Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 26 de março de 2010

Oposição desarticulada?

Por diversas vezes li na imprensa que a oposição estaria desarticulada para o pleito de outubro. De fato, quem está na oposição, tem dificuldades para construir alternativas e caminhos que levem a vitória. Porém, por diversas vezes isso já ocorreu, e o 'azarão' acabou vencendo a eleição.Aconteceu isso em 2000 quando João Paulo venceu o 'imbatível' Roberto Magalhães numa eleição histórica.

Em 2004, o próprio João Paulo não vinha passando por um bom momento, Cadoca disputou pela base do então Governador Jarbas Vasconcelos e conseguiu perder a eleição que surgia como favorito.

Em 2006 foi o caso mais emblemático, Mendonça Filho (DEM) havia assumido o Governo em abril e disputou a reeleição com o apoio de Jarbas Vasconcelos (PMDB), então governador e extremamente bem avaliado. Como se não bastasse, seus adversários, Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT) estavam pra lá de desgastados, o primeiro por conta do escândalo dos precatórios, o segundo pelo então recente escândalo dos vampiros e das sanguessugas.

Mesmo assim, Mendonça Filho não conseguiu vencer a eleição no primeiro turno, Eduardo Campos conseguiu ir ao segundo turno contra o então Governador e venceu com uma votação consagradora.

Em 2008, João Paulo (PT) bem avaliado, indicou João da Costa para ser seu candidato a Prefeito, muitos diziam que o Ex-Prefeito havia cometido um erro de lançar o seu Secretário de Planejamento Participativo e que seu candidato perderia para Mendonça Filho, Cadoca e Raul Henry. Resultado: João da Costa foi eleito no primeiro turno, mesmo depois de ter seu registro cassado por uso da máquina pública.

Esses casos acima demonstram que as chances de Jarbas Vasconcelos são relativamente consideráveis, Jarbas foi Governador por duas vezes, saiu bem avaliado e foi eleito com esmagadora votação para o Senado da República. Tem um lastro muito grande na sociedade e é um político com uma história considerável. A entrada de Jarbas na eleição para o Governo de Pernambuco mostra que será um grande embate entre o socialista Eduardo Campos e o Senador peemedebista.

 Por Edmar Lyra

Nenhum comentário: