Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pesquisadores criam vidro resistente como alumínio e aço

No momento em que se forma uma rachadura num pedaço de vidro, sua tendência é se espalhar. Isso ocorre porque, embora o vidro seja muito duro e resistente à deformação, falta-lhe a resistência que metais como o alumínio e o aço possuem.


Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e da Universidade da Califórnia, nos EUA, relataram a criação de um novo tipo de vidro metálico, que é duro como o vidro e forte como o aço --o mais resistente de todos os metais.


"Com materiais, é muito difícil conseguir dureza e força ao mesmo tempo; geralmente é um ou o outro", disse Marios Demetriou, engenheiro de materiais do Caltech e principal autor do estudo reproduzido na revista "Nature Materials".


Porém, existe um problema nessa descoberta aparentemente perfeita.


"O custo do material é muito alto, o bastante para ser proibitivo, em se tratando de produtos de consumo", afirmou Demetriou, mesmo sem apresentar valores.


Mas os pesquisadores, que já estão patenteando o novo material, acreditam que ele poderia ser utilizável em pequenas quantidades.


"Ele poderia ser útil, por exemplo, em implantes ortodônticos devido ao alto grau de resistência exigida", explicou Demetriou.


O vidro metálico foi descoberto pela primeira vez cerca de 50 anos atrás, no Caltech.


Embora possua a estrutura atômica do vidro, ele é opaco e possui uma aparência brilhante, metálica.


Atualmente, outras composições de vidro metálico são usadas para fabricar tacos de golfe, estojos eletrônicos e ponteiros de relógios.

SINDYA N. BHANOO
DO "NEW YORK TIMES"

Nenhum comentário: