Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Interior de Pernambuco sofre estragos com a chuva

O prefeito de Vitória de Santo Antão, Elias Lira, decretou situação de emergência na cidade. O canal situado próximo à avenida Mariana Amália, no Centro, transbordou e a água atingiu bancos, lojas, chegando a arrastar alguns veículos, na noite desta quinta-feira (17).

Falta energia e a ponte que dá acesso ao município, localizado na Mata Sul do Estado, está encoberta pelas águas do rio Tapacurá, que está acima do nível normal. As aulas no município foram canceladas.

Toda a estrutura do Pátio de Todos, principal pólo de animação dos festejos juninos do município, foi danificada pela chuva, fazendo com que as apresentações fossem suspensas

AGRESTINA
A cidade Agrestina decretou estado de calamidade pública devido aos estragos causados pelas fortes chuvas. De acordo com o secretário de Obras, Marcos Heleno, o rio Mitirosos, que corta o município, subiu seis metros, e a força da água destruiu cerca de 70 casas e deixou as ruas do centro totalmente alagadas.

A situação é ainda pior na Zona Rural, que está praticamente toda interditada. Na Vila de Barra do Chapa, a água está prestes a invadir o cemitério local.

CORTÊS
Também na Mata Sul do Estado, o rio Sirinhaém invadiu a cidade de Cortês. As pessoas estão deixando as suas casas e procurando os lugares mais altos. Mais de 200 famílias estão desalojadas, segundo o prefeito do município, José Genivaldo dos Santos (Geninho), que decretou estado de calamidade pública.

De acordo com o prefeito, o centro da cidade está todo inundado. "Lojas e casas estão alagadas, algumas chegaram a desabar. A chuva levou mercadorias. Na ilha da Saudade, 12 a 15 pessoas estão ilhadas. O Governo do Estado mandou um helicóptero para salvá-las. Nunca vi um desastre parecido aqui", falou.

Um homem identificado como José Heleno, de aproximadamente 37 anos, morreu devido a um deslizamento de barreira, na rua Aparador, no centro do município. A chuva também derrubou uma igreja presbiteriana, localizada próximo da avenida Rio Serinhaém. Não há informações de vítimas no local. 

CARUARU
A Defesa Civil de Caruaru está em alerta para as chuvas que caem no município com mais intensidade desde a noite desta quinta. Uma equipe está monitorando os riachos, córregos e passagens molhadas de Caruaru, enquanto outra faz o monitoramento das barragens de Pedro de Moura e Bituri, em Belo Jardim.

Por causa das chuvas, a Policlínica do Salgado teve seus atendimentos suspensos temporariamente devido a problemas na rede elétrica da unidade. A Secretaria de Saúde municipal já acionou também o Corpo de Bombeiros para verificar a estrutura geral do prédio.
Os pacientes que precisarem utilizar os serviços da Policlínica devem se encaminhar para a unidade do Vassoural.

A previsão é de que ainda hoje o atendimento na Policlínica do Salgado volte ao normal. O  número de prontidão da Defesa Civil é o 3701.1173 ou 1174.

BR-232
O Corpo de Bombeiros registrou alagamento em quinze cidades do Agreste Pernambucano. A situação é crítica também na BR-232, entre Gravatá e Caruaru, onde houve registros de quatro acidentes. 

GUABIRABA

Moradores estão assustados com a chuva em Barra de Guabiraba, no Agreste do Estado. Eles dizem que várias famílias estão ilhadas dentro das suas casas. 


Até o momento, são 814 pessoas desabrigadas, 2.949 desalojadas e 9 óbitos no Estado

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do noticiário. A matéria vai despertar muita gente a ajudar as pessoas dessas cidades.Parabéns!

Anônimo disse...

Gostei muito do noticiário. A matéria vai despertar muita gente a ajudar as pessoas dessas cidades.Parabéns!