Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

domingo, 26 de dezembro de 2010

Cuidados ajudam a evitar intoxicação alimentar nas festas de fim de ano

Alimentos mal condicionados ou manipulados sem o cuidado necessário podem ser fontes de doenças. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo faz um alerta à população para garantir que as festas do fim de ano não se transformem, literalmente, em uma dor de barriga.
O primeiro cuidado a ser tomado com o preparo de uma refeição é com relação à temperatura dos alimentos. O ideal é deixar os alimentos aquecidos a 70ºC ou dentro da geladeira, explica Eliana Suzuki, técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentos.

Nos alimentos deixados em temperatura ambiente pode haver o crescimento de bactérias ou de suas toxinas, que causam diarreias e vômitos. Por isso, a especialista recomenda que as refeições permaneçam, no máximo, duas horas fora de refrigeração.


Também há necessidade de cuidado redobrado com refeições à base de ovo, uma fonte em potencial para a transmissão da Salmonella Enteritidis, bactéria responsável por 50% dos casos de gastroenterites.


É preciso cuidados também na hora de consumir tortas e salgados. Quando não assados corretamente, sem que a temperatura atinja o recheio, podem alojar a bactéria causadora do botulismo. A doença pode provocar paralisia flácida das pálpebras, falta de ar, fraqueza muscular de braços e pernas, além de dificuldade para falar ou engolir. Se não tratada a tempo, pode levar até a morte.


Dicas para uma ceia sem perigo


- Lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro;


- Não misturar alimentos de origens diferentes, como carnes e verduras, em cima da pia;


- Não usar a mesma faca durante a preparação de diferentes alimentos;


- Lavar bem frutas e verduras com água potável/tratada e depois higienizá-las com hipoclorito de sódio ou água sanitária (siga as instruções do rótulo ou da bula do produto). Vinagre doméstico não mata os microrganismos. Ajuda apenas a despregar sujeiras;


- Cozinhar, assar ou fritar muito bem os alimentos a serem consumidos. Sempre aquecer as sobras antes de ingeri-las;


- Guardar os alimentos já preparados dentro da geladeira;


- Não consumir alimentos de procedência clandestina ou desconhecida;


- Lavar latinhas de refrigerantes ou outras bebidas com água e sabão.

Nenhum comentário: