Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mulheres acima do peso têm mais chance de sofrer aborto após fertilização in vitro


Mulheres com excesso de peso sofrem um risco maior de sofrer aborto após fertilização in vitro em comparação a mulheres magras, segunda uma nova pesquisa realizada na Unidade de Concepção Assistida do Guy's and St. Thomas' Hospital, em Londres.
A pesquisa foi apresentada em Roma, uma reunião da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.
Os médicos sabem há muito tempo que as mulheres acima do peso são mais propensas a sofrer um aborto e outras complicações depois de engravidar naturalmente, mas houve dados conflitantes sobre a relação entre o risco e o uso de técnicas de reprodução artificial.
Médicos britânicos analisaram 318 mulheres em da clínica em Londres, que ficaram grávidas depois de fertilização in vitro, entre 2006 e 2009. Em seguida, dividiram as voluntárias de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal). As mulheres que tinham um IMC de 18 a 24 foram classificados como normais. Aquelas com IMC igual a 25 ou acima foram consideradas com sobrepeso, enquanto que aquelas acima de 30 foram classificadas como obesas.
Depois de fazer um ajuste estatístico em fatores que poderiam ter distorcido os resultados -como idade, tabagismo e história médica- os investigadores descobriram que as mulheres com sobrepeso e obesas eram muito mais susceptíveis a sofrer um aborto do que mulheres magras.
Entre as mulheres com peso normal, 22% daquelas que fizeram fertilização in vitro na clínica tiveram um aborto espontâneo. Entre as com sobrepeso e obesas, o risco de aborto foi de 33%.
Entre aquelas que conceberam naturalmente, a taxa de aborto pode variar de 4% a 23% durante o primeiro trimestre, em função da idade e histórico médico. Especialistas dizem que o risco de mulheres com sobrepeso e obesidade conceber naturalmente pode ser de três a quatro vezes superior à média para as mulheres de peso normal.
"Um dos melhores tratamentos de fertilidade é a perda de peso", disse Richard Grazi, diretor de endocrinologia reprodutiva e infertilidade no Maimonides Medical Center, em Nova York, que não participou do estudo.
"Com a epidemia da obesidade, orientamos constantemente as pacientes a perder peso, caso queiram fazer fertilização in vitro", disse ele. "Nosso objetivo não é apenas que elas engravidem, mas que continuem grávidas."
Na clínica de Grazi, nos EUA, os pacientes com IMC acima de 35 não são elegíveis para a fertilização in vitro. Em muitos hospitais em toda a Europa -onde pelo menos um ciclo é pago pelos governos- o corte é muito menor, até IMC igual a 30.
Os médicos não sabem ao certo porque o excesso de peso torna a gravidez mais arriscada, mas suspeitam que a gordura pode ter efeitos nocivos sobre a mucosa do útero, o que dificulta a implementação correta dos embriões.
"A gordura envia hormônios e outros sinais que afetam o resto do corpo", disse Grazi.
"Nosso objetivo não é excluir mulheres do tratamento, mas ajudá-las a conseguir o melhor resultado após a fertilização", disse Vivian Rittenberg, que liderou o estudo. Ela disse que as mulheres com sobrepeso e obesidade que procuram técnicas de reprodução artificial devem obter ajuda para perder peso, primeiramente.
Outros especialistas concordaram que os resultados devem estimular as mulheres com sobrepeso a perder alguns quilos antes de prosseguir com a fertilização in vitro, um processo caro e invasivo, que pode durar meses. Apenas cerca de um em cada quatro casais que procuram a fertilização acabam com um bebê, e estar acima do peso pode reduzir as chances ainda mais.
"Sobrepeso e obesidade têm resultados piores em quase todas as fases da gravidez," disse Daghni Rajasingam, obstetra e porta-voz da Royal Britain's College de Obstetras e Ginecologistas.
De acordo como Rajasingam, as mulheres com sobrepeso ou obesidade também correm um risco maior de desenvolver diabetes durante a gravidez, o que aumenta a possibilidade de um aborto.
Ela disse que as mulheres devem se conscientizar de que perder peso pode fazer uma grande diferença para ter filhos.
"Se você otimizar o seu peso para normalizar o seu IMC, as suas chances de ter um bebê são muito maiores", disse Rajasingam.
DA ASSOCIATED PRESS

Nenhum comentário: