Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Falsa percepção de obesidade na adolescência leva à depressão


Adolescentes com peso ideal que acreditam estar obesas correm risco maior de entrar em depressão do que obesas que têm consciência de sua condição. A conclusão é de sociólogos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Os cientistas verificaram dados de 6.557 garotos e 6.126 garotas.
“Os pais frequentemente se preocupam com a saúde mental de filhos com sobrepeso, mas nossas descobertas mostram que são os com peso saudável – mas com percepção de obesidade – que têm maior probabilidade de sentir-se deprimidos”, afirma Jason Houle, um dos pesquisadores. O estudo foi publicado no “Journal of Health and Social Behavior”.
Estudo no Brasil verificou que 64% das universitárias brasileiras estão insatisfeitas com o corpo e quase 50% das alunas com peso adequado querem ser mais magras (imagem: reprodução da escala de silhuetas de Stunkard)

“Os médicos não podem presumir que adolescentes com peso saudável têm a consciência de que seu peso é de fato saudável e, acima de tudo, de que se sentem bem com isso”, diz Michelle Frisco, também envolvida no trabalho.
Além disso, os cientistas verificaram que, enquanto a comunidade médica, evidentemente, sabe o que significa obesidade, o público em geral, na realidade, pode não saber: 20% das meninas e 40% dos meninos com sobrepeso “não sabem” que não têm o peso ideal.

Nenhum comentário: