Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A Poesia de Fernando, que Pessoa!

pessoa A Poesia de Fernando, que Pessoa!
Fernando Pessoa


Hoje seria aniversário , se vivo fosse, do poeta Fernando Pessoa, nascido em 1888 em Portugal.

Não tenho nada a escrever sobre isto por que sua poesia, através de todos os seus hetrônimos, lembra-me o verso de Castro Alves:

"Silêncio! Musa, canta que outro poder mais alto se levanta!"


ODE MARÍTIMA - por "Álvaro de Campos"

«Eu queria ser um bicho representativo de todos os vossos gestos
Um bicho que cravasse dentes nas amuradas, nas quilhas
Que comesse mastros, bebesse sangue e alcatrão nos conveses,
Trincasse velas, remos, cordame e poleame
Serpente do mar feminina e monstruosa cevando-se nos crimes! (...)
Ser o meu corpo passivo a mulher-todas-as-mulheres
Que foram violadas, mortas, feridas, rasgadas pelos piratas!
Ser no meu ser subjugado a fêmea que tem de ser deles
E sentir tudo isso - todas estas coisas duma só vez - pela espinha!
Ó meus peludos e rudes heróis da aventura e do crime!
Minhas marítimas feras, maridos da minha imaginação!
Amantes casuais da obliquidade das minhas sensações!
Queria ser aquela que vos esperasse nos portos,
A vós, odiados amados do seu sangue de pirata nos sonhos!»

Nenhum comentário: