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domingo, 25 de julho de 2010

Massa assume responsabilidade, protege a Ferrari, mas FIA pune equipe

Felipe Massa saiu em defesa da Ferrari e assumiu toda a responsabilidade pela ultrapassagem sofrida para Fernando Alonso que custou a vitória no GP de Hockenheim (Alemanha) justamente depois de um recado que recebeu do engenheiro via rádio na 49ª volta.

Mesmo assim, porém, os comissários da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na Alemanha puniram a escuderia italiana pelo fato ocorrido no GP da Alemanha. A Ferrari foi multada em US$ 100 mil (cerca de R$ 180 mil) e o caso ainda vai ser julgado pelo Conselho Mundial da entidade, o que significa que a equipe ainda pode perder pontos no campeonato -- isto porque somente o Conselho é que pode tirar pontos (os comissários não têm este poder).

Depois de não querer comentar o assunto na entrevista coletiva após a prova na Alemanha vencida pelo espanhol, o piloto brasileiro da Ferrari assumiu, ao menos em discurso, que desacelerou para que o companheiro o ultrapassasse e vencesse a prova. 

Coincidentemente, Massa perdeu a posição justamente logo após o engenheiro de corrida de Massa, Rob Smedley, dizer via rádio: 

"Fernando está mais rápido que você. Por favor, confirme que entendeu a mensagem".

"Foi um resultado justo para a equipe. Tomei a decisão de deixar o Fernando passar porque era o melhor pelo time. Se não tivesse sido uma decisão minha ele não passaria", afirmou Massa.

"Já provei o quão profissional eu sou, sei que o país acredita em mim, mas sabe que eu não estou num situação boa no campeonato", completou ele, que ocupa a oitava posição no campeonato com 85 pontos. Alonso é o quinto, agora com 123. O líder é Lewis Hamilton, da McLaren, com 157 pontos.

Já Alonso disse que não soube o que aconteceu.

"Não sei o que ocorreu, vi que tinha mais espaço e acelerei. Somente havia oportunidade na curva", disse. "Foi um bom fim de semana e melhoramos muito o carro", completou o espanhol.

Martin Meissner/AP
Massa olha para Alonso
Massa olha para Alonso
Massa e Alonso, assim como o diretor da Ferrari, Stefano Domenicali, foram convocados pela FIA para explicarem a manobra depois da prova e após ouvir as partes interessadas estabeleceu a multa de US$ 100 mil e mais o julgamento no Conselho Mundial da entidade em data a ser agendada.

A FIA disse que a Ferrari quebrou o artigo 39.1 do Regulamento Esportivo de 2010 e artigo 151 c do Código Esportivo Internacional.

O QUE DIZ O REGULAMENTO
Segundo o artigo 39 da lei que rege a F-1, a prova deve ser decidida dentro dos fatores desportivos, sem interferência de força maior.

"Ordens de equipe que interferem no resultado da corrida são proibidas", diz o texto do regulamento, o qual não prevê uma possível punição, que, numa suposta comprovação de penalidade, ficaria a cargo da FIA.

A CORRIDA
Massa conseguiu grande largada na prova. Terceiro no grid, ele se aproveitou de uma briga por posições entre Alonso (segundo) e o alemão Sebastian Vettel (pole), da Red Bull, e assumiu a ponta.

Bem na prova, o brasileiro segurou a posição por 49 voltas, com seu colega de equipe em segundo, tentando se aproximar até que veio a mensagem pelo rádio.

Massa, em seguida, diminuiu o ritmo e abriu espaço. Alonso ultrapassou e conduziu o carro até a bandeirada final, com o brasileiro sustentando a segunda posição, à frente de Vettel, que ficou em terceiro.

Ao final, visivelmente constrangidos, Massa e Alonso se cumprimentaram de forma discreta. Na entrevista coletiva oficial, quando perguntado sobre o assunto, o brasileiro foi sucinto: "não preciso dizer nada sobre isso".

A McLaren ficou com a quarta e a quinta posição na corrida, com Lewis Hamilton (ainda líder do Mundial) e Jenson Button, respectivamente.

Mark Webber, da Red Bull, foi sexto; Robert Kubica (Renault) sétimo; Nico Rosberg (Mercedes), oitavo; Michael Schumacher (Mercedes), nono e Vitaly Petrov (Renault), décimo, fecharam a lista dos pilotos que pontuaram.

Após bom rendimento nos treinos, a Williams teve desempenho discreto na corrida, e Rubens Barrichello cruzou a linha de chegada em 12º.

Bruno Senna, da Hispania foi o último entre os que completaram, terminando em 19º, enquanto Lucas di Grassi, da Virgin, abandonou com problemas mecânicos a 17 voltas do fim.

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