dia do ano.

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio previsto aumentou devido ao grande volume de apostas nos últimos dias. Até domingo (26), eram R$ 146 milhões em apostas.

O sorteio da Mega da Virada terá transmissão ao vivo pelos canais de TV abertos, a partir das 20h. Assim como em 2009, a Mega da Virada não vai acumular. Se não houver ganhadores na faixa principal, o prêmio será rateado entre os acertadores da quina e assim por diante.


Segundo a Caixa, se aplicado na poupança, o novo valor previsto renderá R$ 1,28 milhões. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Lula assina MP que eleva salário mínimo para R$ 540, diz Mantega

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (30) medida provisória que garante o aumento do salário mínimo, de R$ 510 para R$ 540, a partir de 1º de janeiro de 2011.


Ele salientou que a definição desse valor é positiva para economia porque evita um aumento muito forte no déficit da Previdência e, ao mesmo tempo, preserva o poder de compra do piso salarial do País que, segundo Mantega, teve o maior crescimento da história nos últimos oito anos. "Com um mínimo de R$ 540, não teremos pressão tão grande na Previdência, o que ajuda no equilíbrio fiscal."
Ele comentou que o novo mínimo também vai ajudar a manter a inflação sob controle. 'Em 2010, tivemos uma pressão forte, no início e no fim do ano, de aumento nos alimentos. Se tirarmos o grupo alimentício, teremos o IPCA deste ano abaixo de 5%', disse. 'Para 2011, a inflação estará controlada', continuou Mantega, lembrando que o governo já tomou algumas medidas nessa direção, como as medidas de restrição ao crédito.


Nos seus oito anos de mandato, Lula cumpriu a promessa de realizar um aumento real do salário mínimo. Mantega justificou que o valor para 2011 não terá ganho real em função do PIB negativo de 2009 e destacou que, para 2012, já está garantido que o salário mínimo 'terá um bom aumento real, de 7,5% ou 7,7%, correspondente ao PIB deste ano'.


O ministro informou ainda que o presidente assinou outra medida provisória, a ser publicada amanhã no Diário Oficial, complementando as medidas anunciadas no início do mês para incentivar o financiamento de longo prazo, como a isenção de imposto de renda na emissão de debêntures.

(Com informações da Agência Estado e do Valor Online)

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Parabéns, minha terra querida!!

Praça da Bandeira por volta dos anos 1978/1980

Hoje comemoramos 57 anos de emancipação política de nossa tão amada Santa Cruz do Capibaribe, e é com muita emoção que venho aqui fazer nossa singela homenagem a nossa cidade e dizer que é muito bom ser filho desta mãe. Mãe esta que recebe cada filho de uma forma especial, dando oportunidade a todos que aqui chega, e que tem seus filhos ilustres que fazem histórias e que nos faz pensar no quanto podemos fazer para que nossa cidade seja ainda melhor.

Muitos fizeram tanto por nossa terra e a divulgaram tão bem por esse mundo a fora, tantos se foram, mas não morrerão jamais, pois marcaram histórias e sempre serão lembrados, outros não estão nem aí para esta mãe, e como um filho pródigo, deixa-a de lado e não percebem o valor que ela tem e a importancia desta mãe para nossas vidas.

Falar de Santa Cruz... dos seus filhos... de sua história... este espaço com certeza não caberá tantas honras e glórias, e também suas mazelas, pois nem só de coisas boas se vive, porém, devemos aprender com as coisas ruins para que não volte-mos a errar e maltratar nossa cidade que mesmo tão sofrida e não reconhecida por alguns, é o melhor lugar do mundo para se viver.

"Nossa homenagem especial vai para todas as mulheres guerreiras e dinâmicas que fazem muito por esta terra santa."

Estou muito feliz e emocionado por poder está aqui registrando isso e de alguma forma deixando marcado minha opinião simples e humilde, mas que é com o coração aberto e alegre que faço isso.

PARABENS SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE!!!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Viagem Musical

Voltando com nossa Viagem Musical, trazemos a "Lambada", para matar saudades de um tempo em que a alegria estava presente na música de uma forma bonita e sem vulgaridade.

Fígado sai intacto de acidente aéreo e salva vida de paciente

BBC Brasil

Um fígado pronto para ser transplantado saiu intacto de um acidente aéreo ocorrido na Grã-Bretanha, possibilitando uma cirurgia que salvou a vida de uma paciente.


O órgão estava a bordo de um avião Cessna procedente de Belfast (Irlanda do Norte), que caiu na última sexta-feira no aeroporto da cidade inglesa de Birmingham. O acidente foi causado pela forte neblina.


Os dois pilotos do aparelho se feriram, mas o fígado não teve danos, permitindo que a operação acontecesse. O aeroporto de Birmingham ficou fechado até o meio-dia do último sábado para a realização de investigações sobre o acidente.


O cirurgião Simon Bramhall, que realizou o transplante, disse ser 'incrível' que o órgão tenha ficado intacto. 'Sem um transplante de fígado, a paciente certamente teria morrido', afirmou.


A paciente que recebeu o órgão era uma mulher cujo caso foi classificado como 'super-urgente', já que ela era considerada uma das pessoas mais doentes na lista de transplantes da Grã-Bretanha.


'Os pacientes que estão nesta lista têm somente alguns dias a mais de vida, então, nesta situação em particular, era crucialmente importante que o fígado doador estivesse funcionando bem', disse o cirurgião.


Recuperação


Segundo Bramhall, a embalagem do órgão, feita com uma caixa térmica com gelo, ficou sem danos mesmo depois do desastre.


O médico informa que a paciente transplantada está no hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, se recuperando bem.


Uma porta-voz da empresa AD Aviation, proprietária do avião que se acidentou, afirma que os pilotos envolvidos na queda passam bem. Um deles já deixou o hospital e o outro ainda poderá levar algumas semanas para se recuperar totalmente.

Da BBC Brasil

Ronaldinho abandona treino do Milan em Dubai

Ronaldinho Gaúcho terá seu futuro definido nesta terça-feira (Foto: Reuters)
A saída de Ronaldinho Gaúcho do Milan está cada vez mais próxima. Indícios do fim da passagem do brasileiro pelo "rossonero" são cada vez mais fortes. Nesta terça-feira o meia abandonou o primeiro treino do clube em Dubai, onde os italianos fazem sua intertemporada.



Segundo a imprensa italiana, Ronaldinho deixou o treino após meia-hora de atividade. O site do jornal "Gazzetta dello Sport" publicou que o camisa 80 do Milan alegou problemas intestinais como causa para a saída repentina do treino. O jogador estaria insatisfeito com a indefinição sobre o seu futuro. O meia interessa a Grêmio, Flamengo e Palmeiras.


Nesta terça-feira Assis, irmão e representante de Ronaldinho, se reunirá no Rio de Janeiro com Adriano Galliani, vice-presidente do Milan. Este encontro definirá a permanência ou não do brasileiro na Itália.

LANCEPRESS!

Estudo associa estrutura do cérebro a sociabilidade

Imagem computadorizada de um cérebro mostra amígdalas em cor azul; Estudo associa estrutura do cérebro a sociabilidade
Imagem computadorizada de um cérebro mostra
amígdalas em cor azul. (Foto: Reprodução/BBC)
Cientistas americanos dizem ter encontrado uma associação entre a sociabilidade de um indivíduo e o tamanho de sua amígdala – pequena estrutura de forma amendoada encontrada no cérebro, e não o órgão na garganta.

O estudo, feito por pesquisadores do Hospital Geral Massachusetts e da Universidade Northeastern, em Boston, Massachusetts, foi publicado na revista científica Nature Neuroscience.


O trabalho confirma resultados de estudos anteriores, envolvendo outras espécies de primatas, mostrando que animais que vivem em grupos sociais maiores têm amígdalas maiores.


"Sabemos que primatas que vivem em grupos sociais maiores têm uma amígdala maior, mesmo quando se leva em conta o tamanho total do cérebro e do corpo", disse Lisa Feldman Barrett, que chefiou o estudo.


"Consideramos uma única espécie de primata – a humana – e descobrimos que o volume da amígdala se correlacionou positivamente com o tamanho e complexidade de redes sociais em humanos adultos".


Os pesquisadores também analisaram outras estruturas subcorticais dentro do cérebro e não encontraram evidências de um relacionamento similar entre essas estruturas e a vida social de humanos.


Também não foram encontradas associações entre o volume da amígdala e outras variáves sociais na vida de humanos – como índices de satisfação social, por exemplo.


"A associação entre o tamanho da amígdala e o tamanho e complexidade da rede social foi observada tanto em indivíduos mais velhos como mais novos, homens e mulheres", disse Bradford Dickerson, da Escola Médica Harvard, em Cambridge, Massachusetts, outro cientista que participou do estudo.


"E a associação é específica à amígdala, porque o tamanho e complexidade da rede social não foram associados ao tamanho de outras estruturas do cérebro", acrescentou.


Questionários
Os pesquisadores pediram aos 58 participantes do estudo que respondessem perguntas sobre o tamanho e a complexidade de suas redes sociais.


As perguntas se referiam ao número total de contatos sociais regulares que cada participante mantinha, assim como o número de grupos diferentes a que esses contatos pertenciam.


Os participantes, com idades entre 19 e 83 anos, também foram submetidos a exames de ressonância magnética para que os cientistas pudessem obter informações sobre uma série de estruturas presentes no cérebro, incluindo o volume da amígdala.


Barrett disse que os resultados do estudo são consistentes com a "hipótese do cérebro social", uma teoria segundo a qual a amígdala humana teria evoluído em parte para permitir que o homem lidasse com uma vida social cada vez mais complexa.


"Mais pesquisas estão sendo feitas para tentar estabelecer de que forma a amígdala e outras regiões do cérebro estão envolvidas no comportamento social de humanos", ela disse.


"Nós e outros pesquisadores estamos tentando entender também como anormalidades nessas regiões do cérebro podem prejudicar o comportamento social em distúrbios neurológicos e psiquiátricos".

Da BBC

Abstinência antes do casamento melhora vida sexual, diz estudo

Casais que esperam para ter relações sexuais depois do casamento acabam tendo relacionamentos mais estáveis e felizes, além de uma vida sexual mais satisfatória, segundo um estudo publicado pela revista científica Journal of Family Psychology, da Associação Americana de Psicologia.


Pessoas que praticaram abstinência até a noite do casamento deram notas 22% mais altas para a estabilidade do relacionamento. As notas para a satisfação com o relacionamento foram 20% mais altas entre casais que esperaram, assim como as questões sobre qualidade da vida sexual (15% mais altas) e comunicação entre os cônjuges (12% maiores).


Para os casais que ficaram no meio do caminho - tiveram relações sexuais após mais tempo de relacionamento, mas antes do casamento - os benefícios foram cerca de metade daqueles observados nos casais que escolheram a castidade até a noite de núpcias.


Mais de duas mil pessoas participaram da pesquisa, preenchendo um questionário de avaliação de casamento online chamado RELATE, que incluía a pergunta 'Quando você se tornou sexualmente ativo neste relacionamento?'.


Apesar de o estudo ter sido feito pela Universidade Brigham Young, financiada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida como Igreja Mórmon, o pesquisador Dean Busby diz ter controlado a influência do envolvimento religioso na análise do material.


"Independentemente da religiosidade, esperar (para ter relações sexuais) ajuda na formação de melhores processos de comunicação e isso ajuda a melhorar a estabilidade e a satisfação no relacionamento no longo prazo', diz ele. "Há muito mais num relacionamento que sexo, mas descobrimos que aqueles que esperaram mais são mais satisfeitos com o aspecto sexual de seu relacionamento."


O sociólogo Mark Regnerus, da Universidade do Texas, autor do livro Premarital Sex in America, acredita que sexo cedo demais pode realmente atrapalhar o relacionamento. "Casais que chegam à lua de mel cedo demais - isso é, priorizam o sexo logo no início do relacionamento - frequentemente acabam em relacionamentos mal desenvolvidos em aspectos que tornam as relações estáveis e os cônjuges honestos e confiáveis."

Da BBC

Prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 190 milhões

Globo usado para o sorteio das loterias da Caixa
Globo que será usado para o sorteio da
 Mega da Virada


O prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 190 milhões, segundo previsão da Caixa Econômica Federal. O incremento no prêmio, que já é o maior pago na história da loteria, foi possível devido ao aumento no volume de apostas registrado nos últimos dias. A expectativa é de que o prêmio aumente ainda mais até a data do sorteio, em 31 de dezembro.

De acordo com a Caixa, a bolada não tem chances de acumular. O prêmio será pago para quem acertar as seis dezenas da faixa principal. Caso não haja um sortudo, ganha quem acertar as cinco ou as quatro dezenas, e assim sucessivamente.

O prêmio pago na Mega da Virada é resultado do acúmulo de 5% do total destinado aos prêmios de cada concurso durante o ano, somado à arrecadação feita especificamente para o concurso especial. No ano passado, o concurso pagou o maior prêmio da história da Mega-Sena até então, no valor de R$ 144,9 milhões. A bolada foi dividida entre duas apostas.

Neste ano, o ganhador da Mega da Virada pode se tornar milionário novamente a cada mês. Se o prêmio de R$ 190 milhões for aplicado na poupança ele renderá, mensalmente, R$ 1,21 milhão, segundo a Caixa. A probabilidade de um apostador ganhar a Mega da Virada e garantir a bolada é a mesma do que em um concurso tradicional da Mega-Sena: uma chance em 50.063.860.


Apostas
Assim como no sorteio convencional, as apostas para a Mega da Virada podem ser feitas em qualquer uma das mais de 10,6 mil casas lotéricas do país, a um custo de R$ 2 para a aposta mínima, com seis dezenas. As apostas podem ser registradas até as 14h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (31).


Os volantes, como no ano passado, são diferentes dos tradicionais, e levam a marca da Mega da Virada. Apesar de terem, em 2010, cor diferente da adotada em 2009 - os volantes tinham o topo azul e neste ano passaram a ter o topo verde - as lotéricas que ainda possuírem estoque do volante antigo poderão usá-lo neste sorteio.

Casamento consanguíneo

Quero casar com meu primo, e agora? Saiba quais os riscos e mitos desse tipo de união

Os romances entre pessoas da mesma família geraram controvérsias ao longo da história. Cleópatra teve que se casar com o irmão Ptolomeu XIII para seguir os costumes da dinastia ptolomaica. Já na Idade Média, essas uniões eram incentivadas no intuito de manter o patrimônio familiar. Mais tarde, porém, o casamento consanguíneo passou a ser considerado uma imoralidade. E em pleno século 21, o assunto está longe de ser superado.


Pesquisas científicas atuais apresentam um elemento de complicação para os enlaces entre membros de material genético semelhante. O geneticista, professor da UERJ e pediatra Isaías Paiva explica: "A problemática é o risco maior de ocorrência de doenças de herança recessiva autossômica".


Explicação científica


Todas as características do nosso organismo foram definidas através de uma dupla de genes, sendo um do pai e outro da mãe. Segundo Paiva, muitos de nós, mesmo não apresentando problemas, podemos ter mutações em um dos genes que são transmitidas a descendentes. "Em muitos casos, temos um gene com uma determinada mutação e outro sem. Aí a pessoa não apresenta nenhum sinal porque o gene sem mutação faz a atividade normal. A doença recessiva ocorrerá quando dois genes com as mesmas mutações, tanto o do pai quanto o da mãe, se unirem. No caso do casal com códigos genéticos parecidos, esse risco aumenta", diz.


É uma conta de probabilidade. Paiva afirma que tudo não passa de um estudo das heranças genéticas da família: "O geneticista vai fazer um levantamento genético das doenças recessivas na família e montar um heredograma que chega até a quinta geração". Nesse caso, ter um ancestral comum faz aumentar o risco desse encontro de genes recessivos iguais, chamado pelos especialistas de homozigose por origem comum. "É mais fácil que pessoas da mesma família partilhem das mesmas mutações genéticas", ressalta.

Riscos reais


Apesar de serem maiores, Paiva ressalva que esses riscos não são passíveis de impedir uma relação conjugal entre familiares: "Se, ao fazer o heredograma, não é encontrado nenhum histórico de doença, a chance do casal consanguíneo ter um filho que apresente uma doença genética é de 6%. Existem outros 94% de chances de gerarem uma criança normal. Quando o casal não é da mesma família, essa probabilidade é de 3%, essa é a única diferença".

Apesar dos riscos, não são raros os casos de união entre parentes. O mais comum, conta Paiva, é entre primos de 1º grau. Mas relacionamentos entre tios e sobrinhos também ocorrem com frequência. Quanto maior o grau de parentesco, maiores são as chances da homozigose. A recomendação é fazer o aconselhamento genético: "Fazer o heredograma para avaliar os riscos. Se não tiver nenhuma incidência de doença, a probabilidade fica naquele patamar de 6%. Entretanto, esse número pode chegar a 25%". São centenas de doenças oriundas dessas mutações genéticas, classificadas como autossômicas recessivas. "As mais comuns são a anemia falciforme, a fibrose cística e as mucopolissacaridoses", cita o geneticista.

De acordo com o professor, não somente os casais consanguíneos devem fazer o aconselhamento. "Todo casal no mundo tem 3% de probabilidade de ter um filho com problemas de origem genética. O ideal é sempre fazer uma consulta pré-nupcial para avaliar os riscos", recomenda.


O caso de Passione


Um romance na novela Passione trouxe o tema à tona. Os primos de primeiro grau Sinval (Kayky Brito) e Fátima (Bianca Bin) têm um relacionamento e fazem planos de ter um filho. Cientes dos perigos, ambos vão procurar orientação com um geneticista. O doutor da ficção diz ao casal que as chances de gerar um filho com uma mutação genética são muito grandes.


No mundo real, no entanto, o geneticista e professor da UERJ Isaías Paiva defende que o médico deve ser mais cauteloso. "Quando se diz que as chances são grandes, pensa-se logo em 80%. Eles saíram da consulta pensando que não poderiam ter filhos. A probabilidade aumenta, mas o percentual é de 6% apenas", justifica.


Outro ponto discutível na trama, na opinião do especialista, foi o médico ter sugerido que o casal optasse por adotar uma criança. "O geneticista não deve interferir na decisão do casal. O nosso papel é apontar os riscos, mostrar as probabilidades de doenças recessivas e dar todos os instrumentos para que os parceiros optem. Mas a decisão final é deles", acredita.

Conheça o Caveirão, carro feito para a guerra

As recentes invasões da Polícia Militar do Rio de Janeiro nas favelas do Alemão e da Vila Cruzeiro na cidade escancararam uma realidade vivida pela polícia diariamente. Bandidos utilizando armas de grande porte, emaranhados nas comunidades e criando poderes paralelos nos morros cariocas. Para enfrentar uma verdadeira guerra contra o tráfico, foi feito o popular Caveirão, blindado usado pelo BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para incursões em favelas.
 
Versão atual do Caveirão comporta até 20 políciais
O atual modelo passou a ser usado em 2008. Não é um carro comum. Montado sobre o chassi Ford 1722 o carro é feito especialmente para aguentar os mais diversos tipos de danos. Sua blindagem é de nível III, toda feita de chapas de aço balístico capaz de suportar disparos de armas com calibre .30 (metralhadoras de apoio a infantaria, capazes de derrubar aviões). Os vidros também são resistentes, com 56 milímetros de espessura e no meio deles há películas de substâncias bem resistentes, como polivinil butiral, policarbonato e poliuretano. Há ainda pestanas que podem ser baixadas par proteger o pára-brisas. Além disso, tem uma proteção especial em baixo do veículo capaz de resistir a explosões de granadas e minas.

Para que os pneus não se tornem alvos em potencial, já que a carroceria é praticamente impenetrável, eles também recebem um cuidado especial na hora da fabricação. Um anel de aço é instalado entre a roda e o pneu, permitindo uma fuga mesmo com ele furado.


Caveirão tem motor de 180 cv de potência e câmbio manual de seis marchas
O motivo de tanta proteção seria o terreno do Rio de Janeiro. Com as áreas dominadas pelo tráfico se situando nos morros, os bandidos acabam tendo a vantagem tática de conseguirem observar qualquer um que entra por baixo nas favelas. O Caveirão acaba não sendo um veículo de ataque, mas de proteção aos oficiais que tem o dever de entrar em áreas dominadas pelo tráfico.

Claro que o interesse da polícia não é apenas entrar na favela, mas cumprir a missão que foi dada. O modelo antigo do Caveirão (montada sobre um chassi Volkswagen) levava 11 policiais. O atual modelo carrega 20 oficiais e tem algumas características especiais. O motor de seis cilindros tem 180 cv de potência e é acoplado a um câmbio manual de seis marchas. Apesar de não possuir armamentos, como os blindados militares, o veículo do BOPE possui 20 seteiras (buracos protegidos por portinholas) onde é possível efetuar disparos. Ainda existe a torre, onde um oficial fica posicionado para proteger o veículo em caso de ataque.

Bllindadinho serve para patrulhas em áreas de risco
Os policiais dentro do modelo também recebem confortos para minimizar situações extremas. O modelo atual conta com ar condicionado e isolante térmico, para evitar o estresse excessivo, principalmente dentro de um veículo todo fechado sob o sol de 40 ºC do Rio de Janeiro.

O blindado vem ainda com uma série de equipamentos para serem usado em missões como pára-choques dianteiro e traseiro com porta-cambão utilizado em resgate, maca com protetor de pescoço, quatro extintores e sirene com megafone.
Claro que o modelo não está sendo vendido. Mas tem preço. O Caveirão atual é feito no Brasil e custou cerca de R$ 360 mil. Além do modelo antigo e do atual, há ainda uma versão compacta, o "blindadinho", usado para patrulhamento em vias e bairros com riscos de ataque aos policiais.

Moda plus size para festas

Sabemos que toda mulher é única. E que a valorização da sua beleza é subjetiva. Afinal, o principal vem de dentro. É atitude, é sentimento. Não é o fato de ser loira, morena, negra, baixinha ou cheinha que determina seu verdadeiro brilho.


O Blog do Melk, como um espaço dedicado a entender o que querem, pensam e desejam as mulheres, se empenha em trazer soluções para fazer seu dia a dia mais fácil e feliz – seja por meio de uma dica de moda, de matérias de relacionamento, de cuidados com os filhos ou sobre como gerenciar a carreira. Nossos objetivos são: proporcionar a troca de experiências, prover informação de qualidade, oferecer um espaço que você sinta e saiba que é seu. Para nossa equipe, você é única.


Como nossa missão é sempre atender vocês, fizemos uma nova matéria de roupas de festa plus size. Modelos, cores, tamanhos e preços que vão cair no gosto e no bolso da mulher genuinamente brasileira.

Veja a lista com dicas para que a mulher manequim plus size possa valorizar seus pontos fortes:


Cores: Atenção ao escolher cores, elas são capazes de produzir diversos efeitos. As mais escuras devem ficar na peça da região que quer disfarçar. Uma boa maneira de causar impacto com os mais variados tons é escolher uma base escura. Por exemplo, um vestido preto ou azul marinho pode ficar mais charmoso com um lenço vivo e mesmo um bolero mais colorido, com a cara do verão. Para as fãs dos looks monocromáticos, quando usamos cores parecidas vemos as roupas sem interrupção de tons, ou seja, mais longo.


Listras: A moda navy é uma graça e todo mundo quer usar. Mas quem está acima do peso deve tomar cuidado com ela. Dê preferência a listras verticais que, ao contrário das horizontais - mais comuns - alongam a silhueta. Qualquer detalhe na vertical é um grande aliado. Fileira de botões, chemises, decotes em "V", casacos abertos também valem


Decotes: Adoramos decotes! Eles valorizam o colo, alongam o pescoço e, claro, afinam a silhueta. Também são aliados de quem tem seios grandes, já que desvia a atenção do volume na região. Lembre-se de que pescoço e colo a mostra são "emagrecedores" porque alongam o tronco, mas nada de exageros!


Acessórios: Qualquer look já tem um up quando vem acompanhado de um acessório poderoso e as meninas plus size podem e devem investir neles. Braceletes e conjuntos com pulseirinhas, maxicolares, brincos, anéis, invista nos acessórios e não precisa se prender a joias. Bijuterias também fazem, muito, bonito.


Recortes: Corte império - aquele com a linha abaixo do busto - ou peças certas no corpo e mais compridinhas valorizam as curvas e alongam seu tronco, assim como as com cintura marcada chamam a atenção para a parte mais fina do tronco. Se você já está pensando que não usa regata com vergonha de mostrar uma ou outra gordurinha pode apostar naquelas que tem a altura maior e arremate com um bolerinho para disfarçar e, de quebra, ficar mais charmosa. Os cintos estão em alta, que tal apostar neles para valorizar a cintura?


Cintura: Vamos falar mais um pouquinho dela. A cintura marcada cria a sensação de pernas mais longas e, consequentemente, silhueta mais alongada.

Mulher simula sequestro para testar marido

A polícia espanhola prendeu uma mulher que simulou o próprio sequestro para ver se o marido pagaria o resgate. Segundo os policiais, ele recebeu por celular fotos da esposa com pés e mãos amarrados e em seguida uma mensagem de texto pedindo 20 mil euros (R$ 44 mil).


Outras mensagens se seguiram, sempre exigindo o pagamento do resgate e alertando que a polícia não deveria ser contactada. Mas o marido ignorou os pedidos e avisou a polícia, que passou a procurar o carro da suposta vítima.


O automóvel foi visto circulando por uma estrada na Costa Leste da Espanha, na província de Valência, e foi seguido até um centro comercial na cidade de Gandía. A motorista, que viajava sozinha e estava em perfeito estado de saúde, era a suposta vítima do sequestro.


Em um primeiro momento, ela teria dito aos policiais que havia sido libertada naquela manhã, mas depois mudou seu depoimento, admitindo haver simulado o próprio sequestro motivada pela "situação pessoal difícil que estava atravessando".

Da BBC

Estudo mostra que invernos estão mais frios porque faz mais calor

Apesar de parecer estranho, os inclementes invernos que assolam a Europa há dez anos estão relacionados, em grande parte, ao aquecimento climático, segundo estudo publicado no "Journal de Recherche Géophysique".


À primeira vista, o frio glacial que atinge a Europa parece pouco compatível com a alta média das temperaturas previstas para antes do fim do século, e que poderá alcançar um aumento de 5 ou 6 graus.


Para os céticos que alegam que a mudança climática não existe porque os invernos são cada vez mais frios, vários cientistas respondem que estas ondas de frio são um esfriamento temporário, parte do aquecimento global.


Um novo estudo, no entanto, vai mais longe e mostra que a alta dos termômetros é precisamente a origem destes invernos nevados e tão frios.


A causa seria o degelo da calota glacial ártica.


O aquecimento, duas ou três vezes superior à média global, provocou sua redução de 20% nestes últimos 30 anos. Esta calota pode, inclusive, desaparecer totalmente durante os meses de verão antes do fim do século.


Isso permitiu que a força radioativa do Sol fosse mais absorvida pelo mar do que refletida para o espaço pelo gelo e neve, acelerando o processo de aquecimento.


Isso afeta os sistemas de pressão, criando uma fonte maciça de calor durante os meses de inverno.


"Digamos que o oceano esteja a zero grau", explica à AFP Stefan Rahmstorf, especialista em clima do prestigiado Instituto Potsdam (Alemanha), que pesquisa o impacto das mudanças climáticas.


"O oceano está muito mais quente que o ar ambiente nesta zona polar no inverno. Há então um fluxo quente que sobe para a atmosfera, o que normalmente você não tem quando tudo está coberto de gelo. É uma mudança extraordinária", acrescenta.


O resultado, segundo o estudo publicado no início do mês no "Journal de Recherche Géophysique", é um sistema de altas pressões que empurra o ar polar no sentido anti-horário, na direção da Europa.


"Estas anomalias podem triplicar a probabilidade de haver invernos extremos na Europa e no norte da Ásia", indica o físico Vladimir Petujov, que coordenou o estudo.


Outras explicações para estes invernos atípicos, como uma baixa da atividade solar ou as mudanças na Corrente do Golfo, "tendem a exagerar os efeitos", acrescenta Petujov.


Além disso, o especialista destaca que no inverno glacial de 2005-2006, quando as temperaturas caíram 10 graus em relação às habituais na Sibéria, não foi constatada nenhuma anomalia na oscilação norte-atlântica, um fenômeno meteorológico sugerido como possível explicação desses invernos inclementes.


Os cientistas assinalam que estes invernos tão frios na Europa não refletem a tendência global constatada no planeta, já que 2010 deve ser um dos três anos mais quentes da história.


"Quando olho pela minha janela, vejo 30 cm de neve e o termômetro diz -14 graus", conta Rahmstorf, falando por telefone em Potsdam, e acrescenta: "Ao mesmo tempo, na Groenlândia, estamos acima de zero em dezembro".

Da AFP

domingo, 26 de dezembro de 2010

Corpo e Bem-estar

Fim ás Estrias
Prepare-se para o verão e dê um fim às estrias: conheça os tratamentos mais modernos


O verão se aproxima e com ele a insegurança que muitas mulheres sentem com a exposição do corpo. Afinal, tanto calor, sol e mar pedem uma dose de sombra, água fresca e, claro, um biquíni. Mas o que fazer com as estrias? Se você pensa em escondê-las atrás de um short ou se enrolando em uma canga, saiba que já existem alternativas bem mais modernas que essas. A tecnologia da estética evoluiu muito nos últimos anos e, hoje, são inúmeras as opções de tratamento para essas marquinhas que tanto preocupam a ala feminina.


A estria é uma pele morta, praticamente sem circulação e que perdeu a capacidade de produzir colágeno e fibras elásticas. "Ela surge quando há um rompimento dessas fibras, que pode acontecer num processo de emagrece-engorda, pelo uso de corticóide, durante o crescimento e a gestação, provocadas pelo estiramento do tecido por um longo período. A desnutrição e a falta de vitaminas também podem ocasioná-las", enumera Lurdinha Mattos, esteticista da Clínica e Spa Harmonya, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. "A melhor forma de prevenção é hidratar a pele e usar cremes que ajudam na produção de colágeno."

Considerado um dos recursos mais modernos no combate a essas vilãs do bem-estar, o Microroller é um aparelho que promove, ao longo da estria, uma série de micropunturas através de agulhas descartáveis com ponta de ouro. "Ao final do processo, o especialista injeta no local o que chamamos de ‘fatores de crescimento', mistura de várias substâncias capazes de estimular a renovação epidérmica e vascular. Ou seja, é produzida uma pele nova", explica Lurdinha. Infelizmente, esta maravilha ainda não chegou ao Brasil. Mas a boa notícia é que falta muito pouco para ele ser regularizado em território nacional.

Outro procedimento que vem sendo bastante utilizado é a intradermoterapia, que consiste em pequenas injeções de substâncias, como a vitamina C, associadas a anestésicos, para reduzir a ardência do tratamento. "Esta técnica pode ser usada contra a celulite e gordura localizada, além das estrias. A gente faz a aplicação de microdoses de medicamentos nas áreas atingidas, com o objetivo de dar à pele um aspecto uniforme", revela Karine Bezerra, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e dona da clínica de estética e spa Levitate.

Uma alternativa muito comum é a carboxiterapia: "Ela promove uma vasodilatação, aumenta o fluxo sanguíneo da hipoderme e melhora progressivamente a qualidade da pele, o contorno e reduz medidas. Este método é muito usado na Europa e Estados Unidos", conta Karine. "São pequenas injeções de gás carbônico de forma superficial na pele", completa Janaina Mello, fisioterapeuta da Clínica Vitée, que avalia que o resultado se dá em longo prazo. "Não existe a cura total e os sinais de que a marca está desaparecendo se dá aos poucos, mas no final a estria fica quase imperceptível. Por isso é necessário fazer mais de uma sessão. Normalmente já na primeira o paciente enxerga uma melhora de 60%", estima.

Escamação controlada da pele com aplicação de agentes químicos é o que propõe o peeling de ácido retinoico. "O procedimento renova a pele, diminui rugas, ameniza manchas e estrias também. Ele deixa a pele mais lisinha e com brilho, além de tratar a acne", conta Karine Bezerra. Segundo Lurdinha, o conceito aplicado é o de ação e reação: "A agressão que provocamos na pele estimula o organismo a realizar sua defesa, e o resultado é a elevação da produção de colágeno.


Além disso, o tratamento provoca a esfoliação, igualando o tom da pele e da estria". Existe também o peeling de cristal, que funciona por microdermoabrasão, ou seja, promove um estímulo para a reorganização dos tecidos da estria. "A pele se renova e recobra o aspecto saudável."

Já o laser fracionado produz uma queimação e retira a camada superficial da epiderme, eliminando aos poucos as estrias. "É necessária mais de uma aplicação, mas a quantidade certa varia de pessoa para pessoa", conta Janaina, da Clínica Vitée. A especialista do Levitate completa: "Temos o laser Fraxel e CO2. O primeiro também é indicado para a reparação da pele envelhecida e agredida pelo tempo, e o tratamento resulta em uma pele macia, de aparência mais jovem com textura e tônus melhorados. O CO2 é utilizado para remoção de lesões da pele, como verrugas, sinais altos e pintas indesejáveis. A cicatrização é bem rápida e é indicado também para eliminar rugas, cicatrizes de acne e estrias".

Alergia e gravidez são algumas contraindicações dos tratamentos. "Quando há alguma má cicatrização, também temos mais cuidado. Ao realizar um procedimento, é bom evitar o sol. No caso de aplicações em casa de fórmulas com ácido retinoico, evitar contato direto da área com outras pessoas, principalmente com crianças", alerta Karine.
 Antes de optar por qualquer método é preciso consultar um especialista. "A gente avalia a pele do cliente e indicamos o melhor procedimento e a quantidade de sessões. Temos que avaliar a cor da estria. As rosadas, que ainda são novas, são muito mais fáceis de atenuar. As brancas já precisam de mais sessões. Temos que entender que a estria é uma cicatriz e a gente não consegue eliminar uma cicatriz. O que a gente faz é melhorar a aparência. Torná-la do mesmo tom da pele", explica a esteticista da Harmonya.

Karine Bezerra faz coro com Lurdinha e diz que é impossível ficar totalmente livre dessas vilãs. "Em alguns casos a melhora é impressionante, mas costumo dizer que o mais importante é que sempre observamos melhora. A maioria dos meus pacientes fica feliz com o resultado", orgulha-se.

Este é o caso da estudante carioca Talita Ferreira, de 19 anos. Após passar insatisfatoriamente por algumas sessões de carboxiterapia, a estudante buscou ajuda na Levitate para suavizar suas estrias nos glúteos e no flanco. "Já fiz quatro sessões de intradermoterapia, associada ao peeling. Eu senti resultado logo nas primeiras sessões. É claro que não fica cem por cento, mas fica quase invisível e estou sentido muita diferença! O tratamento que estou fazendo realmente vale a pena e nem dói muito, é totalmente suportável", conta Talita.


Giulia Tavares, outra cliente da Levitate, também aprovou o resultado. "Eu só fiz duas sessões, mas já senti o efeito. Foi imediato! Já na segunda sessão eu via a estria começar a desaparecer. Como é um processo rápido e tem um ótimo resultado, vale a pena! Nunca havia feito nenhum outro tratamento. Antes eu ficava meio preocupada com a aparência das estrias, mas elas ficam muito disfarçadas. Agora eu estou grávida e tive que parar de fazer. Mas depois vou continuar!", promete a estudante de 22 anos.


A dermatologista Isabel Martinez explica que os homens também podem apresentar este rompimento de fibras elásticas, apesar de serem mais frequentes nas mulheres. "Elas estão mais propensas a desenvolvê-las por fatores hormonais. Mas os homens também apresentam estrias, principalmente os que fazem muita academia, que resulta em um estiramento da pele devido à musculação", diz.

por Nayara Marques

Saldão na Internet começa dia 20, com descontos de até 90%

– Aqueles que ainda não compraram os presentes de fim de ano podem esperar um pouco mais se quiserem economizar.


Isso porque o Saldão na Internet Especial de Natal antecipa as promoções para o dia 20 deste mês reunindo as principais redes varejistas do e-commerce que oferecerão produtos com descontos de até 90%.


Ao todo, devem ser movimentados R$ 20 milhões, o dobro do valor movimentado no Natal passado, quando R$ 10 milhões foram comercializados por cerca de 380 mil consumidores.


A partir do dia 20 será possível encontrar ofertas diárias no www.saldaonainternet.com.br e na virada do dia 24 para o dia 25 ocorrerão as grandes promoções. O término do Saldão está previsto para ocorrer entre os dias 10 e 15 de janeiro.


Ofertas


Espera-se que cerca de mil lojas virtuais participem do Saldão ofertando de flores a eletrodomésticos e eletroeletrônicos.


“Os consumidores do Saldão buscam boas oportunidades e os produtos com ofertas mais agressivas são os que mais vendem, sempre”, ressaltou, por meio de nota, o Gerente de Marketing da Braspag, empresa de soluções de pagamentos para e-commerce que criou o Saldão, Rennan Fortes.


Além das ofertas, os consumidores também poderão ganhar prêmios. “Nosso maior propagador será o próprio consumidor, que ganhará pontos por meio das indicações de novos usuários e que consumam no site. Os pontos valerão prêmios ao primeiro colocado”, afirma Fortes.


As informações sobre as ofertas e promoções do Saldão serão divulgadas no site da iniciativa.


E-commerce


O faturamento do comércio online deve superar os R$ 15 bilhões neste ano. Somente neste último trimestre espera-se um faturamento de R$ 3,3 bilhões.


Neste Natal, os consumidores gastarão 40% a mais em compras pela internet, segundo as previsões da camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico).


“Nas três semanas que antecedem o Natal, o varejo on-line vende o volume equivalente a oito semanas médias e o tíquete médio de 2009 foi R$ 346”, declarou o presidente da camara-e.net, Manuel Matos. Segundo ele, o Natal costuma representar 16% das vendas de todo o ano.


Assim como em 2009, os produtos de informática e eletrônicos devem ser destaque de vendas, seguidos por livros, CDs e DVDs. De acordo com Matos, os e-varejistas já estão se preparando para atender ao crescimento da demanda que ocorre nesta época do ano.

Celular 20 anos: o que mudou na vida do consumidor?

– Em um período de 20 anos, o celular no Brasil passou a ser mais do que um simples aparelho para se transformar em uma espécie de termômetro social.


Essa é o opinião do diretor da E-Net Security e autor do livro “Manual do Detetive Virtual”, Wanderson Castilho. No dia 30 de dezembro, o celular faz seu aniversário de chegada ao País.


“As pessoas te olham com outros olhos quando você tem um celular avançado. Os usuários passaram a ser medidos pelo aparelho que possuem”, diz Castilho.


Para o especialista, a principal mudança na vida do consumidor nesses últimos anos está na manutenção do chamado “status quo”. Ou seja, as pessoas compram celulares como identificação de poder, mesmo sem saber utilizá-los.


"Ir para uma reunião corporativa com um celular velho é o mesmo que você chegar com um terno rasgado e sujo", afirma o especialista.


Tecnologia


No entanto, as alterações não são apenas atribuídas às questões sociológicas. Tão importante quanto esses assuntos está a praticidade em resolver situações do cotidiano.


O avanço decorrente da tecnologia fez com que pessoas de qualquer lugar do mundo fechassem negócios instantaneamente, seja por e-mail ou mensagem de texto. Dessa forma, os usuários deixaram de ficar reféns do telefone fixo, no qual aguardavam horas ao seu lado esperando uma ligação.


“A troca de documentos, hoje em dia, pode ser feita através do celular, que pode ser usado como uma espécie de laptop. Suas funções nos permite mandar e-mail, procurar localizações, enfim, tudo o que precisamos”. Manter contato com amigos e familiares em qualquer lugar também foi outro ponto citado pelo especialista da E-Net Security.


Lados


Tudo o que é derivado da tecnologia parte da premissa do "bom" e do "ruim", e com o celular não poderia ser diferente. Além de mensagens de texto indevidas e propagandas, os gastos dos usuários com o telefone praticamente dobraram nesses anos em questão.


"No meu caso, por exemplo, minha conta telefônica quase quadruplicou por conta de baixar aplicativos, ligar para todos os cantos do País, ficar na Web e mandar torpedos. O celular virou um computador pessoal das pessoas", revela Castilho.


A falta de privacidade é outro problema que tira a paciência de muitos usuários. A outra pessoa do lado da linha, explica o especialista, sabe em que lugar você se encontra, por isso, não adianta mentir.


"São questões mais complexas do que imaginamos. Atualmente, levamos nossos aparelhos para todos os lugares, não passamos um minuto sem tê-los ao nosso lado. Com isso, podemos ser incomodados a todo instante, além de nos distrairmos a qualquer hora", diz.


Benefícios


O celular, entretanto, não é somente um "bicho de sete cabeças". Foi por meio dele que a vida do consumidor ficou mais fácil em termos de comunicação e serviços.


Em função da conectividade como um todo, os usuários podem se localizar pelos mapas, acessar e-mails, entrar na internet, facilitar a comunicação com o uso do SMS, entre outros benefícios importantes.


"Houve uma revolução nos meios de comunicação nos últimos anos e, com certeza, o celular foi um dos precursores disso tudo", conclui Castilho.

InfoMoney

Fifa inclui Neymar, Lucas e Philippe Coutinho em fórum sobre revelação

A poucos dias do final de 2010, a Fifa criou um fórum em seu site oficial para os internautas discutirem sobre as principais revelações do futebol no ano. Entre os jogadores selecionados há três brasileiros: Neymar (Santos), Lucas (São Paulo) e Philippe Coutinho (Inter de Milão).


A lista da Fifa inclui apenas atletas que nasceram depois de 31 de dezembro de 1990. Além dos brasileiros, o fórum destaca os nomes de Jano Ananidze (Geórgia), Sergio Araujo (Argentina), Khouma Babacar (Senegal), Sergio Canales (Espanha), Luc Castaignos (Holanda), Christian Eriksen (Dinamarca), Mario Gotze (Alemanha), Eden Hazard (Bélgica), Markus Henriksen (Noruega), Gael Kakuta (França), Erik Lamela (Argentina), Romelu Lukaku (Bélgica), Iker Muniain (Espanha), João Reis (Portugal), James Rodriguez (Colômbia), Jack Rodwell (Inglaterra), Xherdan Shaqiri (Suíça), Son Heung-Min (Coreia do Sul), Yannis Tafer (França) e Jack Wilshere (Inglaterra).


Neymar, Lucas e Philippe estão convocados pelo técnico Ney Franco para a disputa do Sul-Americano Sub-20 em janeiro de 2011, torneio que vale duas vagas nos Jogos Olímpicos de Londres. A equipe se reapresenta neste domingo, mas sem o jovem do Inter de Milão, que só chegará à Granja Comary em 3 de janeiro.

enquete da fifa sobre revelação com neymar
Neymar com destaque no site da Fifa em eleição sobre revelações do ano (Foto: fifa.com)

Chupar laranja é melhor que tomar cápsula de vitamina C, defendem cientistas

Cientistas do setor alimentício identificaram que chupar uma laranja é muito melhor do que simplesmente tomar vitamina C e outras pílulas. A informação foi publicada no site do jornal britânico "The Telegraph".

Cientistas defendem que consumir laranja é mais benéfico do que tomar vitamina C e outras pílulas
Cientistas defendem que consumir laranja é mais
 benéfico do que tomar vitamina C e outras pílulas
A combinação única de antioxidantes da fruta trabalham com mais eficiência juntas do que separadamente, segundo os pesquisadores da Universidade Brigham Young, em Utah.

Os antioxidantes retardam o envelhecimento das células, protegem contra o câncer e ajudam a prevenir doenças do coração, embora a última evidência seja contestada.

De acordo com Tory Parker, professor de nutrição e ciência dos alimentos, "há algo relacionado à ingestão de uma laranja que é melhor do que tomar uma cápsula de vitamina C, e é isso que estamos tentando descobrir. Nós pensamos que é a mistura de antioxidantes exclusiva da fruta que a torna tão boa."