Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cozinha contém mais bactérias do que banheiro, diz estudo

Esponja de lavar louça pode conter germes causadores de doenças graves

Os germes podem estar escondidos em lugares inesperados dentro de casa. Segundo um estudo feito pela NSF International, uma instituição não governamental que promove o desenvolvimento de técnicas para melhorar a saúde da população, os locais mais limpos são os banheiros, enquanto os que mais contêm germes são as cozinhas.

Durante a pesquisa, moradores de 22 cidades diferentes foram submetidos a testes sobre higiene em casa, além de responder a questionários sobre quais eram os lugares mais sujos da residência.

Para os voluntários, o lugar que mais abrigava germes e bactérias dentro de casa era a haste da escova de dentes. Mas, segundo os cientistas que fizeram os testes, as esponjas de lavar louça eram o objeto que mais abrigava organismos responsáveis por causar doenças. Foram encontrados coliformes que podem causar salmonela e intoxicação alimentar em 80% das cozinhas das casas estudadas.

Os pesquisadores mostraram que 77% das esponjas continha coliformes e que metade das pias de cozinha tinham a mesma bactéria. Os cortadores de carne também apresentaram um número alarmante de bactérias. Em contrapartida, apenas 9% dos banheiros, maior preocupação entre os entrevistados, continha bactérias nocivas à saúde.

De acordo com os autores do estudo, a higienização da cozinha é um passo muito importante para prevenir doenças, principalmente aquelas que envolvem o sistema digestório.

Cozinha limpa

Ela é feita para limpar, mas a esponjinha de lavar louças é o objeto que vira foco de bactérias na cozinha. Ao limpar pratos, talheres e panelas, por exemplo, ela também acumula fragmentos de alimentos e gordura, que junto com a umidade, acabam se transformando no lar ideal de microorganismos. Quem não foge a isso também é o pano de secar a pia. Como são agregadores de bactérias e fungos, os dois utensílios deveriam ser descartáveis. Mas, como não é bem assim que funciona, a dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente, e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo. Porém, mesmo que a esponja e o paninho sejam higienizados, a troca precisa ser periódica. Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar.

A atenção vale para tábuas de bater carne, rolo de macarrão, escorredores de louça e para o lixinho de pia: todos devem ser lavados com cloro ou água sanitária para eliminar micro-organismos e, depois de secos, armazenados em local arejado. Segundo o especialista, a limpeza é fundamental para eliminar qualquer resíduo dos utensílios. As lixeiras devem ser limpas e desinfetadas após o uso, com álcool 70% ou cloro, e devem ser mantidas fechadas com a tampa.

Por Minha Vida

Nenhum comentário: