Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Frente parlamentar discute propostas de combate ao crack


A Frente ParlamentarÉ uma associação suprapartidária de pelo menos 1/3 dos integrantes do Poder Legislativo Federal destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Toda frente tem um representante oficial. As frentes podem utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa, não impliquem contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas.   Mista de Combate ao Crack recebe na quarta-feira (5) o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em audiência pública para discutir e apoiar propostas emergenciais que impeçam o crescimento do uso do crack no Brasil.

O evento marca o lançamento da frente, criada para discutir a situação de uma das drogas mais perigosas da atualidade — que causa fortíssima e rápida dependência física. Segundo o coordenador da frente, deputado Fábio Faria (PMN-RN), durante os trabalhos do grupo serão ouvidos ex-viciados e médicos especialistas, e se tentará conhecer o que vem sendo realizado pelo Poder Público e por grupos voluntários no sentido de combater o uso do crack.

Segundo o deputado, é preciso investir em pesquisas para identificar as reais dimensões da droga e do seu uso, alertando a sociedade sobre os riscos. “A prevenção, a educação e a informação são sempre melhores, mais eficientes e baratas do que a repressão ou o tratamento médico”, afirma Faria.
Convidados

Além do ministro, na audiência desta quarta-feira serão ouvidos:
- a pediatra Gabriela Cunha, pesquisadora dos efeitos do crack em filhos de usuárias no Rio Grande do Sul;

- o psiquiatra especialista em tratamentos com dependentes químicos Pablo Roig;

- o vice-presidente do Grupo RBS, que realiza a campanha “Crack, Nem Pensar”, Tonet Camargo;

- a coordenadora do projeto “Jovem Pan pela Vida Contra as Drogas”, Izilda Alves;

- Murilo Vieira do Amaral Filho, diretor de uma clínica de reabilitação de dependentes no Rio Grande do Norte;

- e representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

A reunião está prevista para acontecer às 14h30, no plenário 4.
Reunião técnica

Ao meio-dia, também no auditório Freitas Nobre, a comissão externa criada para analisar a política antidrogas realiza reunião técnica para discutir ações de combate à droga com representantes dos ministérios da Saúde, da Educação, da Justiça e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário: