Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 3 de março de 2010

Uso prolongado de maconha pode dobrar risco de psicose, diz estudo

Chances de desenvolver são maiores em quem fuma há seis anos ou mais.
Cerca de 190 milhões de pessoas no mundo são usuários da droga.

Jovens que fumam cannabis ou maconha por seis anos têm o dobro da probabilidade de sofrer episódios psicóticos, alucinações ou delírios do que pessoas que nunca usaram a droga, informaram cientistas nesta segunda-feira (1º).
As descobertas fortalecem uma pesquisa anterior que relacionam psicose à droga – particularmente em sua forma mais potente, o skunk – e suscitará maiores debates sobre o nível de controle de seu uso.
Apesar de leis que a proíbem, cerca de 190 milhões de pessoas no mundo são usuário de maconha, segundo estimativas das Nações Unidas, o que equivale a 4 por cento da população adulta.
John McGrath, do Instituto Neurológico de Queensland, na Austrália, estudou mais de 3.801 homens e mulheres nascidos entre 1981 e 1984 e os acompanhou após 21 anos para perguntar-lhes sobre seu uso de maconha, avaliando os pacientes para episódios psicóticos. Cerca de 18 por cento relataram uso de maconha durante três anos ou menos, 16 por cento de quatro a cinco anos e 14 por cento durante seis ou mais anos.
“Comparados aos que nunca haviam usado cannabis, jovens adultos que tinham seis ou mais anos desde o primeiro uso de maconha tinham duas vezes mais chances de desenvolverem psicose não-afetiva (como esquizofrenia)”, disse McGrath em um estudo publicado na revista de psiquiatria Archives of General Psychiatry.
Tinham também quatro vezes maior probabilidade de obterem resultados altos nos testes de delírio, relatou, e um chamado relacionamento “resposta-dosagem” mostrava que quanto maior o tempo desde o primeiro uso de cannabis, mais alto o risco de sintomas relacionados à psicose.
Skunk
Um estudo realizado por um cientista britânico no ano passado sugeria que a maioria das pessoas que fumam skunk, forma potente de cannabis, tem sete vezes mais chances de desenvolver doenças psicóticas como esquizofrenia dos que pessoas que fumam “haxixe” ou resina de cannabis.
Estudos anteriores também sugeriam que fumar maconha poderia dobrar o risco de desenvolver psicose, mas a recente pesquisa britânica foi a primeira a observar especificamente os efeitos do skunk.
O skunk tem maiores quantidades do ingrediente psicoativo THC que pode produzir sintomas psicóticos como alucinações, delírios e paranóia.
Da Reuters

Nenhum comentário: