Com disciplina, é possível ter uma boa poupança para a aposentadoria. E o sonho de ter R$ 1 milhão pode não estar tão distante assim. O professor de finanças Eduardo Coutinho e o diretor acadêmico de economia Paulo Pacheco, ambos do Ibmec em Belo Horizonte, montaram uma planilha que ajuda a calcular quanto será preciso depositar na poupança por mês, e por quantos meses, para conseguir fazer o ‘pé de meia’.
Clique aqui e baixe o arquivo (a planilha foi montada em um documento de Excel, com extensão '.xls'. É preciso baixar o arquivo no seu computador.)
De acordo com Pacheco, além da poupança, para se alcançar R$ 1 milhão, é preciso mudar alguns hábitos, cortar gastos supérfluos. Se, no meio do caminho, já for possível juntar uma quantia que dê para comprar um imóvel, o investimento pode ser uma boa ideia. A renda proveniente de um aluguel, por exemplo, pode ser depositada na poupança. Segundo o especialista, o Fundo de Garantia ainda é outra possibilidade para completar esse investimento.
A planilha proposta pelos professores traz uma simulação de investimentos, considerando índices aproximados de rendimentos da poupança. É possível alterar esses valores para um índice real e ter uma noção mais exata do resultado.
Os professores alertam que, a longo prazo, mudanças na economia podem influenciar nos cálculos, e mudar o resultado encontrado na projeção. É importante sempre rever esses valores para manter a poupança atualizada.
G1 - MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário