Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 2 de março de 2012

Um incrível álbum de recortes na web


"Ai meu Deus! Você viu o post do Brad Pitt no Digglr ontem à noite?"

"Não, eu estava ocupado demais navegando no Cr.us.ta.ce.an. O que ele disse?"

"Meu Deus, todo mundo estava falando disso no Regurgtatr!"

Você já teve a impressão de que o universo online está se movendo tão rapidamente que você nunca vai se adaptar?

Todos os anos surge um novo e excitante serviço online, outro ralo por onde seu tempo se esvai. Pergunta: Agora que você está no Facebook, no Twitter, no Foursquare, no Google Plus, no Tumblr, no LinkedIn, no Instagram, no Reddit e no Path - quando, exatamente, sobra tempo para viver a sua vida?

Bom, isso não tem importância. Por incrível que pareça, mais um site gratuito se tornou extremamente popular porque descobriu uma finalidade que ninguém havia atendido até o momento. É o Pinterest.com, que recentemente se tornou o site a romper mais rapidamente a barreira dos 10 milhões de visitantes mensais na história da web. De repente, o site se tornou assunto frequente em conversas online e offline.

O Pinterest é um álbum de recortes para fotos online. Vários álbuns, na verdade. Cada um deles com uma página individual em sua conta. Você pode fazer um álbum sobre "Ideias Legais para Trabalhos Manuais", outro com "Projetos de Reforma da Cozinha", um terceiro sobre "Lugares para Ver Antes de Morrer". Ou talvez "Livros que eu li", "Ideias para o Casamento", "Melhores Quadrinhos da Web". O céu é o limite, (Ao contrário da maior parte dos novos sites, o nome "Pinterest" faz sentido. Você prega - com um alfinete, "pin" - as coisas de acordo com seus interesses.)

Há várias razões para o sucesso do Pinterest, mas uma delas é a simplicidade e o prazer de adicionar uma foto a um de seus álbuns. Durante seu passeio diário pela web, a cada vez que você vê algo interessante, inspirador ou divertido, você clica no botão "Pin It" em sua barra de favoritos.

Instalar esse botão é a única coisa remotamente técnica do Pinterest. Além disso, se você não sabe como acrescentar um favorito ao seu navegador, você tem desafios mais imediatos do que dominar as últimas redes sociais da internet.

Quando você clica em "Pin It", você vê uma lista organizada com todas as imagens da página em que você está navegando. Selecione a imagem que você quiser, escolha qual de seus álbuns deve recebê-la, digite a legenda e clique em "Pin It". (Dica: se você selecionar o texto de uma página da web antes de clicar em "Pin It", o texto selecionado se torna a legenda do novo item.)

Quando você retornar para suas páginas no Pinterest, verá que a nova imagem foi adicionada às outras no álbum de recortes escolhido.

A capacidade de organizar as coisas em coleções bem arrumadas é poderosa e visual. É como um álbum de recortes virtual, ou como rasgar artigos interessantes do jornal.

Com frequência, os álbuns criados pelas pessoas são inspiradores: "Destinos Incríveis", "Cortes de Cabelo Legais", "Receitas Apetitosas". Outros são divertidos - eles apresentam objetos descobertos enquanto você navegava em sites de objetos curiosos e divertidos como o StumbleUpon e o IWasteSoMuchTime.com. E como o site é bastante visual, também há muitos álbuns sobre beleza: "Pessoas Bonitas", "Coisas Bonitas", "Roupas Bonitas".


Se todo esse papo de cozinhas, receitas, artesanato e beleza faz você pensar que o Pinterest é voltado para o público feminino, você está certo. A empresa afirma que as mulheres constituem mais de 80 por cento dos membros do site.

Os aspectos sociais do Pinterest são certamente outra razão para a estatística. Sempre que você vê um item suculento pregado no álbum de alguém, você pode copiá-lo, com um único clique, para um de seus próprios álbuns. Dessa maneira, grandes ideias e fotos se propagam rapidamente. Você também pode "curtir" um item ou comentá-lo.

Além disso, caso você encontre uma pessoa cujos gostos sejam parecidos com os seus, você pode "segui-la" (em apenas um álbum ou em todos eles). As atualizações dela aparecem automaticamente em sua página principal à medida que ela prega novas imagens.

Você também pode criar álbuns de recortes colaborativos, onde pessoas escolhidas por você podem adicionar imagens. Essa é uma opção sensacional quando seus amigos ou seus parentes estão tentando ter ideias para um casamento, para as férias, para o chá de bebê ou para uma reforma. Todo mundo contribui com algumas ideias, comenta e vota nas imagens que foram compartilhadas. Você se livra de uma horrível quantidade de e-mails com temas como "O que vocês acham disso aqui?".

No fim das contas, três elementos tornam o Pinterest tão interessante. Para começar, sua interface é limpa e não fica piscando. Não há anúncios, barras de rolagem ou pop-ups.

(A empresa não admite que ainda esteja procurando maneiras de ganhar dinheiro com o negócio, mas blogueiros espertos já descobriram uma delas. Você conhece o "programa de afiliados" oferecido pela Amazon.com? Com ele você recebe uma "comissão por indicação" sempre que alguém clica em um link que leva ao site da Amazon e realiza uma compra. Diversas lojas online oferecem serviços similares. Bom, quando uma de suas fotos no Pinterest redireciona o usuário a um produto à venda na internet, o site faz uma discreta modificação no link para incluir o código de afiliado, de forma que o Pinterest venha a receber a comissão pela indicação. Essa novidade deixou algumas pessoas inquietas, mas você pode retirar o código do link, se quiser.)

Em segundo lugar, o Pinterest é diferente do Twitter, do Facebook e de outros sites desse tipo, já que você não o utiliza apenas - ou principalmente - para divulgar conteúdo. Com o Pinterest você cria álbuns para seu uso pessoal, para exercitar sua memória, para se inspirar. Tudo bem se outras pessoas também curtirem ou utilizarem o álbum que você montou, mas você pode tirar muito proveito do Pinterest sem precisar de qualquer seguidor, o que não pode ser dito sobre outras redes sociais.

Por fim, o Pinterest é uma alternativa aos objetivos dos sites sociais: o egocentrismo, a autodocumentação e a autopromoção. Conforme um recente artigo publicado no Huffington Post, os posts do Facebook e do Twitter geralmente são acompanhados de "uma legenda silenciosa que diz 'Olhem como sou o máximo'. No Pinterest, o tom parece ser 'Isso não seria o máximo?'".

Isso não significa que o site não possa ser melhorado. Aparentemente, não é possível manter um álbum privado. Cada um dos álbuns de recortes pode ser visto por todos no Pinterest, mas talvez você não queira divulgar todas as suas inspirações. ("Formas de Narizes para Minha Cirurgia Plástica", por exemplo.)

Atualmente, você precisa de uma conta no Facebook ou no Twitter para se inscrever no Pinterest - ou isso, ou um convite. Você pode conseguir um convite com um usuário do site ou pedir um ao próprio Pinterest; felizmente, a empresa atende a quase todos os pedidos.

Também vale notar que o Pinterest já foi invadido pelos interesses comerciais. (Cedo ou tarde, isso parece acontecer com todos os serviços populares da internet: sites, podcasts, Twitter, Facebook.) Agências de viagem, empresas de utilidades domésticas, joalherias e outras empresas já têm contas no Pinterest.

Com alguns cliques você pode acrescentar uma etiqueta de preço no canto da imagem. Os álbuns de recortes são uma maneira totalmente óbvia de criar catálogos online, já que você é direcionado ao site original sempre que clica em uma foto no Pinterest. Clique na foto e vá até a página onde você pode comprar o produto.

Até o momento, a presença comercial é sutil e é claro que você não é obrigado a seguir ou a visitar as páginas das empresas. Por outro lado, algumas delas contribuem de forma discreta e elegante com o ambiente do Pinterest. A Whole Foods, por exemplo, conquistou mais de 19.000 seguidores para sua página de "Cozinhas Superincríveis".

Aos poucos, o Pinterest está criando os meios necessários para se manter acessível e visível. Existe um aplicativo legal do Pinterest para o iPhone, por exemplo, uma ferramenta de busca excelente para encontrar o que se procura nas contas do site, um botão "Pin This" (Pregue isso) que pode ser colocado em outros sites e uma opção para compartilhar a última imagem de seus álbuns em sua linha do tempo no Facebook.

Pode parecer difícil de acreditar, mas é verdade. Mesmo na era do Facebook-Twitter-Tumblr-LinkedIn, ainda há espaço para mais uma mídia social de sucesso.

Espaço online, pelo menos. Se você ainda tem espaço suficiente em sua vida, isso já é outra história.

The New York Times

Nenhum comentário: