Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Psicóloga ensina como identificar sinais de violência contra crianças e adolescentes

Reprodução/TV Globo
Cláudia Affonso - Psicóloga
A atenção do professor é muito importante no combate à violência contra o menor; mas toda a sociedade pode ajudar denunciado casos suspeitos

Muitas crianças e adolescentes sofrem violência dentro de casa. De acordo com a polícia, os agressores podem ser parentes próximos, que abusam da autoridade quem têm. Na maioria dos casos, as vítimas não se sentem fortes o bastante para falar sobre as humilhações que enfrentam - se refugiam no silêncio e levam as marcas desses maus tratos para a vida adulta.

Quem sabe de uma situação como essa não pode se calar. Vizinhos, professores e médicos podem ajudar a esses jovens, através das denúncias. Segundo a psicóloga Cláudia Affonso (foto) é possível identificar as vítimas de violência doméstica pelos sinais que elas apresentam.

“A criança saudável está sempre disposta, brincando, disponível para atividades... Quando essas coisas começam a ficar opacas, a criança não está do jeito costumeiro, é hora de ficar atento”, diz.

Um dos pontos mais fáceis de ser notificado é a queda no rendimento escolar. “As notas, um recolhimento, ou apresentar alguns sintomas físicos, como mal estar, dor de cabeça que não passa, vai ao médico e ninguém identifica... É hora de ver o que é isso. Porque dor tem causa”, afirma.

De acordo com a psicóloga, é comum associar violência contra crianças e adolescentes a crimes sexuais. Mas existe a violência física e psicológica. “São algumas maneiras de tirar o direito do menor, que é mais frágil”.

Para Cláudia Affonso, todos devem ter a missão social de proteger o menor. Na escola, por exemplo, o cuidado do professor é muito importante no combate à violência contra crianças e adolescentes.

“Se ele [o professor] começa a conversar com a criança e ela se fecha, é um sintoma clássico. Ficar retraída, se fechar, por medo de contar o que aconteceu em casa. Então busque o contato com os pais. Não conseguindo esse contato, se o pai se recusar, a escola tem que ver, tem direito a fazer uma visita.

Para denunciar casos de agressão contra menores, basta ligar para o Disque-Denúncia, no telefone (81) 3421-9595, ou no 100. O anonimato é garantido. E Para buscar apoio a vítimas de maus-tratos, o telefone do Centro Dom Hélder Câmara de Estudos de Ação Social (Cendhec) é o (81) 3227-7122.

As denúncias sobre crianças e adolescentes em situação de risco também podem ser feitas ao Ministério Público de Pernambuco (www.mp.pe.gov.br). A Central de Denúncia do MPPE recebe ligações gratuitas, através do serviço 0800 281 9455, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: