Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Você Pergunta, Nós Respondemos

Perguntas e respostas sobre amor e relacionamento sempre estão á tona, e é por isso que trazemos de novo, mais uma leitora de nosso Blog q nos enviou um e-mail para tirar suas dúvidas, que trazemos aqui nas sextas feiras o quadro: Você Pergunta, Nós Respondemos

Pergunta: Busca desenfreada por beleza
Não é a primeira vez que isso me acontece, mas um episódio me chamou bastante a atenção. Conversei com um rapaz no site. Ele tem 40 anos e eu 31. Como nem ele nem eu tínhamos foto no perfil, ele me pediu uma foto minha, pois procurava uma esposa, que seria a mãe de seus filhos, e, portanto, a beleza era importante, para não prejudicar a genética dele, que era muito belo. Cheguei a achar que era uma brincadeira... Então, trocamos fotos. Ele disse ter gostado muito das minhas feições. Mas, por outro lado, ele era exatamente o oposto do que se descreveu. Não era nada bonito, mas muito exigente quanto à beleza alheia, a ponto de não falar em outra coisa que não fosse a importância da beleza.


Não sou vidrada em aparência, nunca fui, nem gosto de me relacionar com quem seja obcecado pela estética. Hoje, posso estar bonita, mas, com a maturidade, virão as rugas e se essa pessoa não me enxergar pelo que eu sou, vai me trocar por outra mais jovem. O que leva a essa busca desenfreada por beleza sem procurar outros valores? Por que mesmo as pessoas não tão bonitas, principalmente homens, tendem cada vez mais a procurar a beleza exterior? Obrigada!

Resposta:
Ao dizer-lhe que a beleza é o que prioriza na mulher que será a mãe dos filhos dele, ele dá certamente a você a oportunidade de saber um dado importante sobre ele: é uma pessoa superficial. A beleza é até uma questão filosófica: O que é belo, o que não é belo, o que é o Belo etc. Artistas também discutiram o Belo. Para o escultor francês Auguste Rodin, o belo reside na expressão da verdade. Isso se constata na pintura de Goya que, numa certa fase, foi escura e sombria, com figuras humanas que poderiam ser ditas medonhas, não ter sido desprezada, uma vez que justamente era a expressão da verdade.


Mas, qual será a verdade desse jovem homem de 40 anos? Será o vazio? Será que dentro dele o mundo é tenebroso e feio, fazendo-o recorrer a uma bela paisagem capaz de exorcisar seu circo de horrores? Talvez ele sinta como único bem recebido dos pais o direito à uma beleza que, pelo que você. diz, ele nem possui. Mas o fato de ele lhe dizer tudo o que v. reproduz neste e-mail faz pensar que ele seja uma pessoa bastante comprometida do ponto de vista psíquico, emocional. É possível que se veja diferente do que é e se ache até muito bonito. Essa distorção da própria imagem o coloca num patamar de patologia um pouco mais sério do que uma neurose, por exemplo. Digamos que ele oscile entre uma neurose grave e um diagnóstico de borderline, que são os chamados fronteiriços, que vivem muito próximos da descompensação que poderia levá-los a uma psicose. No meu entender, esse homem não está apenas em busca da beleza exterior na expectativa de gozar com ela. Ele precisa dela para manter seu precário equilíbrio mental.

Abraço, Mariana (Psicóloga)
Perguntas pelo e-mail: blogdomelk@hotmail.com

Nenhum comentário: