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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Feijão e arroz perdem espaço para produtos semiprontos nos domicílios brasileiros

Prato típico da culinária brasileira, o feijão com arroz vem perdendo espaço nos domicílios para produtos industrializados
Prato típico da culinária brasileira, feijão com arroz vem
perdendo espaço nos domicílios para industrializados
 Prato típico da culinária brasileira, o feijão com arroz vem perdendo espaço nos domicílios para produtos industrializados e semiprontos. A mudança foi constatada pela pesquisa "Aquisição alimentar domiciliar per capita", divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O estudo mostrou que, em 2009, cada brasileiro adquiria em média 14,6 kg de arroz por ano para consumo no lar. O número é 40,5% menor do que os 24,5 kg de 2003. No caso do feijão, a quantidade passou de 12,4 kg para 9,1 kg no período, numa redução de 26,4%. A aquisição de açúcares e farinhas também teve queda significativa no período.


Por outro lado, os alimentos preparados e misturas industriais, como pizzas congeladas e misturas para bolos, tiveram o maior aumento em relação a 2003, de 37%. Em média, cada brasileiro já adquire 3,5 kg desses alimentos por ano. Entre os 20% mais ricos, são 7 kg. Foi entre os 20% mais pobres, porém, que houve maior incremento entre 2003 e 2009, de 0,8 kg para 1,3 kg (alta de 67%).


Para Edilson Nascimento da Silva, gerente da pesquisa, os dados mostram uma mudança nos padrões de alimentação do brasileiro, vinculada à maior oferta de produtos e à falta de tempo para o preparo das refeições, que leva as pessoas a substituir produtos tradicionais por outros mais práticos.


Ele destaca, porém, que a queda na aquisição de produtos como feijão e arroz pode estar vinculada também ao fato de as pessoas estarem fazendo mais refeições fora de casa. Em 2003, 24,1% dos gastos com alimentação eram despesas com refeições fora do domicílio. Em 2009, esse percentual já chegava a 31,1%. As comidas e bebidas consumidas nessas situações não foram avaliadas.

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