As drogas foram injetadas por um sistema automático.
![]() |
Médicos trabalham durante anestesia comandada por videoconferência em Pisa, a partir de Montreal. (Foto: Dept. of Anesthesia, McGill University) |
Médicos da Universidade de McGill, no Canadá, realizaram a primeira anestesia por videoconferência no mundo no último dia 30 de agosto.
O feito, divulgado agora pelos pesquisadores de Montreal, consistiu na administração de substâncias para controlar a dor em pacientes na cidade de Pisa, na Itália, que passava por uma cirurgia na glândula tireoide.
Conhecida como "teleanestesia", a prática reúne anestesiologistas, engenheiros e pesquisadores, todos coordenados por Thomas Hemmerling, do departamento de anestesia da universidade. As drogas são aplicadas por meio de um "cockpit", controlado por computadores.
![]() |
Quatro monitores permitem aos médicos de Montreal controlarem a administração das drogas. (Foto: Dept. of Anesthesia, McGill University |
Quatro monitores deram informações ao médicos canadenses sobre as condições dos pacientes como respiração, sinais vitais e imagens da cirurgia.
"É claro que médicos locais podem entrar na cirurgia caso algo dê errado, a qualquer momento", garante Hemmerling. "É uma chance de atender pessoas em países como áreas muito remotas, como é o caso do Canadá, quando um médico não puder estar presente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário