Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Escrever sobre preocupações reduz ansiedade antes de exame, diz estudo

Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, afirma que estudantes podem ter resultados melhores caso escrevam sobre medos e preocupações pouco antes de realizar provas. A explicação, segundo os responsáveis pelo artigo científico, estaria na diminuição nos níveis de ansiedade. A pesquisa será tema da revista "Science" desta semana.


Durante a condução do estudo, financiado pela Fundação Nacional de Ciência norte-americana, ao escrever durante 10 minutos sobre os motivos para aflições que passavam, os estudantes conseguiram aumentar em até 1 ponto a nota que tiravam nos testes.


Segundo o principal autor do artigo, Sian Beilock, psicólogo da universidade, com a escrita, os alunos conseguem se liberar o cérebro para processar mais informações necessárias para resolver as questões dos exames. Este "espaço mental" seria ocupado pelas preocupações, caso os participantes da pesquisa não tivessem sido submetidos à tática para tirar o estresse.


Beilock é um dos maiores especialistas norte-americanos para explicar os motivos pelos quais pessoas talentosas ou inteligentes apresentam desempenho pior em situações desafiadoras. Além de exames, o psicólogo também investiga como evitar o nervosismo durante competições esportivas, apresentações e reuniões em empresas.

do G1

Nenhum comentário: