Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gengivas bem cuidadas, coração saudável

EFE

As pessoas que sofrem de doenças de gengivas são mais propensas a ter problemas cardíacos. Embora a cardiologia e a periodontia sejam áreas divergentes, elas têm muitos fatores em comum.

Uma higiene bucal deficiente pode acarretar graves problemas para a saúde. Segundo os especialistas, as patologias que afetam as gengivas aumentam o risco de doenças coronárias.

"Sabemos que as pessoas que têm doenças periodontais têm mais probabilidade de ter problemas cardiovasculares", afirma Eduardo de Teresa, chefe do serviço de cardiologia do Hospital Virgen de la Victoria, em Málaga (Espanha). Mas, segundo ele, isto não quer dizer "que uma doença produza a outra".

No entanto, existem "estudos que demonstram que, tratando a doença periodontal, podemos melhorar certos aspectos que são importantes no desenvolvimento da doença coronária", destaca o cardiologista.

Ele explica que as doenças de gengivas estão relacionadas com diferentes de patologias cardíacas. Ente elas, se encontram "a doença coronária crônica, a angina de peito e o infarto do miocárdio".

Além disso, problemas periodontais se vinculam a doenças cerebrovasculares. "Tratam-se de afecções que acarretam graves problemas como tromboses e hemorragias", afirma o médico.

"Além disso, está comprovada a associação entre afecções periodontais e a doença arterial periférica. Este tipo de patologia gera problemas de irrigação sanguínea nas pernas, o que ocasiona dor e dificuldade para caminhar", explica.

Segundo ele, um dos elementos que as doenças periodontais e cardiovasculares têm em comum é a inflamação.

Gengivite e periodontite

"A doença periodontal é o processo inflamatório que provoca a destruição dos tecidos de suporte do dente", afirma o dentista Blas Noguerol, ex-presidente da Sociedade Espanhola de Periodontia e Osseointegração (Sepa).

Trata-se de "uma doença infecciosa, produzida por diferentes tipos de bactérias", ressalta Noguerol.

"A doença periodontal tem diferentes graus, dos quais o mais leve é a gengivite. Esta é uma patologia "reversível" que pode ser tratada com uma boa higiene bucal e limpezas feitas no consultório do dentista", explica Noguerol.

"A gengivites afetam apenas a gengiva", diz o dentista. Esta afecção se caracteriza pelo sangramento da gengiva e pela sensibilidade quando se ingere alimentos ou líquidos muito frios ou muito quentes.

Sem o tratamento adequado, a gengivite pode avançar até se transformar em uma periodontite. "Nesta etapa, as bactérias presentes nas gengivas atacam tecidos mais profundos como o ligamento periodontal e o osso alveolar", destaca Noguerol.

Segundo ele, a periodontite é um processo "irreversível", e nela os dentes podem mudar de posição. Além disso, se produz um avermelhamento na gengiva, que pode até provocar pus.

"Os fumantes devem ter ainda mais cuidado, pois, quando têm gengivite, suas gengivas não sangram. Neles estes problemas são disgnosticados mais tarde", ressalta Noguerol.

Por Purificación León
Da EFE

Nenhum comentário: