Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quarta-feira, 14 de março de 2012

Jovens brasileiros que começam a fumar preferem cigarros com aditivos

Dado surge enquanto governo tenta vetar o comércio desses produtos

cigarro adolescenteCigarro com sabor é o preferido entre os adolescentes brasileiros que começam a fumar, revela uma pesquisa inédita realizada em 13 capitais. De acordo com o trabalho, os jovens que escolhem esse tipo de produto fumam mais e com maior frequência que aqueles que escolhem cigarros sem aditivos.

"Não resta dúvida: o cigarro de sabor é uma porta de entrada das crianças para o tabagismo", afirma Vera Luiza da Costa e Silva, uma das autoras do trabalho e professora da ENSP- Fiocruz (Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz).

O resultado do estudo, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, é divulgado no momento em que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) discute o destino dos cigarros com aditivos no País. Está marcada para hoje uma reunião da diretoria da agência para decidir se proíbe ou não a adição de produtos ao cigarro - como chocolate, menta e baunilha, entre outros.

De um lado, médicos e associações que se dedicam a combater o tabagismo apoiam o fim da adição de produtos ao cigarro - uma estratégia que, afirmam, é adotada pela indústria para atrair o jovem para experimentação. A indústria, por sua vez, afirma que a incorporação de sabores como canela, cravo e menta é usada no País há anos, gera empregos e não atrai jovens para o vício. Trata-se apenas de uma opção para adultos.

"Os resultados do estudo demonstram o contrário. Cigarro com mentol é o preferido entre os estudantes brasileiros", afirma a coordenadora do estudo, a pesquisadora Valeska Figueiredo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Braço da Pesquisa Global de Tabaco na Juventude da Organização Mundial da Saúde, o estudo foi feito com base na análise de entrevistas feitas, entre 2005 e 2009, com 17.127 estudantes de 13 a 15 anos do País. A reportagem procurou o Sinditabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) para comentar a pesquisa, mas não obteve resposta.

Nenhum comentário: