Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

terça-feira, 19 de junho de 2012

Servidores federais da educação começam a cruzar os braços em Pernambuco



Unidade no Agreste foi a primeira a aderir à greve
A insatisfação devido à negativa de reajuste salarial pode levar a uma paralisação geral de docentes e técnicos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia em Pernambuco (IFPE). Nesta segunda-feira (18) foi iniciado um estado de alerta entre os servidores federais que atuam nas nove unidades da instituição, localizadas em diversos municípios do Estado.

O movimento segue em sintonia com a decisão da categoria em todo País, que envolve 38 instituições federais de ensino superior, das quais 32 já iniciaram a greve. O grupo visa uma reestruturação da carreira e reivindica um aumento na ordem de 22%, referente a um período de dois anos sem reajustes.

De acordo com o coordenador do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica em Pernambuco (Sinasefe-PE), José Carlos de Souza, já foram realizadas várias rodadas de negociação, mas o governo federal até então não teria apresentado uma proposta satisfatória. “Temos concentrado nossos esforços em busca de melhores condições de trabalho e remuneração para a classe, mas o governo tem sido irredutível, desvalorizando a importância dos nossos professores, nos levando a cruzar os braços”, afirmou.

Segundo o coordenador, apenas os funcionários da unidade de Caruaru, no Agreste, já se encontram paralisados, mas a suspensão pode ser generalizada a qualquer momento. “Atualmente temos o salário mais baixo entre os servidores públicos federais. É uma situação de completo descaso”, salienta.
Uma nova assembleia extraordinária está marcada para a manhã da próxima quarta-feira (20) e segundo a coordenação, existe grande probabilidade da adesão dos demais trabalhadores, que somam aproximadamente 3 mil pessoas.

O IFPE informou que reconhece a importância da valorização do seu corpo de profissionais e que qualquer movimento grevista em busca de melhorias será considerado legítimo. Segundo o órgão, a direção espera que a situação seja sanada o quanto antes e tem acompanhado de perto as movimentações da liderança sindical.

Em todo o Estado a instituição compreende cerca de 20 mil alunos. Além do Recife, as escolas estão situadas nas cidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira e Vitória de Santo Antão, possuindo também alunos matriculados na educação à distância.


Ascom/IFPE

Nenhum comentário: