Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

quinta-feira, 31 de março de 2011

Desvio de verba // Primeiras damas na prisão

Uma força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF) deflagrou ontem, em Alagoas, a Operação Mascotch, destinada a desmontar um esquema criminoso organizado para desviar recursos federais destinados à aquisição de merenda escolar. Os envolvidos se apropriavam dos recursos e os utilizavam no pagamento de compras pessoais, que incluíram até a aquisição de uísque 12 anos, caixas de vinho e ração para cachorro. A investigação teve início a partir da suspeita, levantada em fiscalizações da CGU, de que sempre as mesmas empresas vinham se alternando como vitoriosas nas licitações dos municípios envolvidos. Entre 2007 e 2009, 13 licitações renderam ao grupo empresarial investigado contratos no valor aproximado de R$ 8 milhões.

A força-tarefa de ontem é um desdobramento da Operação Caetés, executada em outubro do ano passado e que também investigou desvios de recursos da alimentação escolar. Ao todo estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão em 13 municípios de Alagoas. Dentre os mandados em cumprimento, há buscas sendo realizadas na sede das prefeituras de Girau do Ponciano, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Belo Monte e Estrela de Alagoas. A análise feita por auditores da CGU no material apreendido na Operação Caetés assim como os depoimentos feitos à PF pelas pessoas presas naquela operação levaram a novas provas e implicaram nas irregularidades de muitas outras pessoas, incluindo autoridades municipais.

Os envolvidos que já estão com mandado de prisão expedido são as primeiras damas de Belo Monte, Limoeiro de Anadia, Traipu e Lagoa da Canoa, além de secretárias de Educação, vice-prefeitos e secretários de Administração.

Nenhum comentário: