Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Fique por dentro: Anencefalia Fetal - O que é?

O que é Anencefalia?       


Anencefalia Fetal

A anencefalia fetal consiste em uma má formação, com sua principal característica a ausência do cérebro e dos ossos que cobrem a parte superior do crânio. Em média após a 16ª semana, o problema já pode ser diagnosticado.

Causas: Esse problema pode ser causado por infecções durante o início da gestação, excesso de exposição a radiação, uso de medicamentos inadequados durante o primeiro mês de gestação, uso de drogas ilícitas, intoxicação por substâncias químicas, e alterações genéticas. Pesquisas comprovam que mulheres com diabetes possuem seis vezes mais de chances de ocorrência.

Expectativa de Vida: 25% dos fetos morrem antes ou durante o parto, 50% que nascem com essa deficiência tem uma expectativa de poucos minutos a alguns dias, e outros 25% vivem mais do que 10 dias.

Tratamentos: Infelizmente fetos com essa deformação não possuem tratamento.

É importante lembrar que fetos com essa deficiência não possuem muita expectativa de vida e suas funções básicas necessárias do organismo, muitas vezes são limitadas e com problemas.

ATENÇÃO!  As fotos e o vídeo contidos abaixo possuem cenas fortes e sem censura, de fetos com anencefalia.

Vídeos

Fotos

Anencefalia Fetal 
Anencefalia Fetal 
Anencefalia Fetal 
 Anencefalia Fetal

Diagnóstico de Anencefalia: Em 100% dos casos, o diagnóstico é dado por meio de ultrassonografia, não havendo margem de erro.               

 Tratamento de Anencefalia: Não há tratamento possível para a anencefalia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda tentar a ressuscitação da criança em casos de parada cardiorrespiratória. No entanto, a conduta médica ainda é variável no Brasil, podendo haver o uso de suporte ventilatório para o bebê conseguir respirar enquanto estiver vivo.

Fatores de risco: Os casos de anencefalia são mais comuns na primavera, mas as causas desse fenômeno ainda são desconhecidas. Em metade dos casos, a anencefalia acontece porque a mãe sofre uma deficiência de ácido fólico durante a gestão. Fatores genéticos também podem predispor o aparecimento desse tipo de anormalidade.

Prevenção: A prevenção da anencefalia se dá pela suplementação com ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e nos primeiros três meses de gestação. O suplemento é ingerido em forma de pílulas e complexos vitamínicos específicos para gestantes. A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural.

Convivendo/ Prognóstico: O prognóstico de um bebê com anencefalia é de algumas horas ou dias, não havendo condição de sobrevida.

Complicações possíveis: A gestante de um bebê anencéfalo pode sofrer um acúmulo de líquido amniótico dentro do útero, fazendo com que ele não se contraia corretamente e venha a causar hemorragias durante o pós-parto. Em função da má formação craniana, esses fetos assumem posições anômalas durante o parto, podendo dificultar o processo.


Fontes e referências:
  • Thomaz Gollop, livre docente em genética médica no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP)
  • Niura Moura, pediatra e neurologista Infantil, Docente e Chefe da Disciplina de Neuropediatria do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FM/UNESP - Botucatu    

Nenhum comentário: