Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Governador decreta situação de emergência em pelo menos três municípios por conta das chuvas

O governador Eduardo Campos vai decretar situação de emergência em pelo menos três dos municípios pernambucanos mais atingidos pelas fortes chuvas registradas no estado nos últimos dias. O cenário é de calamidade em várias cidades e já há confirmação da inclusão, na lista de emergência, de Barra de Guabiraba, no Agreste, Cortês e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. Catende, Amaraji e Belém de Maria também podem ser incluídas na relação, que será definida nesta tarde e publicada no Diário Oficial deste sábado.

De acordo com Policia Rodoviária Federal, a BR-232, principal ligação do Recife e Região Metropolitana com o interior, está interditada desde o início da manhã, na altura do quilômetro 120, próximo a Encruzilhada de São João. A rodovia foi invadida pelas águas do Rio Vasco, que teve o nível elevado, deixando moradores sem condições de locomoção intermunicipal.
Em Vitória de Santo Antão, o pátio do forró, onde seria realizada a festa de São João da cidade, neste fim de semana, está inundado e a comemoração, cancelada. A ponte que dá acesso ao município também foi acometida por fortes correntezas causadas pela elevação súbita do Rio Jaboatão. Este mesmo rio continuou com o rastro de destruição e, somando-se ao deslizamento de 11 barreiras, deixou 130 famílias desabrigadas em Moreno.

A situação é bastante preocupante nas cidades de Escada e Primavera, que já solicitaram auxilio do Governo do Estado, além das cidades de Amaraji e Barra de Guabiraba. Para atender os desabrigados e ilhados nesta última, foi necessário fechar outro ponto da BR-232, durante duas horas, no início da manhã desta sexta-feira para o transporte de lanchas e jet skis utilizados pelo Corpo de Bombeiros na região.

De ontem para hoje, oito mortes já foram confirmadas no Recife, onde o prefeito, João da Costa, decretou Estado de Alerta Máximo. A exemplo do Estado de Emergência, o Alerta Máximo permite que todas as secretarias e órgãos vinculados às ações de Defesa Civil passem a ter como prioridade máxima atender às necessidades decorrentes das chuvas, intensificando as atividades já realizadas pelo Programa Guarda-Chuva e aumentando para mil o número de servidores à disposição da Defesa Civil da cidade. O alerta também foi deflagrado pelas prefeituras de Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Moreno.

Nos últimos quatro dias, choveu um total de 350mm no estado, o equivalente às médias registradas durante todo o mês de junho, que variam de 350 a 390mm no período de 30 dias. “Para se ter uma ideia, apenas ontem (17), diversas cidades registraram uma precipitação que varia entre 110 e 170mm apenas no período que vai das seis horas da manhã à 0h de hoje. Já perdemos vidas e a prioridade, neste momento, é pelo resgate de vítimas em toda a zona sul do Grande Recife e na Mata Sul do Estado”, afirmou Eduardo Campos.

Emergência - Na prática, a Situação de Emergência que será decretada permite que o estado tenha acesso ao Fundo Nacional de Emergência para custear ações de necessidade imediata, bem como a desburocratização, a exemplo da dispensa de licitações. “Se precisarmos comprar comida ou locar máquinas para resgates, por exemplo, não há tempo para licitações. Com a decretação da Emergência, as providências ficam mais acessíveis”, declarou o governador. Ainda segundo Campos, um trabalho de conscientização da população, para que deixasse as áreas de risco já vinha sendo realizado nos meses anteriores, mas vinha encontrando resistência por parte dos moradores que não queriam deixar suas residências.

De acordo com o balanço da Comissão de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), até o momento, 814 pessoas estão desabrigadas e outras 2.949, desalojadas no estado. Segundo as previsões do Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), o chamado Fenômeno Leste deve ser repetido hoje, mas sem a mesma força das chuvas desta quinta-feira. Máquinas de escavação de empresas particulares que prestam serviço ao Estado, além de helicópteros da Chesf, PRF e Aeronáutica foram convocados para auxiliar nos serviços de resgate. Um total de R$ 2,5 milhões foram liberados pelo Governo do Estado para compra de botes infláveis, barcos, cordas e outros materiais para resgates nas áreas de emergência.

Terror no Recife - Na Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, um casal e três crianças, de 3, 5 e 12 anos morreram soterrados, enquanto dormiam, no deslizamento de uma barreira no Córrego do Sargento. Em Dois Unidos, um outro deslizamento, desta vez no Córrego do Curió, causou a morte de um homem ainda não identificado. Um bebê de 7 meses que também teria sido soterrado no local ainda não foi localizado. Hoje pela manhã, no mesmo bairro, uma criança de um ano, identificada como Eduardo Calheiros, ficou ferida quando foi atingida pelos destroços de uma barreira e também morreu a caminho do hospital.

Contato e Solidariedade – Em caso de emergência, os recifenses podem entrar em contato, a qualquer hora, com a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), através do telefone 0800-081-3400. Dois abrigos com espaço para 100 pessoas cada já estão disponíveis e o Geraldão pode ser disponibilizado em caso de necessidade. Os que desejam realizar doações de comida, agasalhos e etc. podem entregar os materiais no Quartel da Polícia Militar (Derby), Quartel dos Bombeiros (Av. João de Barros) ou nas unidades da PM do interior do Estado.

Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: