Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O pior cego

Cego, surdo e mudo... Mas quando lhe convém, vê, ouve e fala. Fala até demais. Às vezes, idéias desconexas que o vulgo da imprensa nacional chama bobagens. É fato real que dispõe de tamanho cabedal de informações, que chega até mesmo a dar inveja aos invejosos, porém suas informações são muito mal formatadas em seu HD craniano. Faltaram-lhe os imprescindíveis benefícios da instrução regular e acadêmica. Uma pena! Uma pena, mesmo! Quem sabe teria um discurso mais arrumado, sereno, ponderado e verdadeiro. Quem sabe... Sorte nossa é que o Brasil vai bem — dizem. Aliás, já vinha e, a Deus querer, vai continuar melhor ainda.


Moro num prédio de apartamento. Qualquer barulhozinho no andar superior ouço, me tira o sono, me incomoda. Quero logo saber o que está havendo lá por cima. Incrível! Ele, o moço moco, nunca ouviu barulho nenhum no andar acima de sua cabeça. Aliás, nunca ouve, nem vê nada. Foi assim no episódio das mesadas que a trupe saiu distribuindo com a meninada pilantra de todas as cores para votar no Cordão Vermelho durante a Festa do Pastoril. Verdade é que o Cordão Vermelho ganhou, deitou, rolou e continua deitando rolando e bordando. Oposição? Quem é doido criticar o Grão Mestre da Cruz Vermelha em época de campanha? Quem? Perde voto! Melhor enfiar a boca num saco e calar. Calaram. E olhai o que aconteceu: GUERRA! Guerra grande e feia! Aliás, a tal Guerra nem apareceu assim de repente. Já devia vir tiroteando na surdina. Um tiro aqui, outro ali, mais um acolá. Tinha assento seguro no andar superior, costa larga da Mãe-Rainha que jurou pela inocência da afilhada. E nem tão pura ela era. Fedia um fedor fedorento. Só que no andar de baixo ninguém costuma sentir nada. Ou, se sente, acha cheiroso. Quando o mau cheiro sai de dentro de casa — para usar uma expressão da língua latina — "Non olet!" Isto é, não cheira, ou seja, cheira, mas não cheira. Como assim? É factóide!...

Figuro que é muito importante o Brasil ir bem economicamente. Mas não é o suficiente. Precisa, no mesmo passo, ir bem moralmente. Dá para acreditar num avanço econômico, quando os que se dizem responsáveis por tal avanço jogaram todos os códigos de ética no lixo? E aí, então, a mentira passou a ser verdade e a verdade, mentira. O não é sim e o sim é não. Inda bem que o Brasil vai bem!... O Bolsa Humilha alavanca o prestígio do Coringa e, segundo Krugman, Prêmio Nobel em Economia 2009: "O Brasil encontrou uma terceira via de desenvolvimento econômico." Ótimo! Espero que encontre também a primeira via do avanço ético que está fazendo falta. Muita falta mesmo num país que precisa fomentar a educação cidadã para sustentar-se como nação, ser bem visto e respeitado no cenário internacional.. Diz um ditado popular que: "O pior cego é aquele que não quer ver!" Para mim: "O pior cego é aquele que vê e finge que não vê!"

Pedro Nunes - Opinião (Blog do Magno)

Nenhum comentário: