Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bloquear gene 'rebelde' pode impedir câncer de se espalhar, sugere estudo

Cientistas britânicos descobriram um 'gene rebelde" que ajuda a espalhar câncer pelo corpo. Eles dizem que o bloqueio do gene com as drogas certas pode impedir muitos tipos de neoplasias de se espalharem.


Pesquisadores da Universidade de East Anglia disseram que a descoberta pode levar, em dez anos, ao desenvolvimento de novos medicamentos para interromper uma etapa crítica do câncer chamada metástase, em que as células cancerígenas se espalham para outras partes do corpo.


O gene em questão, chamado WWP2, é um agente de ligação enzimática encontrado dentro de células cancerígenas, explicaram os pesquisadores em estudo publicado nesta segunda-feira (24) na publicação científica "Oncogene".


Ele provoca a destruiçao de uma proteína produzida naturalmente no corpo e que impede a difusão das células cancerígenas. Em testes feitos em laboratório, a equipe da universidade descobriu que, quando o WWP2 é bloqueado, os níveis da proteína inibidora natural se elevaram e as células de câncer permaneceram dormentes.


Andrew Chantry, da escola de ciências biológicas da universidade, líder da pesquisa, disse em entrevista telefônica à agência de notícias Reuters que a descoberta pode levar ao desenvolvimento de novas drogas nos próximos dez anos, para brecar a expansão agressiva de muitas formas de câncer, incluindo os de mama, cérebro, cólon e pele.


Segundo o especialista, se for desenvolvida uma droga que desative o WWP2, terapias convencionais como a quimioterapia e a radioterapia poderão ser usadas contra tumores primários, sem risco de a doença atingir outras partes do organismo.

Da Reuters

Nenhum comentário: