Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Fundador do Megaupload deve permanecer preso pelo menos até 22 de fevereiro

Juiz disse que há risco de o empresário fugir durante investigações


Kim Schmitz, fundador do site Megaupload, detido em Nova Zelândia a pedido do FBI que o acusa de pirataria em massa, permanecerá na prisão até o próximo exame do pedido de extradição dos Estados Unidos, em 22 de fevereiro, decidiu nesta quarta-feira (25) a Justiça neozelandesa.

Um juiz neozelandês rejeitou hoje o pedido de libertação sob fiança de Kim Schmitz, o Kim Dotcom, um alemão de 38 anos detido na última sexta-feira (20) com outros três chefes do Megaupload.

O juiz David McNaughton explicou o motivo para que mantivesse o fundador na prisão.

- Graças à determinação e aos recursos financeiros [de Schmitz], existe um certo risco de que fuja.

Só em 2010, Kim Schmitz teria ganhado US$ 42 milhões graças a suas atividades na internet, segundo as autoridades americanas.

O imponente empresário apareceu em plena forma na saída do tribunal, saudando seus admiradores que se reuniram do lado de fora.

A promotoria neozelandesa se opunha que fosse colocado em liberdade, argumentando que a polícia encontrou em sua casa passaportes e cartões de crédito com diferentes nomes.

Também recordou que no passado ele já havia fugido para a Tailândia para escapar da justiça alemã, que o procurava por outro caso. A Alemanha não extradita seus cidadãos para os Estados Unidos.

A defesa, por meio do advogado Paul Davidson, alegou que Kim Schmitz não tinha a intenção de escapar e que desejava permanecer na Nova Zelândia junto com a esposa, que está grávida.

- Todos seus bens foram congelados, e todos seus recursos confiscados. Vive aqui com a esposa e a família. Não tem nenhuma intenção de abandonar a Nova Zelândia.

Ele disse que apresentará um recurso de apelação.

A Justiça americana dispõe de 45 dias para apresentar o pedido de extradição de Schmitz e seus três associados detidos com ele, mas o procedimento poderá levar meses, o tempo em que a justiça deverá se pronunciar sobre o caráter criminoso ou não do caso Megaupload.

O site Megaupload, que afirmava reunir a cada dia 50 milhões de utilizadores e representar 4% da rede internet, foi fechado na última quinta-feira (19) por decisão da Justiça americana.

R7

Nenhum comentário: