Pesquisadores brasileiros descobriram uma maneira original de lutar contra a água contaminada: bananas. Em um novo estudo, divulgado em reportagem do Discovery News, a casca picada de banana foi capaz de acumular vestígios de chumbo e cobre na água do rio, tornando os metais tóxicos 20 vezes mais fáceis de serem detectados com equipamento bruto.Apesar disso, ninguém deve sair correndo para colocar banana na água contaminada e esperar que ela se torne potável, embora os pesquisadores acreditem que a técnica, um dia, possa ser aproveitada como uma maneira barata e não-tóxica para garantir o abastecimento potável.
"Cascas de banana não podem efetivamente ser usadas para remover metais da água ou limpar a contaminação, mas pode juntar uma quantidade grande de chumbo e cobre que ficarão mais fáceis de serem detectadas", diz o engenheiro ambiental Ashok Gadgil, da Universidade da Califórnia, Berkeley.
Para o químico Gustavo Castro, do Instituto de Biociência de Botucatu, a surpresa está na capacidade de extração da casca de banana, maior que outros materiais similares conseguidos em reações químicas, como sílica modificada, alumina e celulose.
"Todos esses materiais são produzidos em laboratório com o mesmo objetivo: remover metais da água. Entretanto, todos representam altos custos de produção e muitos resíduos tóxicos", diz.
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário