Diagnóstico precoce
Quanto mais cedo um câncer for detectado, melhor. Isso acontece porque o tumor maligno tende a aumentar de tamanho, se espalhando por outros tecidos. No caso da próstata, pode atingir órgãos próximos como bexiga, vesículas seminais, reto e se espalhar pelo organismo, danificando outros órgãos. Em estágio inicial, é mais fácil conter a propagação e eliminar o foco cancerígeno. Por isso, não se deve esperar que os sintomas apareçam para procurar um urologista.
Sintomas
Dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser sinais de um câncer de próstata. No entanto, a maioria deles não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.
Prevenção
Prevenir o aparecimento do tumor é uma segura forma de evitar complicações futuras.
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção do câncer de próstata. Além disso, alguns médicos recomendam a realização do exame de toque retal a todos os homens acima de 45 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 40 anos.
O câncer pode ainda ser detectado através da dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame sanguíneo, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.
Fonte: MinhaVida - Por: Danilo Sala
Nenhum comentário:
Postar um comentário