A popularização da internet como um veículo de comunicação capaz de
alimentar fluxos contínuos de informações e transcender os limites de
tempo e espaço físico traz à tona a discussão sobre a esfera midiática à
qual o jornalismo se configura na nova era digital. Se até então os
jornalistas eram vistos como articuladores detentores das informações às
quais a sociedade confere total confiança e credibilidade, hoje, com a
consolidação da web e a expansão massiva da chamada blogosfera, muito se
discute sobre a atuação dos blogueiros como produtores e comunicadores
públicos.
De fato, existem características que diferem o jornalista e o
blogueiro. No entanto, nada impede que ambos tenham o seu espaço. O
jornalista como ser crítico, politizado, formador de opinião, defensor
da veracidade dos fatos, comprometido em denunciar todo tipo de
corrupção, tem ou deveria ter o compromisso ético com a apuração, a
credibilidade e publicação das informações, devendo aproveitar ao máximo
as possibilidades oferecidas pela internet de maneira que o caráter
social da profissão sobressaia. Isso não significa que blogueiros
articuladores, engajados, que denunciam problemas em suas comunidades
locais, trocam informações sobre política e conhecimento, não sejam
considerados comunicadores em potencial, até porque sabe-se que a
maioria dos grandes veículos de comunicação brasileiros sofre sanções
políticas, econômicas e editoriais, o que no território da blog não
acontece.
Talvez o grande o abismo dessa competição seja a comparação entre
jornalistas bem preparados e “blogueiros-soft”, que se consideram
aqueles que são pagos para falar bem de uma marca ou um produto, que
publicam de tudo para ganhar status ou crachá de imprensa na primeira
fila dos desfiles de moda, baladas e eventos da alta sociedade. Sem
falar nas “coberturas” em que há exposição da fonte, falta de
aprofundamento das informações e baixa escolaridade, dentre outros
fatores. Não que estes aspectos não ocorram no jornalismo. O que é
importante salientar é que os jornalistas, de maneira geral, ao
cometerem esses erros, sofrem punição ética e judicial, além de terem
sua imagem associada ao descrédito, o que raramente ocorre com os
blogueiros.
Por Luana Santana
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