Saiba por que essa dupla é tão importantes para manter os fios saudáveis - e como usar!
Bem que xampu e condicionador poderiam entrar para o hall das duplas infalíveis, tipo Batman e Robin, arroz e feijão, confete e serpentina. É difícil imaginar um sem o outro, não é mesmo? Não existem estatísticas, mas provavelmente os dois cosméticos são os mais utilizados pelas brasileiras no dia a dia. Nesta matéria, você vai conhecer suas características e saber por que eles são grandes aliados da beleza feminina.
Um limpa, o outro hidrata
Uma dobradinha certeira: enquanto o xampu limpa, deixando as cutículas dos fios abertas, o condicionador hidrata e fecha as cutículas. Embora a associação dos dois seja benéfica para a maioria das pessoas, não necessariamente os produtos devem ser usados por todo mundo. Isso tem a ver, claro, com o tipo de cabelo. O hairstylist Henry Hansen, do salão carioca HBD Spa, pondera: "Existem cabelos que não precisam de condicionador, já que o produto causa oleosidade".
Para quem se encaixa nesse perfil, diz o especialista, o ideal é lavar o couro cabeludo com um tipo de xampu e o restante do cabelo com outro. A técnica dá um excelente resultado. E o condicionador deve ser passado apenas nas pontas, nunca na raiz.
Como escolher os produtos certos?
Dalvanira Diniz, do Walter's Coiffeur, unidade Ipanema, no Rio, diz que o primeiro passo é avaliar o grau de oleosidade do couro cabeludo e a textura do cabelo. Para quem se encaixa nesse perfil, diz o especialista, o ideal é lavar o couro cabeludo com um tipo de xampu e o restante do cabelo com outro. A técnica dá um excelente resultado. E o condicionador deve ser passado apenas nas pontas, nunca na raiz.
Como escolher os produtos certos?
Existem diversos tipos de produtos no mercado, para cabelos oleosos, tingidos, alisados, quimicamente tratados etc. As matérias-primas mais utilizadas atualmente são o poliquaternio e cera de abelha, para os tingidos. Quem quer proteger contra radiação deve escolher os que contenham filtros UVA e UVB, além de extrato de folha de oliva.
Já a queratina hidrolisada, silicones e agentes catiônicos recuperam os fios danificados e ajudam no tratamento dos alisados. Os produtos naturais mais badalados do momento são os óleos de oliva, abacate e macadâmia. Os orgânicos não ficam de fora: têm conquistado uma legião de fãs preocupadas com a saúde. Elementos químicos como carbono, hidrogênio e enxofre também estão presentes em xampus e condicionadores.
Tem que alternar o xampu?
Uma das grandes questões é se devemos substituir o xampu e o condicionador regularmente para o cabelo não "viciar". O hairstylist do HBD tira a dúvida: "O cabelo natural não corre tanto esse risco. Agora, para os tratados quimicamente, o ideal é ter dois tipos de xampu para revezar e balancear. A pessoa pode escolher um mais neutro e outro com mais vitaminas".
Dalvanira complementa: "O revezamento é importante porque cada linha de produto contém agentes específicos para reconstrução, nutrição, hidratação, força etc. Como o cabelo precisa de todos esses componentes, que normalmente estão em cosméticos diferentes, a alternância é fundamental".
Que a associação do xampu com o condicionador é imbatível, ninguém duvida. Mas e quando os dois estão contidos no mesmo frasco? Para os especialistas, os produtos 2 em 1 não são muito adequados. "O ideal é evitar o uso porque o xampu que contém condicionador, por aderir mais ao couro cabeludo, pode gerar oleosidade e, consequentemente, problemas capilares", ensina Henry.
O hairstylist recomenda também as versões sem sal: "O sal é um agente que resseca. Quanto mais neutro o xampu, melhor! E a proteção solar para os cabelos é fundamental, principalmente para os quimicamente tratados".
Para saber se os dois produtos estão prejudicando a sua saúde, observe sintomas como vermelhidão no couro cabeludo, coceira e aparecimento de escamação. Se for o caso, suspensa o uso e procure o auxílio de um dermatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário