Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sábado, 26 de maio de 2012

Orgulho Nerd


No Dia do Orgulho Nerd, veja as principais características da 'espécie', definidas por eles mesmos!

Nerd que é nerd é obcecado por algum assunto. Alguns. Vários. De tecnologia a história em quadrinhos, games a séries de TV, toy art, desenhos animados, aplicativos, tudo eles consomem e trocam informações entre si alucinadamente.
Orgulho Nerd - 1 (© No Dia do Orgulho Nerd, veja as principais características da "espécie", definidas por eles mesmos!)

A palavra nasceu nos anos 1950, quando um grupo de funcionários da Northern Eletric, empresa hoje conhecida como Nortel, apelidou 'NERD' os colegas do departamento de tecnologia (Northern Electric Research and Development) que viravam noite em cima de projetos e pesquisas. No Brasil, o sinônimo (até há pouco tempo pejorativo) é o CDF, aquele cara que só tira dez e não se mistura muito com a galera. Ou não se misturava.

Avessa à clausura, uma nova geração surgiu autointitulando-se “geek”, uma espécie de nerd sociável e antenado, moderninho e boa gente, consumidor voraz de novidades que faz questão de aparecer, principalmente nas redes sociais e em blogs, outra de suas paixões.

A seguir, listamos as principais características de um legítimo “nerd”, definidas por eles mesmos. Porque, afinal, nerd que é nerd adora uma lista de discussão.

Qual a diferença de Nerd X Geek? (na visão de um nerd)


Ettore Bovo, 24 anos, analista de sistema e nerd gamer - Um nerd curte tecnologia, ficção científica e diversas coisas parecidas, mas algumas peculiaridades definem um Geek e um Nerd. Para deixar mais claro, um geek é um nerd hipster macfag (kkkkkkkkkkk).

Priscila Veras, 30 anos, editora de imagens - Bom eu sou nerd e defino 'nerdisse' como a pessoa extremamente introvertida e curiosa (fascínio por conhecimento ou tecnologia). Um autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende. Antes a palavra nerd era muito usada com conotação depreciativa. Hoje parece moda. Em seu grande tempo livre (pois não tem vida social, brincadeira, eu tenho um pouco) costuma se aprofundar em diversos assuntos como livros (por isso nos chamavam na escola de “traças”), games (nem todos), computadores (se não sabem muito, pelo menos trabalha com eles e terminam se aprofundando no assunto mais que as outras pessoas), filmes (desde filmes 'cabeça' até a escória dos filmes), tecnologia, raridades, e tudo mais que exista que ele possa ficar obcecado em pesquisar, resolver como funciona ou colecionar. O que acontece muito são os nerds também serem “CDF” (o melhor aluno, estudioso e organizado). O Geek, pra mim, é o moderninho, boa gente e que se interessa muito por tecnologia e tem vida social (eventos, encontros), se interessa por tudo aquilo que é novidade, principalmente tecnologia.

Felipe Muñoz, 27 anos, sócio-diretor da 127ml Design - Nerd é um termo mais pejorativo para se tratar uma pessoa que gosta de assuntos específicos e tem hobbies vistos como pouco comuns. Geek é um termo mais aceito para tratar essas mesmas pessoas. Dentro destes existem diversas categorias. São fãs que podem ser gamers, podem ser cosplayers (pessoas que se vestem iguais aos seus personagens preferidos), podem ser fanáticos por tecnologia e podem ser isso e muito mais tanto junto quanto separado.

Hamilton Nakamura, 32 anos, editor de imagens - A diferença é que o geek gosta profundamente (mas bem profundamente mesmo) de tecnologia. Se uma pessoa normal tiver dúvidas sobre qual computador comprar, qual aplicativo baixar, desmontar computador, montar computador, deve perguntar a um Geek, se quiser ter uma resposta definitiva. Ou seja, um geek é muito mais útil pra sociedade do que um nerd.

Nenhum comentário: