Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

23% dos casamentos de solteiros são de mulheres mais velhas com homens mais jovens

O casamento entre mulheres mais velhas e homens mais jovens está se tornando mais popular. Segundo a pesquisa "Estatísticas do Registro Civil 2009", divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os casamentos entre solteiros com esse perfil de união já somam 23% do total. Em 1999, eles representavam 19,3%.


Segundo o IBGE, o maior volume de casamentos entre mulheres mais velhas e homens mais jovens ocorreu na faixa etária de mulheres de 25 a 29 anos (33,9%).


De acordo com Adalton Bastos, gerente da pesquisa, os resultados mostram que o preconceito em relação a este perfil de união está em queda. "O conceito sobre qual é a idade certa do homem ou da mulher para o casamento está deixando de existir", disse.


Os casamentos entre solteiros ainda são maioria no país. Eles representam 82,4% do total. Apesar disso, nos últimos anos houve um aumento dos chamados "recasamentos" (uniões que envolvem ao menos uma pessoa divorciada ou viúva). Em 1999, esse tipo de união representava 10,6% do total. No ano passado, esse patamar era de 17,6%.


Uniões formais entre mulheres divorciadas e homens solteiros foram mais frequentes em Goiás (5,8%), Rio de Janeiro (5,6%) e Mato Grosso do Sul (5,6%).


Bastos destaca que a emenda à Constituição promulgada em julho deste ano para instituir o divórcio direto e sem prazo deve contribuir para um aumento ainda maior do número de recasamentos na próxima edição da pesquisa. "As pessoas não precisam mais esperar para casar outra vez", disse.


No ano passado, a taxa de separações ficou estável em 0,8 por mil habitantes com 15 anos ou mais. A taxa de divórcios teve leve queda e passou de 1,5 para 1,4 por mil habitantes.

Nenhum comentário: