Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Crianças que tomam pouco sol têm mais risco de ter asma, diz estudo

Raios UVB estão diretamente ligados à absorção de vitamina D pelo organismo

Estudo liderado por pesquisadores do Public Health Centre, em Valência, Espanha, e publicado no International Journal of Biometeorology, afirma que a vitamina D - que é principalmente absorvida do sol - desempenha importante papel na proteção contra a asma na infância. A pesquisa mostrou que crianças que vivem em cidades úmidas e frias possuem maior risco de desenvolver problemas respiratórios, devido a pouca exposição solar nesses lugares.

Foram observadas mais de 45 mil crianças de seis a sete anos de idade e adolescentes de 13 a 14 anos, de nove cidades espanholas. Para descobrir quais crianças dessas cidades tinham asma, os estudiosos usaram os dados do International Study of Asthma and Allergies (ISAAC).

Ao cruzarem a prevalência da doença com a média anual de horas de sol - um índice chamado MASH, de mean annual sunny hours - e umidade relativa, os cientistas perceberam que as crianças de seis a sete anos, que moravam em regiões com menor MASH e maior índice de umidade relativa - como no norte da Espanha -, eram as mais afetadas pela doença.

Segundo os autores do estudo, o sol é fundamental para a absorção de vitamina D pelo organismo, visto que a exposição solar é responsável por 90% de sua obtenção. Essa vitamina, continuam, é extremamente importante para a prevenção da asma, tuberculose e outras doenças infecciosas.

Aposte na Vitamina D para manter a saúde em dia

Além de ser vital para regular a pressão arterial, mantendo o sistema nervoso nos trilhos, a vitamina D entra em ação para absorver o cálcio e o fósforo, fortalecer nosso sistema auto-imune e atuar na secreção de insulina.

"Essa vitamina pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina", explica a nutricionista Cristiane Mara Cedro.

Entretanto, uma maneira boa de manter níveis adequados dessa vitamina é tomar sol de 10 a 15 minutos duas vezes ao dia, pois a luz solar é uma das principais fontes de absorção do nutriente. O responsável por esse estímulo é ninguém menos que o raio UVB. Em outras palavras, apesar de perigoso em doses exageradas, o UVB é sim necessário à saúde. "Em algumas épocas, a exposição aos raios solares é menor, o que desfavorece a síntese de vitamina D", afirma a dermatologista Daniela Taniguchi. Dessa forma, é importante para pessoas com limitação de exposição ao sol incluir boas fontes de Vitamina D na dieta.

A ingestão recomendada pelo U.S. Dietary Reference Intake - para crianças e adultos até 50 anos - é de cinco microgramas por dia (200 UI/dia). A recomendação aumenta para 10 microgramas/dia (400 UI/dia), para pessoas entre 50 e 71 anos de idade, e para 15 microgramas/dia para idosos acima dos 70 anos. Para saber como ingerir corretamente essas doses, vale ficar atento aos rótulos dos alimentos.

Por Minha Vida

Nenhum comentário: