Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cada criança deve superar o édipo para acessar a sexualidade adulta

A ideia de "Édipo" empregado por Freud praticamente conquistou o status de gíria popular, sempre que alguém arranja um namorado(a) com algumas semelhanças inegáveis com os pais.  

Ideia fundamenta outras teorias essenciais da psicanálise
Ideia fundamenta outras
teorias essenciais da psicanálise
 A brincadeira não está errada conceitualmente dizendo, mas quem se interessar em descobrir um pouco mais sobre a história desse importante fundamento da psicanálise, pode obter informações de maneira simples no livro "Édipo", escrito pela psicanalista Teresinha Costa para a coleção Passo-a-Passo, da Zahar.

"Freud afirmava a universalidade dos desejos edipianos, dizendo que cada criança deve realizar um caminho para superar o complexo de Édipo e ter acesso à sexualidade adulta", provoca a autora.

Em um texto bem equilibrado e conciso, a profissional mostra a influência do mito de Sófocles ("Édipo Rei") no pensamento de Freud, e apresentar as primeiras noções a respeito do desejo sexual infantil e seu desdobramento com outros pensadores, como Melanie Klein e Jacques Lacan.

"O que Freud demonstra é que o desenvolvimento da criança está marcado por uma sucessão de momentos em que ela erogeneiza diferentes áreas do corpo, denominados fases ou estádios do desenvolvimento sexual. Cada estádio implica um modo de relação com o objeto", explica a autora, se referindo às fases oral, anal, fálica e o período de latência, e que detalha uma a uma posteriormente.
 
"A Virgem Amamentando o Menino e São João Batista Criança em Adoração" (1500-1520)
"A Virgem Amamentando
o Menino e São João Batista
 Criança em Adoração"
(1500-1520)
O complexo de Édipo surge entre essas fases, e diz respeito ao amor egoísta da criança à mãe, mas que em meninos e meninas toma caminhos diferentes. A partir dessa pontuação, a psicanalista escreve sobre a formação da neurose e o medo simbólico e imaginário da castração dos meninos. O desenrolar desta última instância provoca a angústia da criança, que se vê pressionada a escolher entre o amor da mãe e o amor próprio.

No livro "Édipo", o leitor pode entender como ocorre e quais as consequências dessas escolhas para o desenvolvimento da sexualidade adulta.

*
"Édipo"
Autora: Teresinha Costa
Editora: Zahar
Páginas: 88
Quanto: R$ 13,60 (preço promocional)
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário: