Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, afirma que estudantes podem ter resultados melhores caso escrevam sobre medos e preocupações pouco antes de realizar provas. A explicação, segundo os responsáveis pelo artigo científico, estaria na diminuição nos níveis de ansiedade. A pesquisa será tema da revista "Science" desta semana.
Durante a condução do estudo, financiado pela Fundação Nacional de Ciência norte-americana, ao escrever durante 10 minutos sobre os motivos para aflições que passavam, os estudantes conseguiram aumentar em até 1 ponto a nota que tiravam nos testes.
Segundo o principal autor do artigo, Sian Beilock, psicólogo da universidade, com a escrita, os alunos conseguem se liberar o cérebro para processar mais informações necessárias para resolver as questões dos exames. Este "espaço mental" seria ocupado pelas preocupações, caso os participantes da pesquisa não tivessem sido submetidos à tática para tirar o estresse.
Beilock é um dos maiores especialistas norte-americanos para explicar os motivos pelos quais pessoas talentosas ou inteligentes apresentam desempenho pior em situações desafiadoras. Além de exames, o psicólogo também investiga como evitar o nervosismo durante competições esportivas, apresentações e reuniões em empresas.
do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário