Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pernambucanos vencem TOP 100 de Artesanato


Terceira edição da premiação nacional selecionou dez unidades produtivas do estado entre as 100 mais competitivas do país

Dez unidades produtivas de Pernambuco, integrantes do projeto de Artesanato do Sebrae no estado, estão entre as cem mais competitivas do Brasil. Todas foram selecionadas na terceira edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que teve Pernambuco como destaque, com maior número de vencedores, seguido por Piauí e Sergipe. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos artesãos brasileiros.

Isnaldo Reis, Cerâmica do Cabo, Tapeçaria Timbi, Marchetaria Morais, Arte Primitiva, Artes e Ofícios, WS Artes, Artesanato Cana Brava, Alex Mont’Elberto e Anart Artesanato são os dez premiados, de um total de 65 inscritos no estado, e mais de 1000 em todo o País. “Foi o melhor resultado por estado. Isso reflete a riqueza e o valor do nosso artesanato e o bom trabalho realizado pela nossa equipe”, destaca Roberto Castelo Branco.

A avaliação do TOP 100 é feita por renomados jornalistas, designers, estilista, e ainda secretária de economia criativa do Ministério da Cultura, e empresários ligados ao setor, que levam em consideração não apenas a qualidade estética e o valor cultural, mas vão além, por meio de elementos da cadeia de produção e comercialização do artesanato. Entre os critérios de avaliação estão grau de inovação dos produtos, adequação ambiental e econômica, embalagem, gestão estratégica e outros.

Os vencedores ganham o direito de usar o selo do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 3ª edição até dezembro de 2014 e ainda recebem reconhecimento nacional pelo trabalho e podem ser convidados a participar de rodadas de negócios, feiras e exposições realizados ou apoiados pelo Sebrae. As peças das unidades produtivas são incluídas em um catálogo, que é entregue a compradores nacionais e internacionais. A intenção é contribuir para impulsionar as vendas e dar maior visibilidade aos vencedores.

TOP – Por meio do prêmio, a entidade de apoio às micro e pequenas empresas contribui para o aumento da competitividade do artesanato no País, incentivando o desenvolvimento do setor através de capacitações, ações de mercado, intervenções de design, consultorias de gestão e processo e atividades de promoção da cultura associativa, entre outros. O artesanato possibilita a inclusão social pela geração de trabalho e renda, sendo um instrumento de desenvolvimento e fortalecimento da identidade cultural.

Informações: www.top100.sebrae.com.br

Nenhum comentário: