Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também!
Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um brinquedo novo, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos!
Você sabe o que é o Ministério da Saúde?
O Ministério da Saúde foi instituído em 1953. É um órgão do Governo responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Deve oferecer confições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzir as enfermidades, controlar doenças e melhorar a vigilância à saúde, dando assim mais qualidade de vida aos brasileiros.
Veja alguns Especiais relacionados:
•Higiene bucal
Você sabe o que é Higiene Bucal?
A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca. A higiene bucal ajuda a deixar os dentes saudáveis. Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Confira os três principais orientações para a Saúde Bucal:
1 - Escove os dentes 3 vezes ao dia: A escova de dente é o principal instrumentopara uma boa higiene bucal. O correto é escovar os dentes sempre após as refeições, durante no mínimo 2 minutos em um local com boa iluminação e sempre de frente a um espelho.
2 - Use Fio Dental: O Fio Dental remove a placa bacteriana e os restos de alimentos das áreas onde a escova dental não alcança, como por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes, evitando o aparecimento de cáries e doenças gengivais.
3 - Visite o dentista regularmente: As visitas ao dentista são revisões do estado da higiene dos dentes. Ajudam a manter os dentes mais limpos, mais saudáveis e também ajudam a evitar o desenvolvimento de problemas que podem chegar a causar dor, como cáries.
A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorida de se cuidar da saúde bucal. Com esses cuidados básicos da higiene bucal evita-se o tratamento de problemas que se tornariam graves, como cáries gengivites e outras doenças.
•Higiene
Você sabe o que é higiene?
Como é gostoso ficar limpinho! Tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos, pentear o cabelo, cortar as unhas. Tudo isso nos deixa mais bonitos e saudáveis!
Para manter os dentes brancos e fortes, não deixe de escovar os dentes depois das refeições, ao acordar e antes de dormir. Passar o fio dental também é muito importante para tirar os restinhos de comida que ficam entre os dentes.
Lavar as mãos é um ótimo hábito, principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro. Nossas mãos nunca param quietas e estão sempre pegando em alguma coisa, que muitas vezes podem estar sujas e cobertas de micróbios.
Micróbios! Sabe o que é isso? São bichinhos tão pequenininhos que não vemos, mas que são responsáveis por muitas doenças, desde uma gripe até outras muito mais graves. Por isso lave bem as mãos sem enganação, não esqueça de usar sabão!
Tomar banho pode ser uma grande brincadeira como banho de mar, banho de rio, banho de mangueira. Mas importante mesmo é tomar banho todos os dias não esquecendo de lavar bem as orelhas, os pés e o cabelo com bastante sabão e xampu. Não há nada mais gostoso que tomar banho e dormir cheiroso!
•Alimentação Saudável
NUTRIÇÃO
Você sabe quais são os principais grupos de alimentos?
Os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.
Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:
1. Alimentos energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão, açúcar, mel e doces.
2. Alimentos construtores: ricos em proteína, ferro e cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe, frango.
3. Alimentos reguladores: Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.
Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.
Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer de citar a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo.
· Vitaminas
· Sais Minerais
· Alimentação Saudável
· Pirâmide alimentar
· Nutricionista
•Esqueletos e Músculos
Igual maria-mole!
Imagine um boneco de pano que não consegue ficar em pé sozinho. Pois é assim que nós seríamos se não fosse o esqueleto!
Ele representa o conjunto de ossos do nosso corpo e dos animais vertebrados que, para ser eficiente precisa ter muitos ossos e de vários formatos.
Para você ter uma idéia, um adulto tem aproximadamente 206 ossos para sustentar o corpo e para cada movimento que realizamos um grupo de ossos entra em ação. A criança tem um número maior porque, como está em crescimento, existem alguns ossos que ainda não se uniram.
Alimento para os ossos...
Como você já deve ter percebido os ossos são muito duros. Isso porque são formados por cálcio, um sal mineral que normalmente encontramos em alimentos como o leite e seus derivados. Assim, quando sua mãe insistir para você tomar leite, não resista, porque ele realmente faz com que você fique forte!
Companheiros inseparáveis!
Mas, os ossos nunca estão sozinhos. Eles precisam dos músculos para realizar os movimentos. Os músculos são formados por feixes de fibras muito resistentes, com capacidade de contração e por isso conseguem movimentar o esqueleto.
Os músculos que estão ligados ao esqueleto são os músculos esqueléticos, mas também há os músculos que controlam o funcionamento de órgãos como o pulmão. Esses músculos não têm fibras por isso são chamados de músculos lisos. Há também um tipo de músculo específico para o coração, resistente o bastante para provocar seu batimento - é o músculo cardíaco.
Curiosidade: O osso mais cumprido do corpo é o fêmur, que é o osso da coxa. Numa pessoa de 1,80 metro, esse osso tem cerca de 50 centímetros.
•Sistema Digestório
A viagem dos alimentos pelo corpo humano é muito interessante e já começa pela boca!
A comida é triturada pelos dentes e, com a ajuda da língua, se mistura com a saliva. Cada dente tem uma função na hora de esmigalhar os alimentos:
a. Os dentes caninos servem para despedaçar
b. Os molares servem para triturar e mastigar
c. Os incisivos servem para cortar
Quando a comida já está bem triturada, ela vira uma massa que é chamada de “bolo alimentar”, nessa etapa ela já está pronta para a deglutição. Então, entra no tubo do esôfago (que mede aproximadamente 25cm)e com o auxílio de músculos, o bolo alimentar é empurrador até o estômago.
Chegando no estômago - um saco muscular em forma de “J” – o bolo alimentar permanece por 3 a 4 horas, enquanto os carboidratos, proteínas e gorduras são quebradas pelas enzimas do suco gástrico.
Quando está suficientemente líquido, passa a se chamar “quimo” e vai para o intestino delgado, onde recebe fluídos do pâncreas e da visícula biliar para finalizar a digestão. E em seguida é absorvido pela corrente sanguínea.
Tudo o que não foi aproveitado na digestão, segue para um outro tubo, o intestino grosso, onde se acumulam para serem expulsas para o exterior do corpo.
Você sabia?
· Além dos alimentos, a garganta também transporta o ar. Qualquer alimento que vá para o canal do ar acaba provocando um engasgo!
· Se pudessemos esticar os intestinos, eles ficariam um tubo com 6 metros de comprimento?
· Na saída do estômago há um anel muscular que segura o alimento, fechando como um elástico. Ele só abre quando a comida já está suficientemente líquida.
· Vomitar é a maneira que o sistema digestivo encontrou para se livrar das toxinas que irritam o estômago!
•Sistema Respiratório
A incrível viagem do ar!
É pelo nosso nariz que o oxigênio embarca na aventura da respiração. Os pêlos de dentro do nariz servem como filtro, seguram as sujeirinhas que podem estar no ar.
Depois de passar pela barreira de pêlos, o oxigênio começa a grande viagem. Passa pela laringe e depois por um longo túnel, a traquéia. Entra nos brônquios, que são os canais que dão acesso aos pulmões!
E assim o pulmão se enche de ar... nosso corpo está inspirando.
Ao entrar no pulmão, o oxigênio vai até os alvéolos, que parecem uvinhas. Lá dentro, troca de lugar com o gás carbônico.
Em seguida o oxigênio segue viagem de carona nas hemáceas, ou glóbulos de sangue que parecem com bóias vermelhas descendo um rio!
E o gás carbônico? Faz o caminho de volta! Sobe todo o caminho passando pelos brônquios, traquéia, laringe...
Até sair do nosso corpo pelo nariz outra vez!
E o pulmão se esvazia... é a expiração.
Toda essa viagem ocorre em menos de 5 segundos e sem parar, sabia?
Incrível!
Curiosidade: Porque espirramos?
O espirro é uma forma que nosso corpo encontra para se proteger. Quando alguma sujerinha invade nosso nariz... atchin! O ar sai em grande quantidade e com muita força, capaz de expulsar a sujeirinha!
•Audição e Visão
Audição
Ouvir música, assistir a uma aula, ouvir o apito do juiz no jogo de futebol, nossos ouvidos estão sempre alertas para o mundo...
Pode parecer muito simples, mas a audição é um mecanismo complexo, que envolve estruturas específicas. Vamos conhecê-las, mas não se assuste com os nomes!
Para começar, o que chamamos de “orelha”, na verdade tem um nome mais sofisticado no meio científico: chama-se aurícula ou pavilhão auricular. Ela é bastante flexível e possui uma forma própria, que permite uma melhor captação dos sons que serão conduzidos pelo canal auditivo.
No final do canal auditivo existe uma pequena membrana, que você já deve ter "ouvido" falar várias vezes: o tímpano ou membrana timpânica, que vibra com a chegada de sons. É bastante sensível e pode ser rompido com choques mecânicos.
As vibrações que chegam até o tímpano serão transmitidas para três ossos muito pequenos, mas fundamentais para a nossa audição: martelo, bigorna e estribo. Esses ossos são articulados entre si, e têm a função de amplificar ou diminuir a vibração no tímpano.
A vibração chega até uma membrana chamada janela oval, por onde passa um líquido que estimula as células locais.
As sensações percebidas pelas células são transformadas em mensagens enviadas ao cérebro e aí podemos então interpretar os sons.
Subindo a serra...
Você já teve a sensação de estar com ouvido entupido ao subir uma serra? É bem estranho, não? O que ocorre e que, à medida que subimos, a pressão atmosférica fica menor que a pressão dentro da orelha. Essa diferença faz com que a membrana timpânica fique esticada, prejudicando a nossa audição. O problema é resolvido naturalmente com a saída de ar pela tuba auditiva, normalizando a pressão, mas podemos dar uma ajudinha nesse processo bocejando ou engolindo um pouquinho de saliva.
Proteção importante!!!
Próxima à entrada do ouvido encontramos glândulas especiais responsáveis por produzir a cera ou cerume. Ela é produzida normalmente e serve para proteger o ouvido contra a água, que pode conter micoorganismos ou detritos prejudiciais, além de também evitar a entrada de poeira que pode afetar o tímpano.
O excesso de cera significa que há alguma infecção ou algum elemento estranho, mostrando que as glândulas precisam trabalhar mais, assim, quando isso ocorre o ideal é procurar o médico. Não se deve cutucar e nem tentar retirar a cera, pois você estará retirando a proteção natural.
Visão
Admirar um lindo dia de sol, ler um livro, jogar videogame, todas essas (e muitas outras!) são atividades que realizamos em função do sentido da visão. O olho, órgão responsável pela visão, tem várias estruturas que trabalham até a formação da imagem. Vamos entender como é esse processo...
Para começar só enxergamos quando a luz incide nos olhos e a pupila é a porta de entrada para a luz. Através dela as imagens do ambiente são levadas para o interior do globo ocular. A pupila é controlada pela íris, membrana que faz aumentar ou diminuir a dimensão da pupila de acordo com a incidência de luz. Assim, quando o ambiente está escuro, a íris se abre para captar qualquer faixa de luz que conseguir. Ah! É a íris que dá a coloração para os olhos!
O cristalino é responsável por focalizar os objetos dependendo da distância, assim ele pode mudar de aspecto quando estamos observando as estrelas ou lendo um livro. A córnea, que fica na região central do olho também ajuda na focalização dos objetos.
Para formação das imagens, entra em cena a retina, membrana interna com células supersensíveis à captação de luz e que recebe a imagem captada. Mas veja que interessante: ela recebe a imagem de cabeça para baixo! Nessas células existem substâncias químicas que sofrem transformação e originam mensagens elétricas. Essas mensagens são conduzidas pelo nervo óptico até o cérebro para a formação correta da imagem.
Buá... buá... De onde vêm as lágrimas?
Normalmente relacionamos às lágrimas somente à reação desencadeada por algum estado nervoso, seja alegria ou tristeza, mas ela tem funções mais importantes, veja só:
As lágrimas são secretadas pelas glândulas lacrimais, que ficam no canto interno dos olhos e são eliminadas pelos canais lacrimais, que ficam no canto externo dos olhos. No caminho entre a glândula e o canal lacrimal, gotículas de lágrima vão sendo eliminadas para cumprir uma de suas funções que é umedecer a superfície da córnea e do cristalino. A outra função é inibir o crescimento de microorganismos que podem prejudicar a visão.
Nossos olhos podem nos enganar!
Você já teve a sensação de olhar para uma figura ter dificuldade de distinguir sua cor ou forma, parecendo que ela se move na sua frente? Não se preocupe, pois isso é apenas ilusão de ótica... Ela acontece quando a imagem que vemos não é realmente aquela que está desenhada no papel. A explicação para isso vem da neurociência: esses fenômenos acontecem porque nós só somos capazes de observar uma interpretação de cada vez, nunca duas ou mais simultaneamente.
Confira algumas ilusões de ótica nesse site: http://www.bazarmagico.com.br/otica.htm
Curiosidades
A exposição a sons muito altos, como por exemplo, o de um trio elétrico, pode causar trauma sonoro agudo, que leva à perda auditiva temporária ou permanente.
(fonte: http://www.policlin.com.br/drpoli/063/)
Os cães têm, em geral, excelente sentido da audição, podendo perceber sons que são inaudíveis para o ouvido humano. Essa faculdade os ajuda a seguirem a pista de uma presa e se comunicarem uns com os outros.
(fonte: Saúde Animal)
Os cílios servem para proteger os olhos contra agentes externos, como a poeira, por exemplo. Um cílio dura de 90 a 150 dias e depois cai. Cada olho tem em média 200 cílios.
(fonte: Guia dos Curiosos)
Muitos animais possuem a visão em preto e branco. Alguns deles, entretanto, enxergam melhor do que o homem, como por exemplo, a águia (daí vem a expressão "enxergar com olhos de águia"). Outros, como o rinoceronte, são extremamente míopes. Mas o mais interessante é que vários animais enxergam uma parte dos raios infravermelhos. Isso lhes permite caçar durante a noite, já que um corpo emite raios infravermelhos conforme a sua temperatura.
(fonte: http://educar.sc.usp.br/otica/curiosid.htm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário