Pages

Crie Sua Web Rádio

Ver Planos

sexta-feira, 25 de março de 2011

Você Pergunta, Nós respondemos.

Atendendo a mais uma leitora do nosso Blog que nos fez a pergunta relacionada ao seu relacionamento, e que, com a participação mais que especial da nossa colaboradora, respondemos a "Camila" de forma clara e objetiva.

Pergunta: Sempre estrago as relações
Gostaria de saber por que eu não consigo me interessar por ninguém e acho que ninguém se interessa por mim ... E quando encontro alguém que parece se interessar, eu não gosto, não consigo acreditar em ninguém. Acho que todos estão me enganando e me sinto mal com isso. Afinal, vejo mulheres com aparência bem pior que a minha e que encontram namorados, e eu não consigo. Sou simpática, razoavelmente inteligente, bem humorada, situação financeira razoável, não dependo de ninguém para me sustentar. Estou à procura de um amor e nada acontece. Não consigo me sentir segura, e sempre estrago as relações. Queria saber como faço pra tirar o peso de uma frustração passada que não me permite viver uma nova relação? Estou quase desistindo. As coisas acontecem sempre da mesma forma, o início, o meio e o fim...

Resposta:
Embora reconheça, racionalmente, que tem características interessantes, me parece que, no íntimo, você não se sente uma mulher atraente, capaz de despertar o interesse do outro. Por isso, ao se olhar no espelho, você parece não enxergar essa mulher simpática, inteligente, bem-humorada e bonita. A insegurança te leva a um ciclo vicioso: por se sentir insegura, você não se sente atraente. Não se sentindo atraente, fica ainda mais insegura. Creio, portanto, que a insegurança é base de toda a dificuldade.


Você se referiu a uma frustração passada, que provavelmente alimentou toda essa insegurança. Talvez seja importante refletir sobre essa experiência e tentar vê-la com um novo olhar. Você aparentemente entendeu a frustração que teve como um sinal de que não é uma mulher interessante, de que ninguém a quererá. Não é bem assim. Frustrações nos relacionamentos são coisas que acontecem, já que se relacionar é correr esse risco. Tente não valorizar tanto a experiência do passado e procure tirar lições dela. Já que não é possível mudar o passado, pode-se ao menos aprender com ele. Tenha mais confiança em você mesma e acredite na sua capacidade de se relacionar. Não é porque não deu certo uma vez (ou algumas vezes!) que não dará certo nunca, certo?

Abraços, Mariana (Psicóloga)
Perguntas pelo e-mail: blogdomelk@hotmail.com

Nenhum comentário: