Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

segunda-feira, 16 de abril de 2012

EDUCAÇÃO PELA PAZ NAS ESCOLAS


MOVPAZ CAPACITA 500 PROFESSORES EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

Neste sábado passado, dia 14 de abril de 2012, foram proferidas duas palestras sobre educação pela paz para capacitação de professores das escolas da rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe, cidade localizada no interior de Pernambuco a 190 quilômetros do Recife, com o coordenador nacional da ONG MovPaz (Movimento Internacional Pela Paz e Não Violência), Clóvis Nunes. 

Esta é a primeira Capacitação para implantação do Projeto Educação pela Paz,objetivando inaugurar a Semana de Cultura de Paz em todas as escolas do município da cidade. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação, em parceria com o MovPaz Santa Cruz.


21 escolas do município estiveram representadas através de 500 docentes que conheceram o “Kit da Paz” contendo 32 peças pedagógicas que abordam os três aspectos da paz social, paz ambiental e paz interior que serão utilizados nas escolas. “A partir do trabalho que estamos iniciando, a longo prazo perceberemos uma mudança positiva e qualitativa no seio de nossa comunidade”, acreditam os professores Luciene Gomes e João Quirino. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe é a primeira cidade do interior do Estado a implantar o programa de educação pela paz nas escolas da ONG MovPaz que alcançará um contingente de mais de 9 mil alunos da rede municipal de ensino.

O evento teve lugar no Teatro Municipal e contou com a presença do prefeito da cidade Antônio Figueiroa, da secretária de educação Socorro Maia, da representante do sindicato dos professores da cidade Jéssica Cavalcante  e da coordenadora municipal da ONG MovPaz Santa Cruz, Lúcia Nascimento, além de outras autoridades.  O evento teve duração o dia todo e nele foi também apresentada a data de realização da primeira Grande Caminhada pela Paz de Santa Cruz a ser coordenada peloMovPaz; a mesma será realizada no penúltimo sábado de outubro de cada ano, data da celebração do Dia Municipal da Paz de Santa cruz, cuja lei já foi aprovada na Câmara Municipal.

 
A cidade de Santa Crua recebe ainda este ano a implantação da Casa da Paz, sede da ONG MovPaz,  que será inaugurada ainda no primeiro semestre deste ano, quando começará toda a produção para realização da Grande Caminhada Pela Paz. Na casa da Paz também funcionará um posto de entrega voluntária de armas, em parceria do MOVPAZ com aPolícia Militar e o Ministério da Justiça, no intuito de intensificar a campanha do Desarmamento na cidade e na região. “Este é um encontro de esperança, uma vez que estamos alcançando a mente de mais de 9 mil alunos que terão acesso a uma educação com valores humanos, iniciamos aqui uma revolução silenciosa, porque acreditamos que mudando consciências, nós podemos mudar o mundo” conclui Clóvis Nunes, coordenador nacional da ONG MovPaz.

Assessoria de imprensa do MovPaz

Nenhum comentário: