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terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lançamento do sanduíche McItaly causa polêmica na Itália




Um novo sanduíche lançado pela rede de fast-food McDonald's na tália está provocando uma polêmica sobre a tradição culinária do país.

O McItaly, um hambúrguer de carne 100% italiana, acompanhado de alface, creme de alcachofras e queijo asiago, irritou os críticos gastronômicos, que defendem que o produto não tem nada a ver com a cozinha italiana.

"O hambúrguer não pertence à cultura italiana, é algo importado do Reino Unido e dos Estados Unidos", reclamou, em entrevista à BBC, o crítico Emiliano Mei.

Mas a novidade ganhou o apoio do governo do país, e o próprio ministro italiano da Agricultura, Luca Zaia, está indo a várias lanchonetes da rede para promover o sanduíche.

"Não é todo mundo que tem o privilégio e tempo para poder frequentar restaurantes cinco estrelas. E muitos jovens estão preferindo esse tipo de lanche rápido e saudável", explicou Zaia à BBC.

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O McDonald's se defende das acusações de estar "destruindo" a imagem da Itália. "Acho que fizemos a coisa certa pois estamos ajudando os italianos a conhecer melhor a alta qualidade dos ingredientes de seu país", disse Paolo Mereghetti, representante da rede norte-americana na Itália.
Inicialmente, a clientela estranhou o McItaly, mas a polêmica parece ter se transformado em publicidade gratuita para o McDonald's: a rede diz estar vendendo 100 mil unidades do novo sanduíche por dia em todo o país.

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