Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sábado, 22 de junho de 2019

O que é Whey Protein? Quais suas funções no organismo?

Acredite se quiser, mas ainda hoje muitas pessoas acreditam que este suplemento é "bomba". Se você é uma delas ou apenas quer aprender o que é, vou te explicar de uma maneira simples e direta!

Whey Protein
O que é e para que serve?

Whey Protein nada mais é que a proteína extraída do soro do leite. Obtida no momento da fabricação do queijo, essa proteína contém alto valor biológico, ou seja, terá uma melhor absorção pelo corpo, uma eficiência maior. Sua função é auxiliar o usuário a atingir sua meta de proteínas, por isso é tão usado por praticantes de musculação, já que estes necessitam de uma quantidade maior de proteínas para conseguir gerar hipertrofia, que nada mais é que o ganho de massa muscular. No entanto, o suplemento também é usado por outros tipos de atletas, idosos, e pessoas com déficit na ingestão de proteínas.

Entenda que ninguém é obrigado a consumir o Whey. Seu consumo não é necessário se uma pessoa atingiu suas metas diárias de proteínas. Isso que faz ele ser um suplemento alimentar, pois ele apenas facilita uma tarefa, dando um suporte. Por exemplo, se um indivíduo necessita de 150 gramas diárias de proteína,e só ingeriu 120, ele pode facilmente ingerir essas 30 gramas de proteína por meio do Whey.

Tipos de Whey

Existem 3 tipos de Whey, cada um com suas características. Veja:

Whey Protein concentrado- É o tipo de whey mais comum, consequentemente mais barato, que apresenta maior quantidade de carboidratos e gorduras em suas porções. Para quem tem restrições, não é recomendado.

Whey Protein isolado- O contrário do anterior, é o suplemento que contém a proteína pura em suas porções, com quantidades quase que insignificativas dos outros macronutrientes. É utilizado em dietas mais restritas, com baixa ingestão de gordura e carboidrato.

Whey Protein hidrolisado- É a proteína que passa pelo processo de hidrólise, ou seja, quebra da proteína em partículas menores, facilitando e agilizando a absorção. Este tipo e o isolado custam mais caro que o concentrado, devido à quantidade de processos sofridos por ambos.

Vale lembrar

Horário
Não há um horário certo para o uso. Porém, após o treino (onde há uma necessidade grande de proteínas, e com melhor absorção. Mas você pode substituir por 100 g de peito de frango por exemplo), antes de dormir (utilizando os aminoácidos para a melhor regeneração muscular durante o sono) ou simplesmente em refeições em que a quantidade de proteínas é baixa, para facilitar a atingir a recomendação diária, são horários melhores. Porém, como já foi dito, não é de lei ser o suplemento, você pode utilizar outra fonte de proteína.

Não é só tomar Whey, ou bater a meta de proteínas, que vai fazer o músculo crescer 
 A hipertrofia ocorre com as intensas micro-lesões causadas no treino. Após isso, o músculo se regenera, ganhando mais volume e também força, uma forma de adaptação para lidar com a alta intensidade no treino. A proteína é importante na reconstruir o músculo, promovendo assim a regeneração e hipertrofia. Não é só fazer um ou outro. Para conseguir hipertrofia, é necessária uma dieta de qualidade, rica em proteínas, um treino intenso, promovendo as micro-lesões musculares, e um descanso adequado, onde há uma boa regeneração muscular.

Não exagere
Não tome várias doses de Whey no dia. Já sabemos que nada em excesso é bom. E é importante variar a fonte de proteínas, pois cada uma tem sua composição. Utilize mais o frango, carne magra, filé de peixe, ovo e outas boas fontes em sua dieta, sempre é bom dar uma variada. 
A história de que Whey prejudica os rins é um mito. Mas claro, na dosagem certa. Também é preciso ter mais atenção se você já tem problemas renais e histórico na família.

ANTES DE INSERIR QUALQUER SUPLEMENTO, CONSULTE UM NUTRICIONISTA. LEMBRE-SE QUE CADA PESSOA TEM SUAS CARACTERÍSTICAS, E O QUE É INDICADO PARA UM, PODE SER TOTALMENTE DIFERENTE PARA VOCÊ !!!

Nenhum comentário: