Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Técnica de gato para beber com elegância é desvendada por estudo

Duas força da física --a gravidade e a inércia-- que se equilibram perfeitamente explica por que os felinos são capazes de beber líquidos com aquela elegância típica conhecida da raça.


O estudo, a ser publicado na revista "Science", envolveu pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e da Universidade de Princeton, que analisaram vídeos para entender o mecanismo em gatos domésticos e em felinos selvagens como o tigre.


Para beber, os gatos estendem a língua para sua tigela, curvando-a na extremidade como se fosse uma concha.


Esse fenômeno havia sito observado pela primeira vez por um engenheiro do MIT em 1940, com a ajuda de uma câmera. Mas graças às câmeras atuais, mais precisas, os pesquisadores puderam observar que apenas a ponta da língua do gato toca o líquido --diferentemente dos cães, os gatos não mergulham a língua toda na água ou no leite.


A ponta da língua do gato roça apenas a superfície do leite e, depois, se recolhe rapidamente. Dessa forma, é criada uma "coluna líquida" entre sua língua em movimento e a superfície do líquido.


Essa coluna líquida resulta de um equilíbrio entre a gravidade, que atrai o leite para a tigela, e a força da inércia, que se refere, em física, à resistência que todos os corpos materiais opõem à modificação do seu estado de movimento, até que uma outra força se oponha, explicam os cientistas.

Da Frace Presse

Nenhum comentário: