Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sábado, 14 de abril de 2012

Casos de demência vão triplicar até 2050, diz OMS

Os casos de demência vão aumentar muito nas próximas décadas, com o aumento da expectativa de vida e a melhora da saúde pública em países pobres, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Cerca de 35 milhões de pessoas estavam vivendo com demência em 2010 e o número vai crescer para 65,7 milhões até 2030, segundo a agência de saúde da ONU. Em 2050, os casos vão triplicar para 115,5 milhões.

"Os números já são grandes e vão aumentar muito rápido", afirmou Shekhar Saxena, chefe da divisão de saúde mental da OMS.

A maioria dos pacientes recebe cuidados dados pelos próprios parentes, que arcam com a maior parte do custo anual do problema, estimado em US$ 604 bilhões.

O peso financeiro do transtorno vai aumentar ainda mais rápido do que o número de casos, afirmou a OMS em seu primeiro relatório de fôlego sobre o tema.

"O custo catastrófico vai levar milhões de residências para níveis abaixo da linha de pobreza", afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

A demência, transtorno cerebral que afeta a memória, o comportamento e a capacidade de realizar tarefas simples, afeta a maior parte dos idosos. O mal de Alzheimer responde por cerca de 70% dos casos.
Nas últimas décadas, a demência vem se tornando um problema importante de saúde pública em países ricos.

Mas, com a população de países de renda baixa e média crescendo e envelhecendo nas próximas décadas, a OMS diz que é necessário informar o público sobre o problema e melhorar programas de apoio aos doentes.

A fatia dos casos de demência em países pobres e de renda médica deve subir de 60% para mais de 70% até 2050.

Até agora, só oito países, incluindo o Reino Unido, a França e o Japão, têm programas nacionais de demência. Outros, como os EUA, têm planos em nível estadual.

O relatório divulgado pela OMS não faz recomendações específicas de políticas públicas, mas pede ações contra a demência.

Países emergentes como China, Índia e Brasil, por exemplo, têm sistemas públicos de saúde mas não têm a capacidade para lidar com o aumento dos casos de demência, segundo Saxena.

Garantir que médicos e enfermeiros identifiquem os primeiros sintomas é um bom começo. A falta de diagnóstico correto é um dos obstáculos ao tratamento, afirmou o chefe da divisão de saúde mental da OMS.

Até em países ricos, mais de metade dos casos passam batido até que a doença chegue ao estágio final, diz o relatório.

Um equívoco comum é achar que a demência é inevitável.

"A maioria das pessoas vê a demência como uma parte natural do envelhecimeto, o que não é verdade", disse Saxena. "Pessoas mais velhas têm problemas de memória e cognição, mas a demência é uma doença com sintomas e progressão mais rápidos."

Sem tratamento, quem sofre do transtorno se torna mais isolado e vulnerável, especialmente se tem problemas de visão ou audição.

Países ricos comos os EUA devem reconsiderar a conduta de colocar pacientes com demência em instituições, afirmou Saxena. "Esse é um erro que os países desenvolvidos cometeram. Isso não é viável do ponto de vista financeiro e não significa cuidados melhores para o paciente."

Para Saxena, o aumento da demência é um paradoxo do avanço da medicina.

"Quanto melhor nosso desempenho, mais esperamos ter problemas com demência. Precisamos estar preparados."

DA ASSOCIATED PRESS 

Nenhum comentário: