A edição de hoje do jornal espanhol El País destaca os planos da presidente Dilma Rousseff de levar internet de banda larga à classe popular."Na sua primeira reunião de trabalho, a presidente Dilma Rousseff dedicou boa parte do tempo para defender uma tarifa barata de conexão à internet para a classe média baixa. Um dos projetos que ela quer implantar vai se chamar 'Internet para Todos', similar ao 'Luz para Todos' do governo Lula. A nova tecnologia irá empurrar a produtividade, ajudar na educação de crianças e jovens e melhorar o trabalho dos professores.
O Brasil é um dos países onde o acesso à internet de banda larga custa caro. Hoje, a conexão chega a 120 reais (60 euros), impossível para um trabalhador que ganha o novo salário mínimo de R$ 540. Para Dilma, o preço da internet não pode ser mais que R$ 30 mensais".
O jornal também questiona a viabilidade do projeto diante de um mercado de telecomunicações totalmente privatizado. "O problema é que a Telebras, privatizada em 1998. Como o governo poderá intervir para que as empresas privatizadas ofereçam preços populares? Uma das possibilidades, segundo o governo brasileiro, é investir em infraestrutura necessária", ressalta o jornal.
Tradução: Blog do Magno Martins.
Blog do Magno

Nenhum comentário:
Postar um comentário