Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

domingo, 26 de dezembro de 2010

Celular 20 anos: o que mudou na vida do consumidor?

– Em um período de 20 anos, o celular no Brasil passou a ser mais do que um simples aparelho para se transformar em uma espécie de termômetro social.


Essa é o opinião do diretor da E-Net Security e autor do livro “Manual do Detetive Virtual”, Wanderson Castilho. No dia 30 de dezembro, o celular faz seu aniversário de chegada ao País.


“As pessoas te olham com outros olhos quando você tem um celular avançado. Os usuários passaram a ser medidos pelo aparelho que possuem”, diz Castilho.


Para o especialista, a principal mudança na vida do consumidor nesses últimos anos está na manutenção do chamado “status quo”. Ou seja, as pessoas compram celulares como identificação de poder, mesmo sem saber utilizá-los.


"Ir para uma reunião corporativa com um celular velho é o mesmo que você chegar com um terno rasgado e sujo", afirma o especialista.


Tecnologia


No entanto, as alterações não são apenas atribuídas às questões sociológicas. Tão importante quanto esses assuntos está a praticidade em resolver situações do cotidiano.


O avanço decorrente da tecnologia fez com que pessoas de qualquer lugar do mundo fechassem negócios instantaneamente, seja por e-mail ou mensagem de texto. Dessa forma, os usuários deixaram de ficar reféns do telefone fixo, no qual aguardavam horas ao seu lado esperando uma ligação.


“A troca de documentos, hoje em dia, pode ser feita através do celular, que pode ser usado como uma espécie de laptop. Suas funções nos permite mandar e-mail, procurar localizações, enfim, tudo o que precisamos”. Manter contato com amigos e familiares em qualquer lugar também foi outro ponto citado pelo especialista da E-Net Security.


Lados


Tudo o que é derivado da tecnologia parte da premissa do "bom" e do "ruim", e com o celular não poderia ser diferente. Além de mensagens de texto indevidas e propagandas, os gastos dos usuários com o telefone praticamente dobraram nesses anos em questão.


"No meu caso, por exemplo, minha conta telefônica quase quadruplicou por conta de baixar aplicativos, ligar para todos os cantos do País, ficar na Web e mandar torpedos. O celular virou um computador pessoal das pessoas", revela Castilho.


A falta de privacidade é outro problema que tira a paciência de muitos usuários. A outra pessoa do lado da linha, explica o especialista, sabe em que lugar você se encontra, por isso, não adianta mentir.


"São questões mais complexas do que imaginamos. Atualmente, levamos nossos aparelhos para todos os lugares, não passamos um minuto sem tê-los ao nosso lado. Com isso, podemos ser incomodados a todo instante, além de nos distrairmos a qualquer hora", diz.


Benefícios


O celular, entretanto, não é somente um "bicho de sete cabeças". Foi por meio dele que a vida do consumidor ficou mais fácil em termos de comunicação e serviços.


Em função da conectividade como um todo, os usuários podem se localizar pelos mapas, acessar e-mails, entrar na internet, facilitar a comunicação com o uso do SMS, entre outros benefícios importantes.


"Houve uma revolução nos meios de comunicação nos últimos anos e, com certeza, o celular foi um dos precursores disso tudo", conclui Castilho.

InfoMoney

Nenhum comentário: