Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sábado, 27 de novembro de 2010

Golpe virtual promete 'transmissão do Bope' de operações no Rio

As operações realizadas pela Batalhão de Operações Especiais (Bope) para ocupar a Vila Cruzeiro, no Rio, viraram tema de golpe virtual. A discussão no Twitter levou termos como “BOPE” e “Vila Cruzeiro” aos Trending Topics. Criminosos postaram mensagens com esses termos prometendo uma “transmissão do Bope” para infectar os internautas que seguirem o link fornecido.

Mensagem deixada no serviço de microblog nesta sexta-feira (26).
Mensagem deixada no serviço de microblog nesta
sexta-feira (26). (Foto: Reprodução)

As mensagens estavam sendo enviadas repetidamente por volta das 19h30 desta sexta-feira (26) e usavam o site malicioso “0gl0bo”. As hashtags #Rio, #globonews e #paznorio também estavam no tweet, demonstrando a intenção de atacar os internautas que acompanhavam essas tags.


Diogo Baptista, membro do grupo de análise de incidentes de segurança do site Linha Defensiva, informou ao G1 que o site já esta fora do ar. O ataque ocorria por meio da tecnologia Java, que permite a execução de programas com um único clique (navegadores atuais exigem pelo menos dois cliques para executar programas).


Temas populares na imprensa costumam se transformar em golpes virtuais. O mesmo aconteceu com a gripe suína, com o lançamento do iPad e outros temas. Algumas notícias usadas pelos criminosos são falsas ou distorcidas, como nesse caso.


Os golpes envolvendo as promoções e datas festivas no final de ano também tiveram início. Nesta sexta, uma fraude por e-mail dizia que o internauta ganhou um iPhone 4 de natal.

Altieres Rohr
Especial para o G1

Nenhum comentário: