Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Gene mutante pode fazer com que meninos se desenvolvam como meninas

Um gene mutante que faz com que embriões do sexo masculino desenvolvam genitália feminina foi identificado em seres humanos.


A descoberta pode colaborar com o diagnóstico de transtornos relacionados ao desenvolvimento sexual, disse Andrew Sinclair, do Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, na Austrália.


Um em cada 4.500 feto apresenta o gene mutante, o que faz com que eles não desenvolvam propriamente testículos ou ovários. "Eles podem ter a aparência feminina mesmo que tenham cromossomos XY", comentou Sinclair.


Sinclair e o colega Harry Ostrer, da Universidade de Nova York, compararam genes de 16 pessoas vindas de duas famílias que foram afetadas por algum tipo de transtorno de desenvolvimento sexual (DSD, na sigla em inglês), incluindo embriões masculinos que posteriormente adquiriram características femininas como a genitália e a aparência.


Todos as 16 pessoas tinham o gene MAP3K1, cuja função era anteriormente desconhecida.


Segundo Sinclair, testes com camundongos mostram que esse gene entra em atividade nas primeiras semanas da formação do feto.


Os DSDs podem levar a estresse emocional, infertilidade e propensão ao câncer. O pesquisador Roger Short, da Universidade de Melbourne, também na Austrália, disse que está completamente convencido de que o gene MAP3K1 é responsável por alguns casos relatados como DSD.

WENDY ZUKERMAN
DA "NEW SCIENTIST"

Nenhum comentário: