Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

domingo, 15 de maio de 2011

Pais com problemas conjugais podem ter bebê com distúrbios do sono

Estresse no casamento desde cedo traz complicações futuras para a criança

Casais com dificuldades conjugais têm chances maiores de ter bebês com problemas durante o sono, afirma um estudo feito no Departamento de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família, na Universidade de Oregon (EUA).

Os pesquisadores entrevistaram mais de 350 famílias com crianças adotadas nos primeiros meses de nascimento, a fim de eliminar a possibilidade de que a genética pudesse influenciar a relação entre a instabilidade conjugal e os problemas do sono infantil.

Ao final do estudo, descobriu-se que os bebês com cerca de nove meses, cujos pais tinham problemas conjugais, apresentavam problemas no sono que aumentavam quando a criança atingia 18 meses de idade. Mesmo considerando fatores como a ordem de nascimento, a ansiedade dos pais e o temperamento do filho, os resultados continuaram os mesmos.

Os pesquisadores alertam que, se os distúrbios de sono persistirem no decorrer da infância, a criança pode apresentar problemas na escola, desatenção e problemas de comportamento. Por isso, os pais devem estar cientes de que o estresse no casamento pode potencialmente afetar a criança, mesmo em uma idade muito jovem.

A equipe, agora, está investigando se essa relação entre a instabilidade conjugal e os problemas do sono infantil continua após dois anos de idade, e como o relacionamento entre pais e filhos poderá influenciar nessas associações.

Sono é fundamental para aprendizado ser completo
Um dos grandes desafios de quem estuda é conseguir melhorar o seu desempenho por meio da concentração. Em vestibulares e concursos, por exemplo, nos quais há provas longas e desgastantes, a capacidade de manter o nível de raciocínio durante horas pode fazer a diferença entre uma aprovação e uma reprovação. Atualmente, após décadas de estudos sobre a capacidade de raciocinar do ser humano, pode-se afirmar: se você quiser se destacar no setor acadêmico, a dica é dormir bem.

Tanto o sono de qualidade quanto os sonhos melhoram o desempenho dos alunos nas disciplinas e provas. Os sonhos agem como um ativador da memória, proporcionando maior recordação de conteúdos aprendidos em aulas ou estudados fora das classes.

Nos mais jovens, a hiperatividade é uma das causas mais influentes do mau desempenho escolar. Os distúrbios do sono estão diretamente relacionados a essa característica, como explica a médica e pesquisadora do sono Fernanda Haddad.

"A criança que dorme mal tem manifestação de quadro de hiperatividade e déficit de atenção. Ela não consegue se concentrar nos conteúdos passados. Isso está muito relacionado a uma qualidade ruim do sono. No adulto, a sonolência é o sintoma que aparece a partir da insônia. Na criança, é a hiperatividade", diz a especialista.

Uma grande dica para quem vai prestar vestibular, por exemplo, é manter um longo período de sono fixo. Ou seja: reservar todos os dias um momento regular para o descanso, sem que ele seja interrompido ou modificado por outras atividades ou estudos. A tática utilizada por muitos alunos, de estudar durante a madrugada ou tentar forçadamente impedir o sono para ler livros, não é inteligente, pois as informações adquiridas nesses momentos são mais facilmente esquecidas.

Os pais e professores devem estar atentos não apenas aos estudos dos vestibulandos, mas também às suas características físicas, como cansaço extremo e insônia. É bem comum que jovens sofram distúrbios do sono devido à proximidade do vestibular.

Pessoas mais novas geralmente estão menos preparadas para lidar com a pressão e a cobrança. Para muitos, o vestibular é verdadeiramente o primeiro momento de pressão na vida. A ansiedade por essa prova é tão grande que impede o sono de qualidade e, consequentemente, abaixa o rendimento do estudante.

Por Minha Vida

Nenhum comentário: